sábado, 4 de fevereiro de 2017

As Irmãs da Caridade de Montreal, (Irmãs de Santa Margarida d'Youville estão em festa com o jubileu das bodas de prata da Ir. Santinha Lopes e Ir. Fátima Lira


Uma vez um rapazinho voltava da escola para casa exibindo alegria. Abraçou o pai que ficou feliz também com ele. E o menino disse, papai, hoje eu estou muito feliz. Muito bem, filho. Sabe, pai, o professor falou que na minha idade os hormônios crescem mais do que a minha vontade. É por isso que eu tenho muita preguiça. Com isso fez cair o pai de gargalhadas.

Na verdade, na adolescência e juventude os hormônios crescem. É por isso que o desejo sexual e os hormônios da sexualidade, que um dia farão de você um pai ou uma mãe eles crescem mais do que a sua vontade. 

Está aí um motivo de uma preocupação grande pela castidade. Mas, como aquele menino achou desculpas para a sua preguiça e ficou feliz, você pode considerar-se também feliz igual a ele porque não  tem assim tantas culpas quando não se acha tão casto ou casta como desejaria. 

Bote um pouco mais de culpa nos hormônios e tire mais culpa de você. Fique mais tranquilo e desculpado. E libertado. E equilibrado. Sabe porquê? Você só botava as culpas em você mesmo. Agora divida com os seus hormônios.

Em 1953 os cientistas Warson e Crick, em continuidade de Friedrich Mischer  descobriram o DNA. E descobriram que no corpo humano temos 100 trilhões de células. E junto com o DNA tem os genes, que são sustentados por 6 bilhões de bases exigenadas.

Tudo isto levou já os cientistas a um conceito e a uma admiração do Deus presente no âmago do ser de todo vivente. No Novo Testamento dizemos que somos imagem e semelhança de Deus. Porém este conceito de imagem de Deus encontra-se em muitas outras tradições religiosas.


Este ser polimisterioso que somos nós, seres humanos que concentramos toda a energia cósmica num cérebro e chegou à suprema evolução na consciência, tomou depois o nome de pessoa. 

Levou muito tempo para uma definição de pessoa. Devemos a Boécio (séc. VI) a primeira definição de pessoa, partindo do grego e formando para o latim e para as nossas línguas: pessoa ou hipóstasis é o que se segura por si mesmo.

Até que Descartes (séc. XVII) , nos tempos modernos, se apoiando nele, definiu como definição moderna de pessoa ”Eu penso, logo existo”, vale dizer que a pessoa se segura essencialmente pelo pensamento, pela consciência. 

E Boécio e os teólogos aplicando inclusive esta filosofia à Trindade de Deus chegaram a afirmar que “pessoa na Trindade é os três modos do aparecer ou do agir de Deus”. Daqui em diante entramos numa contemplação do ser humano e da realidade divina que se chama Mística.

Se a pessoa é o que se segura por si mesmo, quanto mais eu me seguro por mim mesmo, mais pessoa, e mais me aproximo do ser de Deus, o consistente supremo. E quanto mais consciência, mais pessoa.  Faça crescer sua consciência, e, como diz o ditado, quem anda pela cabeça dos outros é piolho.

Resulta daí toda uma metodologia do crescimento humano e cristão. Tem governos e tem políticos que, para manter o povo na sujeição impedem o desenvolvimento da consciência, e portanto da pessoa. Não querem pessoas, mas rebanhos. 

Por isso que não promovem a educação, a instrução, mas investem no analfabetismo. É hora de investir na sua consciência e na sua pessoa, e no seu ser cristão e divino. 

Por isso diz o profeta: “Então brilhará a tua luz como a aurora e à tua frente caminhará tua justiça, e a glória do Senhor te seguirá”. (Is, 68,10).


            Noticiário


1)_ Domingo passado encerrámos o 1ºJubileu das SMP, com retiro missionário no Rincão, e caminhada antes da santa missa no domingo. Porém não encerrámos o nosso ser e o nosso DNA de ser missionários, porque o DNA do batizado é ser missionário.

2)- Ir. Márcia, das missionárias da Boa Nova veio de Moçambique para trabalhar aqui em Chapadinha. Bem vinda.
Ir. Márcia dos Santos

3)- Parabenizamos as Irmãs Fátima e Santinha, das Irmãs da Caridade, pelas bodas de prata de profissão religiosa, ontem, sábado. Muitas Irmãs vieram para o evento, inclusive a Ir, Georgette, e a Irmã Elaine, da direção geral da Congregação, e a Ir. Isabelle. A santa missa foi celebrada  pelo senhor bispo dom Valdeci bastantes sacerdotes da diocese.
Irmã Santinha (Maria dos Santos e Ir. Fátima)
4)- Nos das 11 e 12 acontecerá reunião da PASCOM diocesana na cidade de Brejo. Apelamos aos componentes da paróquia que se façam presentes.

5)- Dia 12, próximo domingo haverá reunião das coordenações dos grupos  de jovens da paróquia. Local, no CBNET. Horário, a partir das 14.00h.

6)- Dia 14, na 3ª feira:  reunião do CPP. Horário, às 19.00h, no CBNET.


BANDA ROSA DE SARON em Chapadinha, no dia 25 de Março.

Adquira já seu ingresso, e colabore com as despesas do BOTE FÉ, COM MARIA ADORAI 2017.  
O festival BOTE FÉ tem as seguintes datas: 11/12/13 de Agosto 2017. No dia 13 domingo está confirmada a presença do bispo diocesano dom Valdeci para o encerramento, e a tração do cantor Cosme, ou Tony Alyson, dependendo da arrecadação do Show.

No  dia 12 a presença confirmada das Irmãs Pequeninas de Santa Inês que vieram para Show de aniversário da firma Landry Móveis.



Nenhum comentário: