domingo, 21 de fevereiro de 2016

Acreditar é empenhar a palavra e a vida por Jesus e pela sua mensagem


Em certa ocasião, Jesus levou três discípulos para rezar. Aquela oração deve ter causado tanta impressão e eles se sentiram noutro mundo, assim como quando a gente participa de um retiro  ou de um  seminário de vida no Espírito.

Até que o próprio Pedro se deixou levar pela maior emoção e caiu  em êxtase. Depois de acordar do sono, “ Pedro não sabia o que dizia”. Mas estava ainda tão fora de si que queria congelar esse momento e eternizá-lo.

É assim como acontece num tal de retiro ou seminário de dons, ou algum congresso; os participantes querem congelar esses momentos e eternizá-los. Porém a gente esquece que ao fixar o olhar na montanha, esquecemos da missão que devemos realizar na cidade. 

É preciso descer do salto alto das consolações e experiências espirituais dos retiros  para enfrentar os conflitos de casa, do colégio, do balcão de cada dia.

Notemos que é sempre Pedro que tenta desviar Jesus de sua missão. Como em outras ocasiões, aqui também queria oferecer para Jesus um caminho mais fácil, e, quem sabe, tirar Jesus de apuros. Estava observando que Jesus optava sempre por caminhos perigosos e de oposição aos líderes, o que podia por em risco a sua vida, quem sabe, levá-lo a uma morte na cruz como já tinha acontecido a tantos outros.

No entanto, São Lucas, na catequese deste evangelho da transfiguração coloca claro que é preciso ouvir e seguir Jesus e seus riscos:” Esse é o meu filho escolhido, ouçam-no”(Lc. 9, 37).
Nossas preferências por um evangelho que nos desconecta da vida e nos faz perder as possibilidades dos riscos de evangelizar são aqui questionadas.

Para São Paulo, acreditar é empenhar a palavra e a vida. Quando resolveu seguir e aceitar esse Jesus arriscado, foi amadurecendo  no dia a dia. E se as dificuldades vinham, ele dizia: “ para mim, o viver é Cristo, e morrer é lucro”(Fil.1,21). Porém Pedro sempre é mostrado nos evangelhos como o mais impossível de se adequar com Jesus.

Para Paulo, Jesus é o modelo mais bem acabado que possa existir e em quem vale a pena investir. Por isso podia dizer: “sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo” (Fil. 3,19).

VOCÊ SABIA?.... Que o autor da teoria do “Big Bang” é um sacerdote católico?


George Lemaître, padre católico, astrônmocosmólogo e físico belga, propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do Universo do Big Bang, que ele chamava de "hipótese do átomo primordial", ou também conhecido como "ovo cósmico", que posteriormente foi desenvolvida por George Gamow.


Em 1927, independentemente dos trabalhos de Alexander Friedmann, Georges Lemaître afirma que o universo está em expansão, mais tarde confirmado por Edwin Hubble. Foi o primeiro a formular a lei de proporcionalidade entre distância e velocidade de afastamento das galáxias. e será descoberta empiricamente por Hubble alguns anos mais tarde. Nela, Lemaître propõe uma evolução a partir de um «átomo primitivo».

A hipótese de Lemaître estipula que todo o universo (não somente a matéria, mas também o próprio espaço) estava comprimido num único átomo chamado de "átomo primordial" ou "ovo cósmico". O estudioso afirmava que a matéria comprimida naquele átomo se fragmentou numa quantidade descomunal de pedaços e cada um acabou se fragmentando em outros menores sucessivamente até chegar aos átomos atuais numa gigantesca fissão nuclear. Lemaître propôs uma teoria precursora da hoje chamada Teoria do Big Bang, mais tarde desenvolvida por George Gamow.


Qual a origem da palavra “bacharel”?

Na Antiguidade o vencedor de uma competição esportiva recebia uma coroa de louro. Também associou-se às vitórias militares onde os generais vitoriosos eram coroados com o mesmo louro, e daí  passou também para os poetas vencedores de concursos de poesia – poeta laureado.  
Com a queda do Império Romano os ramos do louro perderam seu caráter de prêmio militar, mas esse significado  no campo acadêmico. A universidade, instituição de origem eclesiástica, a adotou de maneira que o graduado recebia uma coroa de louro –laurus – com folhas e bagas –baccae (bache)- , passando a ser denominado “bache laureatus” – bacharel.

      NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Hoje o CPP é convidado pelo senhor bispo para um encontro especial com a pessoa dele para assuntos que dizem respeito à reorganização da paróquia, ou redistribuição das áreas da paróquia. Sua presença é muito importante e sua opinião.

2)- A equipe da  VIA-SACRA  da 6ªFeira da Paixão está precisando mais de 40 pessoas para compor o elenco para a VIA SACRA 2016. Inscreva-se no Secretariado com dona Gnu, ou fale com Nando e Odilene Bastos. Reunião quinta feira às 19.30h. Local: No Centro Paroquial.

3)-  CATEQUESE:  As matrículas e rematrículas da Catequese serão todo sábado, no Centro paroquial (CBNET), durante todo este mês de Fevereiro.  De manhã e à tarde. Nos Bairros dependendo da programação de cada um.  
4)- Dia 24, tem uma reunião muito importante no Auditório da Prefeitura sobre Saneamento básico. Horário, às 8.00h da manhã. Suas ideias serão bem vindas.

5)- Lembre que toda sexta-feira tem Via-sacra na igreja matriz e nos  Bairros. Participe

6)-A Companhia de Artes Boa Nova com realização Paroquial completa 11 anos e ao longo deste tempo vem evoluindo e tendo grandes progressos para evangelizar o público que prestigia a apresentação. E este ano não vai ser diferente o público pode esperar que grandes surpresas virão. No entanto para que tudo isto seja realizado contamos com ajuda da população, então convidamos para você se juntar conosco, venha ser uma atriz ou um ator no maior espetáculo a céu aberto da região

.7)- Neste  sábado irão participar numa reunião na diocese de Brejo sobre Comunicação os convidados Sousa Neto, Raimundo MotoPower e Antônio Junior, falta confirmar o prof. Jânio Teles.


DIAS DE CONFISSÃO NOS BAIRROS NA QUARESMA:

Fevereiro:
dia 23 : Terras Duras, de manhã e à tarde
Dia 24:   Bairro da Cruz, 14.00h
Dia 25:  Areal, de manhã e à tarde ( a partir das 09.00h e a
                           tir das 14.30h).
Dia 26: São José, a partir das 09.00h.
Março:        
Dia 01: Aparecida, de manhã e à tarde, a partir das 9h e a
                           partir das 14.30h
Dia 02: Bairro Novo, a partir das 14.30h
Dia 03: 1ª Quinta feira  do mês, confissões na Matriz
Dia 04: Reunião do clero em São Luis
Dia 08: Novo Castelo, a partir das 09.00h
Dia 09: NªSª de Lurdes, a partir das 09.00h e Santo Antônio a
                             partir das 14.30h
Dia 10:  Santa Luzia, a partir das 14.30h
Dia  11: Boa Vista, a partir das 14.30h
Dia 16:  Corrente a partir das 09.00 e a das 14.30h
Dia  17: Missa da Bênção dos Santos Óleos na catedral de
                              Brejo.
Dia 18: Campo Velho, a partir das 09.00 e a das 14.30h
Dia 20: DOMINGO DE RAMOS em cada Comunidade
Dia 21: Tigela à 9.00h e Fátima às 14.30h
Dia 22: Santana às 9.00 e Santo Expedito às 14.30h
Dia 25: QUINTA FEIRA SANTA – MISSA  DO LAVA-PÉS
                        HORÁRIO ÀS 17.00H
DIA 25: SEXTA-FEIRA SANTA, VIA SACRA COM A COMPANHIA
        DE ARTES BOA NOVA a partir das 15.00h
                    


























Nenhum comentário: