sábado, 7 de janeiro de 2017

Uma luz no fim do túnel – As luzes da fé e as luzes dos palácios



Chegou o ano 2017. Tem uma estrela a nos guiar. O Brasil tem uma luz no fim do túnel. 

Será que continuaremos lutando contra a corrupção, ou iremos esmorecer diante do acúmulo da tantas dificuldades? Somos da opinião de um importante símbolo da comunicação : “Ou o Brasil acaba com a corrupção, ou a corrupção acaba com o Brasil”.
Tomara que essa estrela continue orientando as mentes de importantes magistrados brasileiros.

Um dia também um menino que não era lá do centro do poder, mas da periferia, como que decretou o fim das corrupções que reinavam em Jerusalém. E escolheu o caminho da não violência. As armas dele eram diferentes das armas dos romanos e dos judeus: nem o poder das armas, e nem o poder da lei.

Após as luzes do Natal, na liturgia aparece outra luz, outra estrela: a estrela da simbologia dos reis magos, significando um povo que estava cansado dos romanos e do controle dos judeus. Por isso eles sentiram-se decepcionados com Herodes, quando encontraram outra opção de vida naquele menino, e “seguiram por outro caminho”(Mt. 2,32). 

Em toda a narrativa  simbólica dos reis magos, encontra-se em resumo tudo o que Jesus vai enfrentar ao longo de sua vida: fúria e perseguição do poder político, indiferença e rejeição do poder religioso. 

No centro do túnel do poder o que predomina são as trevas: perseguição, morte, corrupção, toda espécie de falcatruas, onde tudo vale para não perder o poder. Pelo contrário, quando nos deixamos guiar pela estrela da fé encontramos Jesus e uma nova opção de vida.

Na história, ou estória dos reis magos encontramos os povos marginalizados que não pertenciam nem aos romanos e nem aos judeus. Nem a uns e nem a outros, e desprezados pelos dois poderes, e mormente  pelos judeus por serem pagãos. 

Com essa história Deus veio colocar o mundo de ponta cabeça. A salvação nem vem pelas armas e nem pelo domínio de uma religião que só se apoia na lei, mas pelo amor, e em nos reconhecermos e assumirmos como irmãos.

ANO MARIANO

O ano 2016 foi o ano da misericórdia. Este ano 2017 é o ano mariano. Em comemoração dos 300 anos da Aparecida, 1717-2017. E de quebra também 100 anos das aparições  de Fátima: 1917-2017.

A estrela que nos orientará neste ano: cultivar e progredir na devoção a Maria. Propomos que dois meses antes do Festejo da Padroeira a imagem de NªSª Aparecida possa visitar todas as comunidades da Paróquia de N.S.das Dores, portanto, a começar já em 05 de Julho até 05 de Setembro.

Por outro lado, o Tema da 5ªedição do BOTE FÉ 2017 está sendo escolhido BOTE FÉ ADORAI. E o subtema: COM MARIA ADORAI. Porquê? Porque Maria nos ensinou a adorar: “ a minha alma glorifica o Senhor” (Lc.1,46). 

Glorificar quer dizer justamente dar glórias, engrandecer, adorar. Foi o primeiro grito dela ao ser proclamada bem-aventurada por santa Isabel. Não ficou com as homenagens para ela, mas as devolveu ao Senhor, a Deus. E adorou o Senhor, o Filho que portou nove meses no seu seio antes de aparecer no mundo. Maria, a primeira adoradora.

Neste sentido estamos fazendo uma cartilha que funcionará como preparação para o BOTE FÉ e para o Festejo.

PREPARAÇÃO PARA A CRISMA

Neste ano, seguindo as prioridades elaboradas na assembleia paroquial, vamos dar prioridade ao sacramento da CRISMA. Faremos duas sessões de Crisma: uma para os catequizandos que frequentaram o curso de Crisma, que será  no mês de Março, e outra para todos casados que ainda não tiveram a oportunidade do sacramento, lá mais para o segundo semestre, no mês de Outubro.
Para isso pedimos que façam sua inscrição nas capelas dos bairros e aqui no Centro, para começar os encontros de formação. Pelo menos duas vezes no mês, bom era que fosse todas as semanas, ao cuidado das Comunidades. A mesma coisa para o interior.

PRIMEIRO JUBILEU DAS SMP

Após um ano de termos vivenciado a Grande Semana Missionária, é o momento de celebrarmos este grande jubileu com os seguintes eventos

1)- Um dia “D” no dia 14/01 com a participação dos membros de todas as equipes de cada comunidade, também missionários e missionárias sem faltar uma comunidade; 

2)- Um retiro espiritual no dia 21 e 22/01, com os missionários e missionárias das Comunidades de todas as Capelas,  e com a participação de dois missionários ou missionárias de cada Comunidade do interior. E os dias 27-28-29 serão dias de celebrações nas Capelas, cafés comunitários etc, encerrado com uma grande caminhada no domingo dia 29 último domingo de  Janeiro.(da Carta do COMIPA)

NOTICIÁRIO

1)- Hoje é dia de Profissão de Fé na nossa Paróquia, na missa das 10.00h. Parabenizamos o grupo da Profissão que hoje fazem seu compromisso consciente de fé e obras diante do Santíssimo e diante de toda a comunidade, para que possam mostrar diante do mundo sua qualidade de seguidores de Jesus Cristo. 

Por isso cada um deles vai declarar com a mão na Bíblia “eu aceito Jesus como meu Salvador e a Santa Igreja até a morte e diante de todo mundo”.

2)- Hoje também é a missa da recepção das Irmãs da Caridade no horário das 20.00h. Parabenizamos a Congregação das Irmãs da Caridade de Montreal que durante mais de vinte anos já trabalharam nesta paróquia quando era só a Paróquia de NªSª das Dores, e agora estão voltando, na pessoa da Ir.Vivi e Ir. Fátima. Parabéns.

3)- Hoje tem exposição do Santíssimo em vez do domingo passado, por conta de ser o dia de Ano Novo. Cada grupo e pastoral cuidem de seu horário.

4)-Telhado do refeitório do Rincão: Nesta semana, eu estava chegando do interior e olhei nas postagens que o telhado do refeitório do Rincão tinha desabado. Quando fui olhar vi que a estrutura cedeu, e olhei que o prejuízo ia ser de 20 mil reais. 

Já estamos providenciando e em vez da telha de cerâmica iremos fazer a cobertura com telhas de brasilite.  Foram poucas  que quebraram, o telhado caiu junto no chão, e também as madeiras não sofreram dano. 

As programações que estavam para ser feitas nestes dias seguintes poderão continuar porque nesta semana estará  tudo de pé, se Deus quiser. Na cozinha e nos móveis e até no bebedouro não teve dano nenhum. A quem contribuir com alguma ajuda para esses trabalhos desde já agradecemos.

5)- Nesta 3ª dia 10 terá a reunião do CPP, no novo horário das 19.00h. Agradecemos a todos que não esqueçam.

6)- Próximo domingo dia 15 a PJ terá um dia de formação e de lazer no Rincão, da cidade e do interior. À noite participarão na abertura da apresentação do CORAL de NªSª das Dores com a dança do Flash Mob. Fique atento porque vai ser bom.

7)- Nesse mesmo dia 15, após o Flash Mob da PJ será a apresentação do Coral de NªSª das Dores (conserto de Natal). A santa missa nesse dia será no final da apresentação, que não vai levar mais de meia hora, por conta do horário.

8)- Informamos que o CORAL NªSª das Dores canta em casamentos e missas especiais, contatos: 991.468489 e: 992059136. Obs: comunicar com um mês de antecedência, preços a contratar. Agradece o CORAL.

9)- Sábado, dia 14 será o dia “D” do jubileu das SMP. As comunidades farão visitas, cafés comunitários ao jeito das SMP para comemorar o primeiro jubileu e dar continuidade à missão. Fique atento.

10)- Nos dias 21 e 22 acontecerá o retiro missionário para o povo da cidade e do interior no Rincão, como estava programado. Seja um missionário, não deixe a chama se apagar.


11)- Dias 27-28-29 será o grande evento para encerrar as comemorações do primeiro jubileu. Haverá celebrações nos dias 27 e 28, e a grande caminhada missionária no dia 29, domingo encerrando com a celebração da santa missa. Fique atento. Não deixe a chama se apagar. Confira O COMUNICADO anterior, PRIMEIRO JUBILEU DAS SMP. 

( Veja imagens do RINCÃO BOA NOVA,  as últimas duas fotos são do trecho do telhado que caiu devido ao vendaval do 1º de Janeiro, e que já estão em fase de reconstrução).




Nenhum comentário: