sábado, 9 de dezembro de 2017

O QUE É APOCALÍPTICA



O termo “apocalipse” define um gênero literário chamado de literatura apocalíptica que são escritos judaicos e, mais tarde cristãos, que começaram a surgir por volta do ano 200 a.C. indo até o ano 100 d.C. Os livros judaicos da literatura apocalíptica, oriundos do período do Segundo Templo, ou da época de Neemias, devem sua sobrevivência ao cristianismo primitivo. 

Grupos cristãos copiavam e transmitiam esses escritos apocalípticos, o que significa dizer que ao se formular alguma teorização acerca do ajuste social e da função desses apocalipses deve-se reconhecer o fato de que o contexto em que eles sobreviveram é um contexto cristão. 

Importante destacar que ao longo dos anos da era cristã, a produção de apocalipses continuou. O livro do Apocalipse de João é considerado o modelo para a definição do gênero em virtude dos seus primeiros versos apresentarem uma estrutura típica: uma revelação dada por Deus,que utiliza um mediador, para trazer uma mensagem a um visionário sobre eventos futuros. 

Podemos definir a literatura apocalíptica como: um gênero de literatura revelatória com estrutura narrativa, no qual a revelação a um receptor humano é mediada por um ser sobrenatural, desvendando uma realidade transcendente que tanto é temporal, na medida em que deslumbra salvação escatológica, quanto espacial, na medida em que envolve outro mundo, sobrenatural

Os apocalipses históricos são caracterizados por visões. Esses apocalipses possuem como meio de revelação a visão de um sonho simbólico,  o discurso de um anjo, o diálogo de revelação, o midraxe, e o relato de revelação. Entre os conteúdos da revelação temos: a profecia  e as predições escatológicas.

Essa cosmovisão implica o fim da ordem presente através de uma destruição, ou seja, a ação salvífica de Deus é concebida como uma realização fora dessa ordem presente, dentro de uma nova realidade .

Esse dualismo é chamado de “escatológico” em virtude de envolver a substituição de uma vez por todas “desta era”, que é completamente má, pela “era que está por vir”. A realidade do pecado, do mal e da morte são realidades “desta era”, enquanto que justiça, o bem estar e a verdadeira vida pertencem à “era que está por vir” ou seja, a época e a realidade divina. Sendo assim, na apocalíptica judaica a terra é o lugar “desta era”, enquanto que o céu é o lugar “da era que está por vir” ou “era vindoura”.

Os movimentos apocalípticos podem ser classificados em dois: um grupo marginalizado ou oprimido dentro de uma sociedade, ou uma nação inteira debaixo do jugo de um poder estrangeiro como em Daniel. 

Com isso, a alienação seria a base do desta literatura e, a resposta a esta situação. O sentimento de alienação da ordem presente é fundamental para muitos apocalipses, especialmente do tipo histórico. 

Isso significa que a apocalíptica serviu de alternativa para os grupos oprimidos e alienados da sociedade judaica. Eles receberam uma nova identidade por meio da compreensão da existência humana oferecida pela apocalíptica, com sua interpretação do mundo e do futuro.

Por isso, a formação desta literatura teve como contribuição as medidas de coerção política, econômica e religiosa decorrentes de perseguições de nações estrangeiras como na época de Antíoco IV Epífanes quando começou essa literatura.

A linguagem apocalíptica está ligada diretamente à questão do discurso. Os textos apocalípticos apresentam um vocabulário enigmático que lança certo grau de mistério, acarretando várias compreensões e interpretações.

Essa literatura possui algumas características formais representativas como, a mitologia, descrição cosmológica, descrição pessimista da história, dualismo, divisão do tempo em períodos, numerologia, pseudo-êxtases,  pseudônimos e esoterismo.

Os apocalipses acrescentam detalhes referentes à história da salvação na sua perspectiva, como a queda dos anjos, a fonte do mal no universo e a parte desempenhada nele por influências angelicais, e o conflito entre o bem e o mal (que se dá em forma de luz e trevas, ou Deus ou Satanás); além disso eles acrescentam o surgimento de uma figura transcendental chamada de “Filho do Homem.” A linguagem apocalíptica é, portanto, de caráter simbólico e cheia de alusões ao  imaginário tradicional.

Dentre os pontos apresentados acerca da apocalíptica judaica, também é importante mencionar a questão da experiência visionária já que a perícope da transfiguração em Mateus, pode ser definida como uma visão para os discípulos e, por conseguinte, para os leitores de Mateus. pode ser explicado simplesmente como fruto de uma composição literária apocalíptica.

Muitas características de estado emocional e físico do visionário aparecem refletidas nos estados daqueles que participam de movimentos religiosos com êxtase.

Concorre para isso o fato de os visionários geralmente jejuarem ou realizarem outros preparativos para a recepção de visões como os xamãs


Essas características levam os estudiosos a classificar  os apocalipses como obras de literatura  de ficção religiosa.

           
        NOTICIÁRIO:


1)- Hoje tem 2ª rito para os batizados de 

adultos. 

2)- Encontrão dos acólitos:  na igreja de Cristo 

Rei.
       
3)- Conselhos econômicos das comunidades (CAE), reunião amanhã, dia 11. Como foi lembrado, é para trazer o Livro Caixa.

4)- Reunião do CPP neste dia 12, terça feira. Sua presença é muito importante.

5)- O seminarista Jhon Lucas chegou no dia 07. A  formatura em filosofia foi no dia 02 em Contagem, Belo Horizonte.

6)- Ordenação de diáconos na igreja de Cristo Rei: seminarista Francisco de Assis dos Vales Conceição e Felipe Oliveira dos Santos serão ordenados de diácono no dia 16 na igreja de Cristo Rei. Horário, às 19.00h.

7)- Ordenação de diácono e de presbítero: o diácono José Antônio Lima da Silva será ordenado de presbítero no dia 17 em Contagem(MG), e o seminarista Afonso Gomes Chivela será ordenado de diácono na mesma cerimônia no mesmo dia. Os dois são da Sociedade Missionária da Boa Nova. Padre Ambrósio irá nessa ordenação.

8)- Rincão BOA NOVA: Foi colocado piso de 

cerâmica nos banheiros e revestimento nas 

paredes e também na cozinha por exigências 

da Agência sanitária. E seis extintores de 

incêndio por exigência dos Bombeiros

Também foi pintado piso do auditório e do 

refeitório. Assim como a tinta dos 04 Portões 

de “SAÍDA DE EMERGÊNCIA”. Foi gasto 

um total de 16.107,07



9)-Feijoda na lanchonete: Domingo que vem, 
17, tem feijoada na Lanchonete, a partir das 10.00h. É o ministério jovem, em prol dos jovens que vão na Missão Jovem “Jesus no litoral” em janeiro do próximo ano. Participe.


PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES DO

NATAL E ANO NOVO:

- Missas no dia NATAL: Missa do galo às 20.00h; as missas do Dia, nos horários normais na Matriz.

- Missas no dia de ANO NOVO: Missa da passagem do ANO: às 20.00h. Missas do Dia nos horários normais na Matriz.

- Comunhão solene: 25/12; confissões: 22/12;  para os padrinhos será no dia 23/12. As reuniões nos dias 21 e 22/12

Profissão de Fé: 07/01/2018.    Confissões, 04/01. Para os padrinhos dia 05/01.    Reuniões, dias 04 e 05/01



Nenhum comentário: