sábado, 11 de fevereiro de 2017

O princípio do prazer na psicologia e na logoterapia


O Prazer pelo prazer é thanatos, vazio, quimera, ilusão; como componente de um objetivo é vida e felicidade. Em condições normais, o prazer nunca é a finalidade última da atividade humana, mas, sim, um efeito colateral da consecução de uma meta.

Partimos do princípio que o ser humano tem uma orientação primeira e natural para criar e para realizar valores. O indivíduo quer realizar valores. 

Eu penso muitas vezes nas vantagens que temos hoje em dia em máquinas, objetos e utensílios que são do nosso dia a dia: a bicicleta, o ferro de engomar, a geladeira, o relógio, o computador, o celular. Eu uso, nós usamos, mas nem sabemos o cara que fez isso: agora é só eu comprar, e pronto. Quem inventou a roda, a primeira bicicleta, o seu relógio, seu tipo de celular?

Isso é a orientação primária e natural para criar valores. A pessoa e pessoas que fizeram esses trabalhos não fizeram em primeiro lugar para o prazer de realizar, mas para criar. Ficaram felizes, mas nos tornaram mais felizes a nós. 

Porém, quanto mais se faz do prazer um alvo pessoal,  mais se erra a meta. Vale dizer, quando se busca o prazer já se frustra a sua obtenção. 

Imagine que o inventor da bicicleta inventava a bicicleta e destruía logo. Daí a afirmação de cima, que “ em condições normais, o prazer nunca é a finalidade última da atividade humana, mas, sim, um efeito colateral da consecução de uma meta” (Victor Franckl).

Na verdade, quem age objetivamente apenas pelo prazer cai num precipício chamado de auto anulação em que nada constrói, e destrói o seu próprio prazer. 

Fazendo da felicidade o objetivo de motivação, ela passa a ser também o objetivo de atenção. No entanto, ao proceder  assim perde-se de vista o motivo, a razão para ser feliz; e consequentemente a felicidade, que por sua vez acaba por desaparecer.

Exemplo: o casamento, sendo a realização maior do ser humano, homem e mulher, é o objetivo maior que inclui vários leques, como empresa, trabalho, fortuna, status social, e exercício do prazer erótico. É um kit de várias realizações, mas juntas fazem o feixe da felicidade. 

No entanto, se se casa somente pelo prazer erótico, ou  status, ou para conseguir fortuna, anula-se o objetivo do casamento e vai cair numa auto anulação. A pessoa olhou a uma parte do feixe, e o feixe acaba caindo todinho.

Jesus disse um dia: “Se o teu olho é para ti ocasião de pecado, arranca e joga para longe de ti”(Mt. 5, 29), querendo dizer que eu não usei meus olhos para a finalidade abrangente que é iluminar minha vida e meu casamento, mas para me desviar do meu casamento e da família.

A mesma coisa num cargo político, onde há os caçadores de status. A pessoa não vai para o cargo para fazer bem à sociedade, mas para se promover, ganhar dinheiro, vaidade, riqueza pessoal. Tais visões de funcionamento acabam por ser auto anulativas, uma vez que alguém que demonstra e exibe seu desejo de poder será, cedo ou tarde, repudiado por parecer um caçador de status.

Assim fala até numa expressão semelhante a Carta aos Coríntios tratando de assunto semelhante a este: “Não falamos da sabedoria dos poderosos deste mundo que afinal estão votados à destruição”(1 Cor. 2,6) . Mas eles não são poderosos? É que eles só visam ao poder pelo poder, que afinal vai lhes destruir.

Em psicologia e especialmente na logoterapia o feixe do objetivo maior é definido como vontade de sentido, ou seja o esforço básico do homem na direção de encontrar e realizar sentidos e propósitos. 

Algumas conclusões, primeiro: a auto realização não constitui a busca última do ser humano; segundo, a existência humana tem uma dimensão auto transcendente. Ela vai mais além do que os seus objetivos imediatos e pessoais. Terceiro, a auto realização vai contra a auto transcendência, no sentido que ela só visa um bem pessoal e egoísta, enquanto que a auto transcendência realiza o bem geral de toda a humanidade.

Assim como a felicidade, a auto transcendência aparece como efeito, isto é, o efeito da realização de um sentido. 

Apenas quando você preenche um sentido lá fora, no mundo, é que você realizará a si mesmo.

            Noticiário

1)- Ontem  e hoje está acontecendo no Brejo a reunião da Pascom diocesana.

2)- Neste domingo terá a reunião dos coordenadores dos grupos da P J da Paróquia, em vistas a preparar a assembleia da mesma Pastoral da Juventude do dia 12/03, de hoje a  um mês. Horário de hoje, às 14.00h. 

3)-INSCRIÇÕES NA CATEQUESE: Centro, Corrente, S.Francisco  e  Santana: durante o mês de Fevereiro, todos os sábados de manhã e à tarde. No S.Antônio: Dia 20 ao 28. Em S.Teresinha: Durante todos dias da semana, à tarde. Na Tigela: sábados e domingos, de manhã e à tarde.

4) LITURGIA DIÁRIA: Ainda tem no Secretariado. Vá antes que esgote o estoque. Pra quem não fez o pagamento da mesma Liturgia Diária e do Jornal da Celebração pedimos que não atrasem. Obrigado.

5)- CRISMA  dos crismandos que terminaram o curso de Crisma neste ano: - Dia 19/03. Horário:  Na missa das 10.00h

6)- Retiro para os crismandos: Dia 18/03.  Horário: A começar das 08.00h da manhã, no Rincão. No dia 17, as confissões.

7)- Reunião do C P P : Dia 14, próxima 3ªfeira; horário: Às 19.00h.

8)- Nos dias 18 e 19: Formação para os coordenadores diocesanos e paroquiais de Catequese no Brejo

9) 10 a 13/03: Evento diocesano no Rincão: Encontro diocesano de Liturgia

10)- Campanha da Fraternidade  2017: Já se encontram no Secretariado as Cartilhas da CF 2017.  É hora de ir preparando  nossas comunidades e pastorais e movimentos para melhor participar

11)- GENIVAL em ANAPURUS :
A prefeita de Anapurus,
Vanderly Sousa Monteles abraçou o programa "Mesa Farta", que vai gerar renda e produzir alimentos para centenas de anapuruenses. Este programa é mantido pelo nosso amigo Genival dos Santos Oh desde há uma dúzia de anos.

12)- A igreja de S.Francisco do Bairro da Cruz tem contado com bastantes doações, como tijolos, cimento ofertas em dinheiro e até com o BRECHÓ de S.Francisco que funciona ali bem ao lado ( Veja fotos):
O BRECHÓ DE SÃO FRANCISCO














Nenhum comentário: