sábado, 5 de novembro de 2016

Somos criaturas que trazemos dentro de nós uma antiga poeira estelar



Está hoje muito evidente que os bonobos estão na raiz da evolução do ser humano. Era uma raça mais sociável dos primatas que nos transmitiram a maior parte do DNA atual humano, e isso é muito importante na dimensão e inclinações sexuais que permeiam todo o agir humano. 

Contrariamente ao que ao que afirmava Aristóteles, do qual até agora a humanidade ocidental recebeu a herança ideológica da definição biológica do sexo, as descobertas modernas dizem que para os bonobos o sexo era um modo de comportamento destinado a formar a formar vínculos mais voltados para a conciliação. E isso não depende, em grande medida, das distinções do sexo. Os bonobos eram basicamente bissexuais.

Entre os primatas, eles tinham esse comportamento mais conciliador. Eles dão a certeza histórica hoje de que não podemos mais presumir que o sexo era uma função basicamente voltada para a reprodução (Diarmuid O’Murchu). Pelo contrário, significava uma enorme capacidade de melhorar a qualidade de vida, coisa que ficou diluída para a nossa cultura biologicamente orientada deixando-nos com o fardo da dor e da confusão sexual que é característica do mundo moderno pós-romano.

Uma conclusão é que as tendências bissexuais, e homo e têm uma raiz histórica e evolutiva. Nosso mal é que nos limitamos a uma mínima história de 2.000 anos atrás, enquanto que esquecemos os tempos de milhões de anos que foram formando o nosso DNA. O nosso DNA humano não depende somente e muito menos dos 2.000 anos convencionais, mas de muitos mais anos profundos.

Essas limitações do tempo prejudicam gravemente não apenas o potencial dos próprios seres humanos, como também a nossa maneira de lidar com a criação.

Continuando nesta linha histórica, constatamos que nos tornamos bem mais humildes e autênticos quando vislumbramos que fazemos parte integrante do mistério cósmico e planetário a que pertencemos. Essa é a grande narrativa que nos moldou tanto quanto nós a moldamos, formando assim o processo evolucionário dentro do qual somos chamados a colaborar.

Somos criaturas que trazemos dentro de nós uma antiga poeira estelar e a sabedoria necessária para nos apropriarmos do potencial nutritivo da luz solar com o dom cósmico que ela confere a todo organismo vivo.

Porque assim? O legume que comemos traz todas as partículas da luz solar que por sua vez é uma irradiação e uma partícula da primeira explosão que é conservada em tamanho e distância proporcional da terra para que possa fabricar nossos alimentos. Cada átomo dos nossos alimentos participa dessa irradiação solar.

Da mesma forma, não só a poeira estelar física, mas a mesma poeira estelar dos organismos vivos que nos antecederam originaram hoje as galáxias dos DNAs humanos.

Esta semana celebramos o dia de Finados, e neste domingo o Dia de Todos os Santos. Vejamos, correlato a estas duas celebrações, da morte e da vida, dentro do processo morte-vida-renascimento, que até mesmo a noção da seleção natural utiliza a suposição de que cada mudança é indispensável, e a cada mudança abrem-se novos horizontes ampliados de entrosamento.


Neste dia de Todos os Santos é nos mostrado uma visão ou pintura do paraíso por São João. Vejamos outra visão não menos relevante de fé: “Na viagem de volta para casa, contemplando os 390 mil quilômetros de espaço na direção das estrelas e do planeta de onde eu viera, vivenciei de repente o universo como sendo inteligente, amoroso e harmonioso. A minha visão do planeta foi um vislumbre da divindade” (Edgard Mitchel, astronauta)

NOTICIÁRIO
1)-No dia 31 de Outubro faleceu a irmã do Padre Neves, senhora Maria da Conceição Neves.

2)- Reunião dos Colegiados: No dia 08, 3ªfeira, às 19.30h. Reunião de formação. Tome nota

3)- Dia 20/11 = 1º Rito dos batismos do Natal. E o 2º Rito no dia 04/12, horário às 15.00h

4)- Próximo domingo dia 13, dia de formação para coordenadores dos grupos da PJ da Paróquia de N.S. das Dores, local CBNET. Horário, 08.00h até 15.00h. Da cidade e do interior.

5)- Dia 15/11 tem uma tarde de formação para os CAE (Conselhos de assuntos econômicos) das comunidades dos Bairros. Assessor com presença confirmada, P.Adalberto Luiz, chanceler da Cúria e CAEP. Horário: 13.30h até 20.00h.

6)- Chegaram às nossas mãos mais 595,00 do leilão da SEMED da festa de N.S. das Dores, muito obrigado. E também 36,70 da com. NªSª do Bom Parto para o domingo missionário mundial, e 04,10 da comunidade da Santa Ana.

7)- Na assembleia diocesana da PASTORAL FAMILIAR realizada no Brejo no passado dia 19 foi eleito como casal coordenador diocesano o casal Heliodoro e Elizângela, de Chapadinha, junto com o casal Eduardo e esposa, do Brejo. Para eles bom trabalho.

8)- A com da Sag. Família (par. de Cristo Rei) tem o seguinte recado: “Agradeemos pelas caixas de som: Lorena Michele Melo Aguiar; Jaime Amorim; José Humberto da Santa Luzia; Ildegram, Casa dos Parafusos e Construmais; Itenir; Oziel; Heigum-Beto Autopeças.

9)- Realizou-se a ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL no Brejo nos dias 03 ao 06, onde participaram cinco membros de cada Paróquia, sendo que da Paróquia de N.S. das Dores participaram a senhora Sônia e Pirrita, Domingas Araújo, Nenzin e Costinha, Ana Lúcia, Cleonice e Heliodoro, da P.Familiar. Lá foi avaliado o trabalho pastoral do ano que está terminando, e feito planejamento para o próximo ano 2017. E foi estudado o Documento do Papa Francisco " A alegria do Amor", assessorados pelo P.Clemilton reitor do Seminário de São Luís. 

10)- Peço às Comunidades dos Bairros
tanto de N.S. das Dores como de Cristo
Rei que possam pagar urgente as
assinaturas do Jornal da Celebração e
LITURGIA DIARIA. Até agora só pagou
a Comunidade S.Raimundo da Corrente.
Esta semana já paguei a 2ª prestação:
9.625,00 +9.625,00= 19.250,00

( Veja fotos da Assembleia diocesana)











Nenhum comentário: