sábado, 23 de dezembro de 2017

VOTOS DE FELIZ NATAL Na teologia rabínica Deus estava a 3.500 anos de viagem dos seres mortais



Na teologia rabínica Deus estava a 3.500 anos de viagem dos seres mortais

De acordo com os ensinamentos judaicos no Talmude, o universo era composto de sete céus. E autores judaicos discutiam detalhes destes céus, assim como as distâncias entre um e outro, sendo que havia acordo em que a distância entre eles seria de 500 anos de viagem. Sendo assim, como Deus habitava o sétimo céu, Deus estava a 3.500 anos de viagem dos seres mortais.

Não era só no judaísmo, mas também o Islamismo e Hinduísmo compartilhavam esta crença

Estes céus tinham anjos como chefes e guardiões, cada categoria de anjos comandando dez fileiras, nesta ordem: Serafins, Ofanins, Querubins, Shishinins, (com Gabriel como cfefe), Tarshishins, Ishins, Hashmalins, e Ishinins, (Miguel como chefe),  Malakins, bene Eloins. Estes seriam os dez Arcanjos que foram criados primeiro.

Inclusive, quando Moisés subiu aos céus enfrentou muitos problemas com algumas fileiras de anjos até conseguir o seu lugar.

Nalgumas categorias havia anjos que se revoltaram contra Deus, e estes seriam os anjos caídos, que na citação de Gênesis tiveram problemas com os homens, pois “os filhos de Deus (os anjos) casaram-se com as filhas dos homens” (Gn 6.1-4).

Deus estando tanto acima da Terra pouco ia se importar com os seres humanos.

E as injustiças reinantes na terra continuavam e aumentavam. O homem não tinha defensor no céu. Somente  os poderosos e ricos é que copiavam essa hierarquia e essa separação, se dizendo que eram o deus, ou os filhos dos deuses, e que os homens pobres não tinham deus, eram os sem-deus. Assim como eram os sem-deus eram os sem-terra, porque Deus não tinha deixado terra para eles.

E assim nascia a escravatura. Não adiantava o grito do pobre e do sofredor, porque não tinha deus que o  escutasse.

Até gora, em situações que parecem sem solução confiar em Deus é bastante difícil; a gente sabe que devemos fazê-lo, mas a pressão por uma solução rápida nos faz sentir Deus distante de nós; entretanto, amoroso como é, Deus compreende nossas limitações, e ao longo da história tem mandado homens e mulheres para nos ajudar a fortalecer nossa confiança nEle.

E assim alguns profetas arriscaram sobre a esperança da vinda messiânica, e quando viesse o Messias, esperavam que ele viesse “com este nome, o chamarão “Senhor nossa justiça” (Jer. 23,6).

E na verdade o Messias veio, mas tomou  outro nome: “Ele será chamado pelo nome da Emanuel, que significa Deus-está-no-meio-de-nós” (Mt.1,23).

Significa dizer que Deus veio mas não veio para castigar  mas para ficar no meio dos que sofrem e ser igual a eles. E para sofrer com eles. É por isso que o João Batista anunciou” No meio de vós está aquele que vós não conheceis” ( Jo.1,26).


Ele está em todo o desconhecido e que sofre igual eu e poderia ser tentado a desesperar de Deus igual nós uma vez em sua vida. FELIZ NATAL


VOTOS DE FELIZ NATAL
MEUS VOTOS DE FELIZ NATAL PARA TODA PARÓQUIA DE N ªSª DAS DORES.
PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA. NAS SUAS ALEGRIAS E NAS SUAS TRISTEZAS, QUE ELAS POSSAM SE TRANSORMAR EM ALEGRIAS DE NATAL E EM BÊNÇÃOS DE VITÓRIAS E DE FÉ E DE AGRADECIMENTO POR UM ANO VENCIDO E VIVIDO.
GRAÇAS E GRATIDÃO POR TANTAS TAREFAS REALIZADAS. OBRIGADO SENHOR E PERDÃO FAZEM PARTE DO CARDÁPIO DE NOSSA CEIA DE NATAL E DE NOSSA REFEIÇÃO.
        F E L I Z    NATAL      P A R Ó Q U I A
               FELIZ NATAL MEU IRMÃO

              FELIZ NATAL MINHA IRMÃ.


O NATAL DO PAPA FRANCISCO
O Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa; entretanto se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do Amor.Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma.O pinheiro de Natal é você, quando com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida.Você é a decoração de Natal, quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida.Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne.A luz de Natal é você quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz a iluminar o caminho dos outros.Você é o anjo do Natal quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor.A estrela-guia do Natal é você, quando consegue levar alguém, ao encontro do Senhor.Você será os Reis Magos quando conseguir dar, de presente, o melhor de si, indistintamente a todos. A música de Natal é você, quando consegue também sua harmonia interior.O presente de Natal é você, quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano.O cartão de Natal é você, quando a bondade está escrita no gesto de amor, de suas mãos.Você será os “votos de Feliz Natal” quando perdoar, restabelecendo de novo, a paz, mesmo a custo de seu próprio sacrifício.A ceia de Natal é você, quando sacia de pão e esperança, qualquer carente ao seu lado.Você é a noite de Natal quando consciente, humilde, longe de ruídos e de grandes celebrações, em silêncio recebe o Salvador do Mundo.Um muito Feliz Natal a todos que procuram assemelhar-se com esse Natal.
Um Natal sem Cristo é uma festa “vazia”. “Quando rezardes em casa, diante do presépio com os vossos familiares, deixai-vos atrair pela ternura do Menino Jesus, nascido pobre e frágil no meio de nós, para dar-nos o seu amor: este é o verdadeiro Natal. Se tirarmos Jesus, o que é que fica do Natal? Uma festa vazia. Não tirem Jesus do Natal, Jesus é o centro do Natal, Jesus é o verdadeiro Natal.”(Papa Francisco).

            NOTiciário


    
1)- A Paróquia de NªSª das Dores agradece à vereadora senhora Nildinha Teles seu maravilhoso e pioneiro trabalho de uma representante católica na CÂMARA DOS VEREADORES de Chapadinha, levando à aprovação o decreto de Lei N.04/2017 pelo qual o EVENTO BOTE FÉ foi incluído no CALENDÁRIO OFICIAL DOS EVENTOS DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA. Em nome da Paróquia, nossos parabéns e nossos agradecimentos à Vereadora senhora NILDINHA TELES .

"O evento 'Bote Fé' além de abrir as festividades da padroeira Nsa. Sra. das Dores (em setembro) é um incentivo a cultura local com reconhecimento das bandas e artistas católicos e Cia. de artes e danças. Expressão pública da nossa fé em praça pública, onde na maioria das ocasiões e realizado eventos distintos. É uma festa da Família e da Juventude cristã. Bote Fé...
      


2)- Domingo passado, 17/12 foi ordenado de presbítero o P.José Antônio, e  diácono Afonso Chivela,  na igreja de Nossa Senhora da Boa Nova em Contagem (MG), Missionários da BOA NOVA. Parabéns aos dois. O Padre Ambrósio esteve presente no evento e retornou para Chapadinha no dia 20, quarta feira.

3)- Profissão de Fé: 07/01/2018.    Confissões, 04/01. Para os padrinhos dia 05/01.    Reuniões, dias 04 e 05/01

4)- Notícias do Severino Morais:
Olá padre Casimiro ! Dia 10 de Janeiro irei morar em Mogi das Cruzes na Grande São Paulo aonde irei receber o meu Escapulário de Noviciado da Congregação dos Jesuítas. Estou muito feliz aqui neste instituto, A cerimonia do noviciado vai ser na igreja do mosteiro de São Bento em São Paulo. Fará o noviciado eu mais 7 rapazes . Abraço.


MENSAGEM DE NATAL DO BISPO DIOCESANDO

Natal É Deus presente!
Caríssimos irmãos e irmãs,
Celebrar o natal é acreditar e confiar que a vinda do menino Deus aparentemente frágil, é a grande luz que rompe as trevas e permanece para sempre. Essa certeza deverá está presente em nós e em nossas vidas, mesmo quando ameaçam a vida dos mais pobres, quando negam a cidadania dos mais fracos negociando por milhões de reais os direitos conquistados às duras penas. Tenhamos a coragem e a esperança do profeta: “Botas de tropas de assaltos trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorados pelas chamas” (Is 9,4).
As festas natalinas trazem recordações da família de Nazaré. Maria e José família pobre busca abrigo, mas não encontram. As portas são fechadas, não existe hospedaria para eles. São nossas famílias de camponeses, pescadores e pescadoras, povos indígenas, quilombolas, aposentados e famílias nas periferias das cidades e tantos outros irmãos e irmãs que hoje vivem vagando sem abrigos, quando são sentenciados a serem despejados por uma ordem judicial que favorece a expansão do agronegócio e setores de especulação imobiliária. Diante dessas ameaças a voz do anjo deve sussurrar em nossos ouvidos “não tenhas medo! hoje na cidade de Davi, nasceu para nós um Salvador que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11).
Celebrar o nascimento do filho de Deus nos remete a pensar no mesmo que foi crucificado, abrigado na manjedoura (não há lugar na hospedaria) condenado à morte na cruz: “nós temos uma Lei e segundo a Lei Ele deve morrer porque se fez Filho de Deus” (Jo 19,7). Os dois acontecimentos são movidos por egoísmo e maldade. Porém, contemplados pelos simples pastores no seu nascimento e, na sua morte na cruz acompanhado pela sua mãe, outras mulheres e o discípulo amado. O Deus encarnado na nossa história nos leva a perceber e sentir a dor, o sofrimento, as aflições dos nossos irmãos e irmãs e ter compaixão. A presença de Jesus Cristo em nosso meio nos dar a certeza de que: “Ele se entregou por nós para nos resgatar de toda a maldade e purificar para si um povo que lhe pertence e que se dedique a praticar o bem” (Tt 2,14).
Caríssimos irmãos e irmãs Deus é presente em nós quando somos presença nas vidas de nossos irmãos e irmãs de modo especial na vida dos pobres e marginalizados. Juntemos nossas vozes às crianças, jovens, mulheres e homens comprometidos com o bem viver e cantemos juntos: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados” (Lc 2,14).
Feliz Natal e um abençoado 2018 comprometido com a vida ( Dom José Valdeci Santos Mendes).







Nenhum comentário: