domingo, 7 de fevereiro de 2016

Quaresma - Campanha da Fraternidade 2016 ecumênica e as SANTAS MISSÕES POPULARES


Nesta 4ª feira, dia 9, começa o período da quaresma. E temos uma tarefa a realizar que é a CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Em 2016 o tema é: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”. O  lema será: “Quero ver o direito brotar como fonte, e correr a justiça qual rio que não seca” (Amós, 5, 24). 

Uma das novidades da CF desse ano é a parceria com a MISEREOR da Alemanha, e aqui no Brasil são as seguintes Igreja: Igreja Católica apostólica romana (ICAR), Igreja evangélica de confissão luterana no Brasil (IECLB), Igreja episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA), Centro Ecumênico de Serviços de Evangelização e Educação (Cesesp), e Visão Mundial Aliança de Batistas no Brasil (VMABB).

objetivo principal será chamar a atenção para a questão do saneamento básico, e sua importância para garantir nossa saúde e qualidade de vida. Damos aqui o RESUMO do Texto básico:

O abastecimento de potável, esgoto sanitário e limpeza urbana são medidas necessárias. Por isso a “justiça ambiental” começa fazendo parte integrante da “justiça social”. Estudos estimam que morre uma criança a cada 3 minutos por não ter acesso a água potável por falta de rede de esgoto e por falta de higiene.  Mais de 100 milhões de pessoas no país ainda não possuem coleta de esgoto.

O objetivo principal será chamar a atenção para a questão do saneamento básico, e sua importância para garantir nossa saúde e qualidade de vida. Damos aqui o RESUMO do Texto básico:

O abastecimento de água potável, esgoto sanitário e limpeza urbana são medidas necessárias. Por isso a “justiça ambiental” começa fazendo parte integrante da “justiça social”. Estudos estimam que morre uma criança a cada 3 minutos por não ter acesso a água potável por falta de rede de esgoto e por falta de higiene.  Mais de 100 milhões de pessoas no país ainda não possuem coleta de esgoto.

As habitações rurais são as mais carentes de banheiros ou fossas. Apenas 5,2% possui coleta de esgoto, e 28% fossa séptica, o que revela a falta de dignidade com as áreas rurais. (Julgar):

O bem comum desejado por Deus é o grande objetivo das Sagradas Escrituras. Da aceitação do projeto do reino de Deus e portanto o compromisso com a construção do bem comum é que depende a salvação individual. Quando falamos do bem comum não é só no relacionamento dos seres humanos um com o outro, mas também de nós com a natureza. 

A escolha do texto do profeta Amós no texto acima é porque ele fundamenta sua pregação  chamando a atenção para um progresso econômico que não se traduzia  na igualdade e justiça para todos. Ainda mais  denuncia o culto vazio, repleto de louvores e oferendas a Deus, mas não levava as pessoas a praticarem a justiça(n.25). 

O que Deus quer de nós é que sejamos os jardineiros que cuidam da natureza com carinho junto com o cuidado uns para com os outros, como quem cuida de plantas. 

Agir; Esta Campanha da Fraternidade Ecumênica deve nos motivar a ir ao encontro de todas as pessoas: católicos, evangélicos, espíritas e outras religiões até mesmo não crentes para que juntos possamos encontrar ações comuns que favoreçam o cuidado com a nossa CASA COMUM.  Na casa da gente a água é usada com economia? Eu cuido de não largar lixo de qualquer maneira?

As SANTAS MISSÕES POPULARES que foram uma força tarefa  em nossa paróquia e em nossa diocese nos incentivaram para isso, porque cuidaram de nossa fraternidade e salvação. Fraternidade nossa e com a natureza.
 Porque“do compromisso  com a construção  do bem comum é que depende a salvação individual.

ENCERRAMENTO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES


Domingo passado, 31 de Janeiro assistimos ao encerramento das SANTAS MISSÕES POPULARES na Paróquia de NªSª das Dores de Chapadinha. 

Foi a XX.ma GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA realizada na diocese de Brejo, nesta força tarefa que a diocese vinha fazendo e que teve seu início em 2012, justamente com um grande Retiro missionário regional de todo Maranhão neta paróquia de Chapadinha, preparando essa força tarefa para toda a diocese em vistas ao grande trabalho que as paróquias iriam enfrentar durantes esses quatro anos. 

Graças a Deus as Santas Missões Populares foram um sucesso em todas as Paróquias. Quem veio na ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS meses atrás, 18 de outubro 2016, ficou com vontade de mais, e espalhou a notícia e a beleza que foi a ROMARIA. E quiseram repetir a visita, e os que ouviram, ficaram com vontade de vir na  Grande Caminhada Missionária de Chapadinha.

Por tudo isso damos graças a Deus, e parabenizamos a cidade e a paróquia por tanto empenho. Em outras oportunidades já tive ocasião de parabenizar os movimentos paroquiais, setores missionários, colegiados das comunidades e capelas dos Bairros, Acólitos que não mediram esforços para o embelezamento e enfeites nas ruas e nos postes com toda a segurança, o COMIPA, os serviços de cozinha para o atendimento às quase 30.000 que vieram na grande caminhada missionária.

Aqui queremos agradecer as autoridades municipais, as Secretarias municipais, o Sindicato dos Trabalhadores rurais, o 16º BPM, Guarda Municipal, o DMT e Agentes de Trânsito pelo ótimo trabalho realizado. Obrigado
              

                                   NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA


1)- Nesta 4ªFeira, dia 10 inicia a Quaresma com a 4ªFª de Cinzas. 17.30h– Missa de Cinzas na Matriz, para que os dirigentes das Comunidades possam levar para as Capelas dos Bairros. 20.00h—2ª Missa de Cinzas também na Matriz. Dia de jejum e abstinência, porém nosso jejum deverá ser não estragar a natureza e se abster de aumentar lixo nas ruas e nos ambientes.

2)- Encerrou domingo passado com a Grande Caminhada Missionária a GSM (grande semana missionária). A Paróquia está de parabéns por tão belas realizações, com o empenho e a doação de todos. Obrigado também aos amigos blogueiros que acompanharam e deram publicidade. Como já falei atrás os Agentes de trânsito foram muito importantes para o evento.
Igreja de NªSª de Lurdes (Recanto dos pássaros)
3)- No dia 11, 4ª Feira encerra o festejo de NªSª de Lurdes, no Recanto dos Pássaros, com a santa Missa às 9.00 da manhã, e procissão à tarde encerrando com show de prêmios.
4) Está decorrendo o retiro de carnaval XX.ma Arca da Aliança no CAIC.
5)- Dia 12 tem reunião na diocese sobre Liturgia, com duas pessoas de cada Paróquia

6)- Dia 04 teve  reunião do Comidi na diocese para avaliação da GSM de Chapadinha e a caminhada das SANTAS MISSÕES POPULARES







Nenhum comentário: