sábado, 19 de dezembro de 2015

A solidariedade leva esperança e alegria aos necessitados. Fazer acordar a criança que está dentro de nós A HOMENAGEM DE DESPEDIDA AO SEMINARISTA SEVERINO MORAIS em Chapadinha


“Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria no seu ventre”(Lc. 1, 41)

Nesta quarta feira de madrugada o seminarista teólogo Severino Morais nos deixou e fez sua viagem de volta para Minas Gerais (Contagem), passando antes pelo Rio Grande do Norte junto de seus familiares. Na 2ªfeira à noite a Comunidade fez uma homenagem emocionante de despedida de até logo, pedindo-lhe que fosse uma vagem de ida e voltaNestes quase seis meses que esteve conosco nesta paróquia de Chapadinha, o Morais fez despertar em nós a alegria da criança que está dentro de todos nós, como Maria fez pular de alegria o João Batista no ventre de sua mãe.

Às vezes esta criança está encoberta com tristezas várias como sentimentos de culpa, ou formas de educação mais rígidas e radicais. Você sabe que tem culpa, que é uma coisa, e outra coisa é o sentimento de culpa, quando não  há culpa nenhuma, mas só sentimento ou pensamento.

Por exemplo: a criança quebrou um copo, não há culpa nenhuma, porém a  mãe  lhe disse que fez um grande pecado. Quando a criança  quebrar outro copo vai pensar que fez outro grande pecado. Vale dizer, a mãe botou na cabeça da criança um sentimento de culpa, onde não havia nem sombra de culpa. Ela vai ficar até com medo de pegar outro copo sempre com medo de quebrar. Pode ficar até doente para toda a vida.

Tratando-se de pecado mortal, às vezes você foi surpreendido por um acontecimento, por um estresse, uma angústia, e isso tira a responsabilidade total ou parcial de sua culpa. Mas só porque você ouviu que tal coisa é pecado mortal, ficou cheio de angústia, com o sentimento de culpa, embora que não tenha havido culpa.

É por isso  que diante do juiz aparece o advogado dizendo que é réu primário, que não estava num bom momento, ou que não pensou bem no caso. E o juiz libera da culpa. Isto nas leis humanas. E na confissão o padre também é um advogado para ajudar a ver os atenuantes e ajudar a ver onde tem culpa, e onde não tem. Vale dizer: a consciência é o juiz, mas o padre pode ser o advogado.

É por isso que a criança que está dentro de nós tem que pular de alegria diante da saudação de Maria, diante do perdão de Deus e com a mediação do sacerdote por exemplo na hora da confissão. “A criança pulou de alegria no seu ventre” (Lc. 1, 41).

A alegria tem manifestações próprias como a dança, e tantos outros movimentos. Tempos houve em que alguns santos, como S.João Crisóstomo e Santo Ambrósio disseram que a dança era coisa do demônio, mas isso é coisa com validade de prazo vencida, pois na dança se louva a Deus com a expressão máxima das qualidades humanas. Já Platão dizia que " foram precisamente os deuses que nos foram oferecidos como companheiros de dança, que nos presentearam o ritmo e a harmonia como expressões de prazer" (Leis, livro II, 654,a).  E aqui a antiga cultura grega harmoniza-se com a bíblica em que o salmista louva o Senhor "com pandeiros e danças" (Sl. 150,4) e onde Davi "dançava com todas as suas forças diante do Senhor" (2 Sm 6, 14). E é onde se faz mais despertar a criança que está dentro de nós.

A presença do seminarista Severino Morais fez todas as crianças de Chapadinha exultar e pular de alegria


A HOMENAGEM DE DESPEDIDA AO SEMINARISTA MORAIS
Foi emocionante a festa que a Paróquia de Chapadinha fez para agradecer a presença do seminarista Morais durante os seis meses nesta paróquia.
A senhora Lívia foi a escolhida para  fazer um acróstico do nome MORAIS, expresso num BANER com as melhores fotos: Missionário, sOlidário iRmão Alegre, amIgo de fé, diScípulo. Parabéns à comunidade NªSª da Conceição de Terras Duras



Prof. Evaldo se manifestou agradecendo o reforço em técnica vocal, postura e dicção que deu ao CORAL NªSª DAS DORES.
Sr. Manoel Barreto fez algumas canções em homenagem ao cantor que ele é, e cantou junto com ele.
A senhora Gnu, a secretária paroquial destacou o trabalho e o jeito do Morais em assistir várias comunidades preparando-as para a Grande Semana Missionária, e o bom acompanhamento  que deu ao pároco durante o acidente de moto, e na assistência à Casa paroquial, e em todos os eventos a nível paroquial e diocesano.
O Sr.Washington destacou sua presença e atuação nos encontros da PASTORAL FAMILIAR, muito valiosa e oportuna.
Sr. Humberto da Santa Luzia destacou a assistência na comunidade de S.Luzia na novena e outros eventos
Senhora Ana Lúcia o agradeceu pelo trato amigo com todas as pessoas, e o bom acolhimento e seu sorriso que espalhava alegria.
Senhora Celeste e senhora Jesus Veras lhe recordaram sua amizade e alegria com que passou seis meses conosco, e até lhe deram a homenagem de um conjunto organizado para a ocasião” O escolacho”, seguindo-se a oferta dos presentes
O seminarista Jhon Lucas se mostrou impressionado com a amizade da comunidade que o Morais conquistou nesta passagem por Chapadinha.
O pároco agradeceu ao Morais por ter aceitado este convite para passar este tempo em CHAPADINHA, seu valioso contributo e assistência à casa paroquia e às comunidades, neste período de tantos eventos que se deram na Paróquia, como: BOTE FÉ, ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, O FESTEJO DA PADROEIRA, CORPUS CRISTI, SHOWS DO RINCÃO, E AS SANTAS MISSÕES POPULARES.

Por tudo isso, muito obrigado Severino Morais. Você foi uma presença providencial e um despertador da alegria de Chapadinha, que estava abalada com a falta do saudoso vigário PADRE NEVES. E até porque seu jeito é todo semelhante ao jeito do Padre Neves. Em sua atuação fazia reviver o jeito , a recordação e a memória do Padre Neves. Foi assim que todos se expressaram nas homenagens de despedida. Por isso que lhe dizemos: Muito obrigado, e volte logo.

  
NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Nesta 4ªfeira viajou para o Rio Grande do Norte, via Teresina o seminarista Severino Morais. Fez uma boa viagem. Veja a matéria deste Jornal a respeito.

2)- Nesta 6ªfeira, 18, foi o encerramento do festejo de NªSª do BOM PARTO, No Bairro da TIGELA. Muita participação.

3)- Está decorrendo o festejo da SAGRADA FAMÍLIA, no BAIRRO NOVO. Hoje é a 3ª noite. O encerramento será no próximo domingo, 27, com santa Missa às 09.00h e procissão às 16.00h

4)- Neste sábado, 26, tem o ENCONTRÃO DA Pastoral FAMILIAR. Local, no CBNET.

5)- Amanhã, 21, e 22, Encontros para a COMUNHÃO SOLENE, ÀS 18.00. NA Matriz. Confissão, 23 e 24

6)- PROFISSÃO DE FÉ: Encontros dia 28 e 29, nos mesmos horários. Confissão, dia 30 e 31.

7)- MISSA DO GALO, dia 24, às 10.00h da noite, a cargo do CORAL N.ªSª DAS DORES.

8)- Missa da passagem do ano:dia 31, às 10.00h da noite, e CONCERTO DE NATAL com o CORAL NªSª DAS DORES.

9)- Missas no dia DE NATAL, só na MATRIZ, às 08.00h, 10.00h e 20.00h

10)- Por esquecimento, damos agora o resultado do SHOW E BINGO beneficente  no RINCÃO, 21 de Novembro homenagem ao Padre Neves: Bingo: 15.800; Lanchonete: 1.885,00 SOMA=17.585,00   DESPESAS: Som- 1.000,00; Gratificação P.Antônio de Pádua=500,00. RESULTADO FINAL = 16.185,00





Nenhum comentário: