sábado, 12 de novembro de 2016

Movimentos apocalípticos e messiânicos são comuns em alguns momentos da história dos povos




Na história do povo de Israel paulatinamente foi se desenvolvendo a seguinte convicção: o profeta é o pregador da penitência e conversão, e de obediência à lei de Deus. Quando essa convocação profética não é atendida, ameaça-se com o arrasador julgamento de Deus.

Historicamente falando, a apocalíptica era uma corrente espiritual generalizada no Oriente antigo; a judaica era apenas uma variante, sem dúvida a mais expressiva. E a partir do ano 70 a literatura apocalíptica tornou-se uma leitura muito procurada, para fortalecer a fé em Cristo em momentos cruciais.

O que é apocalíptica? Quem é o apocalíptico? Ela não se considera profeta, mas intérprete dos profetas antigos. Muitas vezes, para legitimar suas mensagem lança mão de um pseudônimo. Ele não é um pregador ou anunciador como os profetas, mas só usa a escrita. 

O conteúdo da apocalíptica caracteriza-se por constatações de infidelidades humanas sem esperança de melhoras significativas. O sofrimentos e todos os fracassos de todos os indivíduos e povos são irremediáveis, a tal ponto que levam a pensar que houve na origem da história humana uma queda no pecado qual bola de neve através da história (4 Esd, 4,30). Para nossa história humana não se pode mais esperar salvação. Só se pode esperar  uma repentina intervenção de Deus aniquilando radicalmente todo o mal humano. 

Um exemplo disso já existiu na antiga Índia, onde Shiwa, um deus da Índia destruiu o mundo corrompido, dançando sobre ele, a fim de construir por cima um novo céu e uma nova terra, ou seja uma situação nova semelhante à primeira criação do paraíso. Cita essa situação o livro de Esdras onde diz “o Altíssimo não criou uma só era, criou duas” (4 Esd, 7, 5).

É daí que vem a atitude da metanóia. A expectativa do fim de uma era e a espera de uma nova situação vêm juntas. Da Apocalíptica nasceu assim uma teologia ao seu jeito. Assim, por exemplo, nos últimos tempos a opressão será cada vez maior, ao invés de chegar efetivamente esse reino definitivo. 

E a fundação do Reino de Deus será precedida de um tempo de medos crescentes, como os pais se levantando contra filhos, irmãos contra irmãos, mulheres grávidas sofrerão mais, etc. E o cosmo todo entrando nesse ritmo de abalo.

Surgiram também séries de números interpretativos, tirados inicialmente da antiga astrologia, como 12, sete, as 04 estações com suas chaves, 3 anos e meio a metade de sete, 12x7 igual a 84. Os últimos ais durarão, para Daniel, apenas três anos e meio, i.é, um tempo breve. (Dn7, 15).

Estamos vendo que semelhantes esperanças messiânicas apocalípticas não são um fenômeno isolado. Sociólogos das religiões voltaram sua atenção para esses fenômenos que periodicamente aparecem em todos os povos. 

Tais estudos mostram que em situações extremas de mal-estar social e político o surgimento de movimentos messiânicos radicais têm aparecido. Nesses movimentos messiânicos tem se descoberto um “padrão-basico” quase invariável, que eles chama o padrão messiânico. 

Esse padrão é resultado de situações sócio-políticas de impotência e perda de identidade, de ordem econômica. Esses movimentos sonham com algum mundo futuro radicalmente novo.

Surge então um desejo ardente e uma fantasia de imagens utópicas de uma vida de prosperidade e abundância, tanto espiritual como econômica. 

Além disso, semelhantes movimentos muitas vezes têm a figura de só mediador que cristaliza nele mesmo tudo o que o povo espera, e entra em cena como salvador, de quem se espera uma transformação total de grande prosperidade.

Não são alheios a este cenário movimentos que têm à frente figuras como Edir Macedo ou Valdemiro Santiago que concentram suas seitas na prosperidade e se propõem como modelos: Eu não prosperei? E você não pode?



NOTICIÁRIO



1)- A Paróquia de CRISTO REI está celebrando por primeira vez o primeiro festejo do Padroeiro. O Encerramento será no domingo, dia 20, dia de Cristo Rei. Também é o encerramento do ANO DA MISERICÓRDIA. Hoje é o 3º dia da Novena, com o Tema “Jesus Cristo e o seguimento” (Mt. 20, 29-34). Responsabilidade: Comunidade NªSª de Fátima e Sagrada Família e Pastoral Catequética. Participação: Comunidade de S.to Antônio, Grupo Boa Semente. Haverá Leilão.
Convidamos toda Paróquia de NªSª das Dores a participar no festejo da Paróquia vizinha e colaborar nas celebrações, noites culturais e bingos. Dia 11, 6ªfeira fomos em procissão com a imagem de N.S. das Dores, no sentido de que a Mãe visitou o Filho para o início da Novena. Do mesmo jeito que no 1º dia da Novena de N.S. das Dores os de lá vieram em procissão com o Cristo, o Filho visitando a Mãe.

Lembramos que a Paróquia de Cristo Rei está com o plano da construção da Casa Paroquial, e por isso precisam de muita colaboração de todos. Horários do dia 20 - CRISTO REI: 07.00h e 10.00h santa Missa; 16.00h procissão, e após a procissão Show de Prêmios. Participe.

2)- Hoje tem formação para os coordenadores dos grupos de Jovens da Paroquia de NªSª das Dores, da cidade e do interior, a começar das 08.00h da manhã, e se prolongará até às 15.00h. Local, no CBNET.

3)- Dia 14, 2ª haverá Encontrão dos Acólitos na cidade do Brejo.

4)- Dia 14, também, às 19.30h: Reunião da equipe alargada do BOTE FÉ, COM MARIA ANUNCIAI, para 2017. Todos receberam uma carta-convite. Desde já agradeço. Sua presença é muito importante.

5)- Dia 15, terça-feira haverá uma tarde de formação e organização do Dizimo, para as duas Paróquias em conjunto, de N.S. das Dores e Cristo Rei. Início: 13.30h. Local: CBNET. Assessor: Padre Adalberto Luiz, chanceler da Cúria diocesana, e CAEP. Encerramento: 18.00h. Pedimos a presença dos CAE de todas as Comunidades e equipes de dízimo, e onde ainda não existem é para começar a se formar essas equipes.

6)- Dia 20, próximo domingo haverá o 1º Rito para os Batismos do Natal. Horário: 15.00h.

7)- Dia 18 a 20 haverá no Brejo Assembleia da Pastoral da Criança8)- 21-23: Também no Brejo reunião da orientação vocacional (ROV).

8)- Lembro de novo às comunidades para fazer os pagamentos do Jornal da celebração e LITURGIA DIÁRIA, no Secretariado.

9)- Domingo passado encerrou a Assembleia diocesana de Pastoral no Brejo. O assessor falou do tema abrangente “ A alegria do Amor” o documento do Papa Francisco sobre a FAMÍLA. No final foram apresentadas avaliações e propostas das Paróquias para o ano 2017. Teremos ocasião de voltar a este assunto quando chegarem as conclusões em nossas mãos

10)-_ O seminarista Jerry Lima recebeu as ordens de Acolitado, em próxima preparação para avançar para a ordenação sacerdotal. Parabéns.
Jerry Lima com o sr. Bispo e  com Mardônio

Assembleia pastoral diocesana

Fundações da igreja de São Francisco no Bairro da Cruz, Os pilares

Nenhum comentário: