domingo, 14 de fevereiro de 2016

Do compromisso com o bem comum é que depende a salvação individual - CF.ecumênica 2016

        OS PRIMEIROS FRUTOS 
Uma ocasião eu andava no interior e tomei um almoço na casa de uma família. Que cuidados aquela refeição manifestava. Que requinte e carinho.

Era na época em que não tinha estradas em Chapadinha, e das únicas poucas motocicletas que rodavam pelo interior era a do vigário da paróquia. Após o almoço peguei a mota para continuar a viagem. Um quilômetro à frente, pneu furado e tive que voltar para pedir um  socorro. Encontrei os filhos almoçando após a despedida do padre. Muito me admirei porque os primeiros frutos aquela família caprichou em dar para o padre, e era bem mais simples o almoço que agora estavam tomando.

Parecido também com aquela história em que os filhos pensavam que a  mãe não gostava da carne da galinha, só as patas e pouco mais. Os filhos cresceram, o marido faltou, e um dos filhos: “mamãe, eu pensava que a senhora não gostava do peito da galinha, era só das patas”. “Não meu filho, eu deixava pra vocês quando eram pequenos”.


Na história do povo judeu conta-se um episódio semelhante no livro do deuteronômio. É uma oração e uma celebração  em que o povo assume a sua condição de exilados no Egito, sofredores, e aí escaparam com fé em Deus. Agradecem. E depois levam os primeiros frutos da terra ao templo, dizendo: Ofereço os primeiros frutos da terra que tu me deste, Senhor, e me prostro em adoração.” (Dt. 26, 10).

Esta lição nos é dada por Jesus quando no episódio que costumamos chamar “das tentações” recusou ficar com os primeiros frutos para ele, mas entregava para nós, seus irmãos, filhos da humanidade. 

Recusou servir-se da riqueza, recusou servir-se do poder para dominar, e da ganância, e recusou o prestígio. Estas atitudes que Jesus praticou e escolheu durante toda a vida, o evangelista São Mateus coloca no capítulo 04, como que num resumo. Ele nunca quis ficar com os primeiros frutos, quis partilhá-los.

Assim copiaram  os primeiros cristãos, como reza aquele hino:” Os cristãos tinham tudo em comum, Dividiam seus bens com alegria; Deus espera que os dons de cada um se repartam com amor no dia a dia. Deus criou este mundo para todos, quem tem mais é chamado a repartir com os outros o pão, a instrução, e o progresso, fazer o irmão sorrir.”(Cf. Atos. 2, 44).

Assim faz a irmã e mãe Natureza que sempre nos dá os primeiros frutos. Sempre nos alimenta e nos dá a vida, a água e a saúde.

Somos convidados nesta Campanha da Fraternidade 2016 a agradecê-la, e não retribuir com os últimos frutos do desprezo, da depredação que a adoece e mata, e dos lixos que a sufocam.

Esta é uma campanha da fraternidade ecumênica, porque ela é nossa casa comum. Desta campanha 2016 fazem parte sete Igrejas.

Até porque “do compromisso com o bem comum é que depende a salvação individual” (Texto básico).

Seria muito bom se hoje fossem vencidas as grandes tentações que dominam nossos ambientes: a busca e concentração de poder que deveria ser democratizado e usado para servir; a concentração da riqueza que devia ser partilhada para que todos tenham condição de  vida digna.

      NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA
1)- Hoje tem reunião do CPP, logo mais às 15.00h no CBNET. Iremos fazer avaliação da GSM (Grande Semana Missionária), e tem mais novidades pela frente).
2)- Hoje tem adoração ao Santíssimo, em vez do domingo passado Veja o horário de sua participação e do seu movimento ou pastoral.

3)- A equipe da  VIA-SACRA  da 6ªFeira da Paixão está precisando mais de 40 pessoas para compor o elenco para a VIA SACRA 2016. Inscreva-se no Secretariado com dona Gnu, ou com Nando e Odilene Bastos. Reunião quinta feira às 19.30h. Local: No Centro Paroquial

4)- Amanhã, dia 15, tem assembleia geral  do CORAL NOSSA SENHORA DAS DORES. Terá a apresentação dos  Estatutos. Horário às 18.30. Local: CBNET.

5)- Dia 16 tem uma reunião da diocese sobre Os sacramentos.  A reflexão e conclusões irão ter influência sobre pais e padrinhos no que concerne às orientações sobre o batismo. Depois disso convocaremos as Equipes de preparação do batismo para transmitir os resultados. 

6)- Dia 12 teve reunião na diocese sobre Liturgia. De nossa paróquia de Nª Sª das Dores de Chapadinha foram duas pessoas participantes. E foram também das pessoas da futura paróquia do Cristo Redentor do Areal. (Atenção: quando for oficializada, não será mais paróquia de Cristo Redentor do Areal, mas  Paróquia de Cristo Redentor de Chapadinha).

7)- No 05  de Março terá uma reunião na diocese  com os Conselhos econômicos das paróquias. O conselho econômico da paróquia de NªSª das Dores está em fase de formação e irá assumir após a finalização da construção do CEPAM (Centro de evangelização Padre \Neves), que estamos prevendo que seja no aniversário de ano do falecimento do Padre Neves em Abril (datas: 19 e inauguração em 24, domingo, com um programa que irá sendo preparado).

8)- A PJ (Pastoral da Juventude) de Chapadinha comunica que irá fazer a assembleia geral da PJ. É com a finalidade de preparar a assembleia geral da diocese .

  9)- Foi muito participada a XX.ma edição Da Arca da Aliança do Retiro de Carnaval no Caic. Foram quase 400 participantes desse maravilhoso retiro. Neste ano teve uma novidade que foi a Arquinha da Aliança. Cerca de 50 arquinhas mirins participaram durante os quatro dias com joguinhos, diversões e catequese

10)- Procure na Secretaria da Matriz os livros da Campanha da Fraternidade da Quaresma. E tenha uma santa quaresma  e bons encontros de preparação.
11)- Neste sábado teve  reunião da Coordenação  da CATEQUESE  de todos os Bairros, às 16.00h. No Centro as matrículas e rematrículas irão começar no próximo sábado dia 20, no CBNET. Horário: de manhã e á tarde,  e também nos Bairros
12)- Neste sábado e domingo tivemos a presença do bispo diocesano dom José Valdeci  conosco em Chapadinha. Celebrou com a comunidade de Santo Expedito, sábado à noite, e no domingo na comunidade de S.Pedro do Campo Velho e  na matriz. Obrigado pela sua presença. Domingo que vem voltará para falar com o Conselho Paroquial




Nenhum comentário: