domingo, 15 de janeiro de 2017

As novidades da Casa de Nazaré




Eu suponho que quando um par de jovens junta a sua vida para formar uma família, a maior preocupação surge logo: e agora: o filho chegou, como educar esta criança? Deve ter pais que levam uma bagagem de conhecimentos, mas deve ter outros com muitos receios, como marinheiros de primeira viagem. 

Augusto Cury dá algumas dicas: “educadores que querem controlar tudo na educação dos filhos acabam transmitindo o que mais detestam, a insegurança e o medo. A culpa excessiva esmaga a lucidez, e o desespero esfacela o prazer de viver, Quem não corre riscos está inapto para educar”.

Desde que recebeu o convite para conceber o menino Jesus, o mundo da jovem Maria de Nazaré virou do avesso. Ela estava só. A não ser seu futuro marido, ninguém poderia oferecer-lhe o ombro para chorar. 

Tinha que usar suas lágrimas para irrigar a serenidade e se conhecer para não entrar em desespero. A jovem mãe do menino  Jesus viveu uma vida pautada por fatos imprevisíveis. “Educar é caminhar sem ter a certeza de onde se vai chegar” (A.Cury).

Maria devia ser ótima contadora de histórias. Contava não apenas a sua história, mas a história do seu povo e dos personagens que o marcaram. O pequeno Jesus devia colocar as mãos sobre  a mesa que seu pai havia feito e ouvir prolongadamente a sua mãe. Jesus também leu o mundo e com sua mãe ia entendendo os seus problemas.

Como sábia contadora de histórias, Maria contava a historia de sua vida, e os seus conflitos. Os educadores aconselham isso. Como instruir os filhos a lidar com os seus conflitos, se nos calamos sobre os nossos? 

Treinamos para realizar tarefas, fazer provas, praticar esportes, dirigir carros, lidar com a conta no Banco, mas não para falar de nós mesmos. Essa é uma das mais graves e absurdas contradições humanas. “Somos especialistas em maquiar o que somos” (A.Cury).


Para muitos perfeccionistas vale também esta assertiva: Quem é plenamente saudável? Somos todos imperfeitos, mas sentimos a necessidade neurótica de ser perfeitos. Para Jesus somente é grande quem enxerga sua pequenez, somente é saudável quem assume sua doença. 

Mais que disciplinar, falar com segurança, colocar limites, devemos encantar nossos filhos com o filme de nossa existência” A.Cury).

Um olhar sobre a família de Nazaré nos dá outra lição. Jesus entendeu que não há quem torne os outros infelizes se primeiro não está machucado (lei da psicologia social tal como a lei da gravidade). O que leva ao seguinte esclarecimento: por trás de uma pessoa que fere há sempre uma pessoa ferida.

É por isso que Jesus se treinou para perdoar e falar sobre o perdão. O perdão será uma utopia se não compreendermos o outro na sua dimensão interior. Perdoar não é um ato coitadista, mas de elevada inteligência. 

Muitas pessoas montaram um departamento de cobrança em suas casas, são especialistas não em se amar, mas em se cobrar. E especialistas em exigir o que não podem dar.

Jesus era especialista em se doar, e mais especialista ainda em não querer dos outros a mesma resposta. Esperava ser amado, mas não esperava ansiosamente o retorno. Era o segredo do seu equilíbrio emocional.

Este é o segredo do equilíbrio emocional de nossa vida. E uma das maiores lições da Casa de Nazaré.


        NOTICIÁRIO

1)- Hoje tem dia de formação e lazer da PJ no RINCÃO, o dia todo. À noite tem a apresentação do Flash Mob junto com a apresentação do Coral de NªSª das Dores, após o Terço. A celebração da Eucaristia será no final das apresentações.

2)- Ontem, 14 teve o dia “D” do jubileu de uma ano das SMP, aqui no centro e nos Bairros em visitas às residências.

3)- No dia 21, sábado e 22 domingo terá o retiro missionário junto com os missionários do interior, no RINCÃO. No dia 21 à noite será instituído o ministério missionário, como garante e tarefa que a MISSÃO CONTINÚA.

4)- No  dia 27 da próxima semana terá celebrações missionárias em todas as Capelas para: avaliar a caminhada das SMP e planejar o tríduo da Celebração do Aniversário; O que entendemos por Missão?  Que mudanças aconteceram em nossas vidas e da Comunidade? Nossos compromissos como vão? O que iremos fazer agora que “A Missão continua?”

5)- No dia 28, sábado da próx.semana: 05.00h= Oração nas Capelas e na Matriz: Ofício divino das Comunidades; Café comuntário; 08.00h = visitas domiciliares, bênção das casas, e convite para a grande celebração e caminhada missionária do domingo, 29. À noite (19.30): Celebração da Renovação das  Promessas batismais e bênção da Água e aspersão.

6)- Dia 29: 05.00h=saída das Comunidades rumo à Matriz; 06.00h=Caminhada missionária do Jubileu com três PARADAS: Na Pça da BANDEIRA; Na CAEMA; e na PÇA DA BIBLIA, com duas Leituras e testemunhos durante a caminhada. Segue na Matriz a leitura do evangelho e a celebração da eucaristia.

7)- Formação do DIZIMO nas Comunidades:
Dia 17/01: Na Capela de Santo Antônio horário, às 19.00h;  Dia 19/01: na Capela de São Raimundo, horário às 19.00h. Dia 03/02 na Capela de São Pedro,  às 19.00h;   Dia 10/02 na Capela de N./s. do Bom Parto (Tigela), às 19.00h;   Dia 16/02 na Capela de S.ta Teresinha (Boa Vista), às 19.00h;   Dia 17/02 na Capela de SANTANA, Bairro Aldeia e Vila Liberdade, às 19.00h.  No Centro, a combinar.

8)- Haverá RETIRO DE CARNAVAL nos dias 24-29/02. A inscrição é de 30.00 reais com direito a alimentação e dormida. Inscreva-se.

9)- No dia 27 haverá a Reunião da Coordenação diocesana de CATEQUESE, no Brejo

10)- Nos das 28 e 29/01 começará  A ESCOLA DIACONAL, na sede da diocese (Brejo).

11)- POR QUE  MISSÃO? – Porque a Missão nos abre ao Mundo, aos desafios da vida, com suas alegrias e preocupações, vitórias e derrotas, mas há momentos especiais como a GSM (GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA e seu Jubilleu).

12)- Dia 20, 6ªfeira é o FESTEJO DE SÃO SEBASTIÃO. Hoje a Novena é na casa da senhora Cleó (B. da Cruz), junto à Quadra do FAC. Tem LEILÃO.  Amanhã, segunda feira, 16 na casa da senhora MARINILDES, em frente ao QUARTEL. Tem LEILÃO também. Nos dias 17-18-19 a Novena já será na capela provisória, junto à Casa BALAS E CIA, do seu Reinaldo.
No dia 20 tem a Missa às 08.00h e a Procissão às 16.30h com show de prêmios. Participe.

13)- Depois do toró que deu no telhado do refeitório do Rincão, no dia 1º de Janeiro, o tremor de terra do dia 03 fez algumas rachaduras na fachada, mas todos os técnicos que já olharam afirmam que não tem problema nenhum. Inclusive já consultei também o eng. Beto Dantas. Mais pra frente dá-se um reparo que não vai ser muita coisa, graças a Deus.

14)-Informamos que o CORAL NªSª das Dores canta em casamentos e missas especiais, contatos: 991.468489 e: 992059136. Obs: comunicar com um mês de antecedência, preços a contratar. Agradece o CORAL.

15)- Nesta semana participaram oito senhoras da ESCOLA DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA no Brejo: Lindalva Cardoso(S.Teresinha), Alexandrina Viana (S.Antônio), Maria do Socorro S.Pinto(S. Raimundo), Fabiana Sousa(Centro), Francisca Carvalho (Centro) e a Catequista Amparo(B. da Cruz). É já a 3ª Turma do Curso teológico da diocese.


Revivendo a GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA NO  1º jubileu de um ano

Veja fotos do Refeitório recuperado do RINCÃO BOA NOVA







Veja Fotos da igeja de S.Francisco do B. da Cruz  em construção












Nenhum comentário: