sábado, 19 de novembro de 2016

O rei Jesus, o rei Pelé, e nós



No final da Copa de 1958, ao receber os cumprimentos do rei Gustav da Suécia, Pelé colocou a mão no ombro do rei. Os comentaristas esportivos num primeiro momento, escandalizaram-se com a quebra do protocolo pois, ninguém podia tocar o rei. Logo em seguida, concluem: “Não faz mal! Hoje ele é o rei!” A  partir de então, Pelé passou a ser chamado rei do futebol.

Com o título de rei, quantos meninos e jovens, e não só, o ei Pelé já levou a uma transformação, levando os a uma paixão pelo futebol?

Justamente, o Papa Pio XI instituiu a solenidade de Cristo Rei para incentivar os cristãos a fazer da presença de Cristo no mundo uma força de transformação.

O objetivo é trazer ao nosso mundo o reinado de Deus com os critérios de Jesus Cristo seguindo aquele refrão do P.Zezinho: "Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou”

O que implica amar como Jesus amou? Implica ter aquele coração grande onde cabem todos os seres humanos de qualquer condição e sem preconceitos. Amar e servir. Fazer-se o último no lugar dos últimos.

Implica colocar Jesus no meu lugar. Se Jesus fosse um filho (e foi), como amaria os pais e irmãos? Se Jesus namorasse como seria o trato com a namorada? Se Jesus fosse casado como seria o trato com a sua mulher? Se Jesus fosse um patrão como seria o trato com os funcionários? Se fosse um prefeito de uma cidade? Um vereador, um...um...?

E o que implica pensar como Jesus pensou? Como Jesus pensava de mim e de ti? O que pensava dele mesmo? O que pensava dos pecadores? E dos justos? O que pensava dos filhos? E das filhas? E dos pais? E dos patrões? E dos funcionários? E das crianças? E dos pobres? E dos ricos? E dos políticos?

Temos todos uma tarefa, nós que aceitamos Jesus como nosso salvador: amar como Jesus amava, pensar como Jesus pensava.

Deste jeito seremos também o rosto divino do homem e o rosto humano de Deus. Quem via Jesus via nele o rosto divino do homem. Assim, quem vir a mim e a ti deverão ver também o rosto divino do homem, gravado em mim e em ti.

Quem via Jesus via o rosto humano de Deus. Também assim deverão ver em mim e em ti o rosto humano de Deus, Deus com rosto humano.

Foi assim que Jesus disse  a um criminoso arrependido que estava morrendo ao seu lado: “Hoje estarás comigo no paraíso”. Hoje estarás comendo e bebendo em meu reino. É o último “hoje” tão presente nos lábios de Jesus. “ Hoje se cumpre esta palavra”; hoje devo me hospedar em tua casa”; “hoje a salvação entrou nesta casa”; “Hoje”, morrendo na cruz, Jesus toma posse do seu reinado. E os sofredores com o rosto sofrido igual ao de Jesus são os primeiros.

O reinado de Cristo, vale dizer, o rosto de Cristo há de chegar ao nosso mundo por meio das pequenas coisas de cada dia, escondidas, ignoradas, relegadas à humilhação do esquecimento, tal como a morte na cruz foi preparada pelas coisas pequenas de cada dia da vida de Jesus.

             NOTICIÁRIO

1)- Neste domingo, 20, dia de CRISTO REI, encerra o festejo da Paróquia de Cristo Rei, com a santa missa às 07.00h e 10.00h, e Procissão às 16.00h seguida de show de prêmios. Na matriz de N.S. das Dores só tem a missa das 10.00h e das 20.00h. Não tem a missa das 08.00h porque iremos da missa das 07.00 com caminhada saindo às 06.00h da igreja de NªSª das Dores como foi combinado no CPP. É assim também o nosso ato de encerramento do Ano da Misericórdia.

2)- Terça feira passada, 15, após  a tarde de formação sobre o Dízimo tivemos a notícia do acidente  ocorrido com o Padre Isaque da Paróquia de Água Doce de nossa diocese de Brejo. Fraturou a mão direita, e uma irmã dele fraturou a clavícula, e um dos ocupantes (Francisco da Paz) teve falecimento. Dona Gnu, secretária desta paróquia acolheu ela para banho e dormida na residência de sua mãe, vizinha ao hospital, e o sr. Pirrita, e Lindomar, Chico da Coab, Ana Lúcia e eu P.Casimiro procuramos estar sempre presentes. 

O sr. Bispo que estava numa reunião com os bispos da Amazônia adiantou a viagem de volta para cuidar também da situação. O padre foi completar os tratamentos em São Luís por conta do plano de saúde.

3)- Teve no dia 14 a reunião de formação de coordenadores dos grupos de jovens da paróquia de N.S das Dores. Como coordenadores paroquiais ficaram Washington Costa (comunidade  Santa Terezinha), e Diolanda Menezes (comunidade de São Pedro). Agradecemos aos assessores Bernardo e Manin.

4)- No dia 13 teve encontro diocesano da PJ na cidade do Brejo, e teve eleição da coordenação diocesana que ficou assim: 1º coordenador: Juninho (Chapadinha); 2º coord= Zé de Coelho Neto; 1ª sec=Dany, de Tutoia; 2ª sec= Marcos, de S.Quitéria; 1º tesoureiro= Gildemar, de Buriti; 2º tes= Ezequiel (U.Santos).

5)- Nesta 6ªfeira, 25 inicia o Jubileu dos 50 anos das CEBs de nossa diocese de Brejo, com um Seminário para fazer a memória histórica destes 50 anos de vida da Diocese. Horário: às 08.30 da manhã, encerrando no dia 26 com Caminhada e grande Celebração eucarística na Catedral com os romeiros de todas as paróquia da diocese. De cada paróquia, neste sábado seguirão para a diocese 5 ou seis ônibus para o evento, juntando-se aos participantes do Seminário. É momento especial e histórico dos avanços, lutas e vitórias destes 50 anos de vida Paróquias de toda a diocese.


Transcrevemos a CONVOCATÓRIA do nosso bispo diocesano dom Valdeci:
Diocese de Brejo (MA), 09 de novembro de 2016
Caríssimos padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas:
É com grande alegria que estamos celebrando 50 de anos das Comunidades Eclesiais de Base na nossa Diocese e em todo o Maranhão. As CEBs é esta marca profunda de comunhão, solidariedade, partilha e profetismo que nos ajuda a caminhar com um olho na Bíblia e outro na realidade. As CEBs, “Inspirando-se nos ensinamentos do Concílio, tornaram-se instrumentos da construção do reino e concretização das esperanças de nosso povo” (doc. 25 CNBB).
O Jubileu dos 50 anos das CEbs traz como Tema: CEBs 50 anos de caminhada, lutas e esperança à serviço da vida e como Lema: “Eu te louvo Pai Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos”( Lc 10,21). Com esta motivação convidamos todos e todas para este grande acontecimento em nossa Igreja.
Programação
Dia 25 a 26 de novembro. Dia 25 às 8:30 até dia 26 ao meio dia teremos a realização do nosso seminário sobre a caminhada das Ceb’s. Na parte da tarde do dia 26 será a Romaria das Ceb’s com a concentração a partir das 15:00 na Comunidade Santa Clara no Bairro Guanabara encerrando com a celebração Eucarística na Igreja Catedral.
Local: Centro de Formação Antigo Seminário- Brejo
Assessores: João Maria e Marta Bispo
Tema: CEBs 50 anos de caminhada, lutas e esperança a serviço da vida.
Contribuição: R$ 15,00 por pessoa e mais uma colaboração de alimentos não perecíveis ou em espécie.
Nº de participantes: 5 pessoa por Paróquia e Área Pastoral.
Obs: trazer Bíblia, caneta caderno, rede e cordas e muita disposição para participar do seminário.
Para Romaria de sábado a tarde convidamos todos e todas que poderem chegar a partir das 15:00 na Comunidade Guanabara.
“gente simples, fazendo coisas pequenas, em grandes lugares pouco importantes conseguem mudanças extraordinárias” (provérbio africano).
                              Com as bênçãos do Deus misericordioso
                Dom José Valdeci Santos Mendes (bispo diocesano)

As paredes da igreja de São Francisco do Bairro da Cruz estão saindo do chão. Veja fotos:










Nenhum comentário: