sábado, 28 de janeiro de 2017

Primeiro Jubileu das SMP em Chapadinha



Hoje a paróquia de Nossa Senhora das Dores de Chapadinha está revivendo um ano do grande acontecimento das SMP com a celebração da GSM (Grande Semana Missionária) que aconteceu há um ano atrás em 31 de janeiro de 2016.
Faz portanto um ano, escrevíamos neste jornal: “Com as visitas dos missionários as 23 mil residências de Chapadinha acontece hoje a grande Caminhada missionária”. Vou tirar alguns trechos da referida publicação porque recordar é viver, e é continuar o sonho.
“Na verdade este movimento que é uma força tarefa da diocese para despertar as paróquias para as cindo prioridades da Igreja no Brasil começou na paróquia de Xinguara,  no Pará, quando numa reunião um cristão disse: “e porque não realizamos nós mesmos as Santas Missões?” Foi desse grito inspirado pelo Espírito de Deus que nasceram as SANTAS MISSÕES POPULARES, como de uma semente divina. 

E nós recebemos aqui mais de 400 missionários, mulheres e homens, jovens moças e rapazes de  toda a diocese, e não só, mas também  das dioceses de Coroatá, Zé Doca e das arquidioceses de Parnaiba-PI, Jundiai-SP, Mogi das Cruzes-SP, Fortaleza-CE e São Luis-MA. E também os seminaristas e sacerdotes de toda a diocese nos visitando e visitando todas as residências de nosso município.

E fomos testemunhas de como foi o grandioso trabalho de planejar, organizar e executar do COMIPA (Comissão missionária paroquial), na confecção de livros, panfletos, folders, autdoors e colantes, fichas para mandar para todas as paróquias e dioceses de onde vieram os missionários. Aquele nosso secretariado paroquial virou um centro de trabalho e controle de distribuição só se parecendo com o centro de controle da NASA. Teve gente que varou noites sem dormir com a preocupação de todas as igrejas.

E ficámos de queixo caído admirando como os Setores missionários da cidade e do interior se empenharam em levar tudo a um bom resultado, seguindo o planejamento do COMIPA. Foram cafés da manhã e refeições comunitárias, celebrações, foram visitas, foram lágrimas de felicidade, abraços de irmãos, foi a paróquia se sentindo uma grande família diocesana. Foi tudo milagre, foi tudo graça.
Finalmente chegou a GSM (Grande Semana Missionária), quando os mais de 400 missionários de fora acompanhados pelos missionários locais se espalharam por toda a área de nosso município num trabalho de formiguinha  para visitar todas as famílias com a paz de Jesus Cristo e lhes dizer que somos todos irmãos. 
E como foi surpreendente a recepção calorosa de tantos irmãos e irmãs, como aquele senhor que falou assim: “como sou feliz porque você trouxe Deus para mim. Mas você já não tinha Deus com você? Mas toda a vez que eu ouço a Bíblia vem um pouco mais de Deus para mim”. Como foi bonito sentir e saborear essa fraternidade de todas as paróquias reunidas numa só aceitação e seguimento de Jesus.”
Hoje, a missão continua. A chama foi acesa e não apagou. E houve frutos: novas capelas construídas, grupos de jovens que surgiram em várias comunidades, setores missionários promovendo visitas e fazendo refeições comunitárias; e a instituição do ministério do missionário permanente de mais de 150 voluntários. Tudo sacramentado no retiro do dia 21 da semana passada, e hoje com a grande caminhada missionária deste jubileu.
Parabéns a você missionário e missionária porque é cristão católico missionário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Chapadinha.


              NOTICIÁRIO

1)- Semana passada, dia 21 teve o retiro missionário e teve a instituição do ministério missionário permanente. Foram 150 os voluntários do ministério. Parabéns. Dias 27 e 28 foram dias de preparação para o encerramento do evento que é neste domingo com a caminhada missionária para reviver a grande caminhada do ano passado com todo o povo da diocese e não só. Somos todos missionários.


2)- Formação do dízimo: Dia 03/02 tem encontro na Capela de São Pedro, às 19.00h para formação do dízimo. É para toda comunidade participar.
3)- COLEGIADOS: Têm reunião também no dia 03/02 no CBNET, às 19.00h. Da comunidade de S.Pedro tem que vir alguns e outros na formação do dízimo.
4)- Dia 04, sábado é celebração das bodas de prata (25 anos) da profissão religiosa das Irmãs da Caridade, Ir. Santinha e Ir Fátima. Santa missa às 19.30h presidida pelo bispo diocesano dom Valdeci e com a presença de vários convidados.
5)- Domingo passado fomos em visita de eucaristia na comunidade Tiúba. Surpresa que o prefeito municipal dr. Magno e o ten.cor. Glauber estavam na área e participaram também e nos prestigiaram com sua presença. Ficou agendada outra visita para o dia 19/02.
6)- Na 2.ªfeira dia 23 tivemos a reunião da Pastoral do batismo, faltaram as Comunidades de Tigela, Santana e Centro. A próxima ficou marcada para o dia 20/02. Na 2ª feira da terceira semana do mês.
7)- O CORAL NªSª das Dores canta em casamentos e missas especiais, contatos: 991.468489 e: 992059136. Obs: comunicar com um mês de antecedência, preços a contratar. Agradece o CORAL


ROSA DE SARON AO VIVO E ACÚSTICO 2/3

Estão preparados!?
O Maior Show Católico da atualidade chega pela primeira vez em Chapadinha-Maranhão!
ROSA DE SARON AO VIVO E ACÚSTICO 2/3

No dia 25 de Março, no Rincão Boa Nova, às 19h, você tem um encontro marcado com a galera do ROSA DE SARON!

Um show pra ficar na história de Chapadinha-MA e Região! Uma Mega Estrutura será montada para receber você e toda sua galera!

Banda Sky Heaven (de Chapadinha/MA)

E vai mais além, com um super show das Bandas SKY HEAVEN e EMUNAH!

Banda Emunah (de Chapadinha/MA)

A prévia mais TOP do Bote Fé Adorai!!!
Um show único em todo Maranhão! Imperdível!
Mais Informações: 
(98) 99213-6054
(98) 99135-7135
Ingressos à venda no SECRETARIADO DA IGREJA MATRIZ (Centro).
Chapadinha-MA, 23//01/2017.



Nenhum comentário: