sábado, 16 de dezembro de 2017

Quando Deus quer ser “não-deus” surge o homem.



O Deus que proclamamos pela fé em Jesus Cristo é preciso dizer que está exatamente onde nos achamos, e somente aí pode ser achado. Daí que a abreviatura ou o ícone do próprio Deus é o homem.

Já vimos noutro número deste jornal (29/07/17) que filósofos da antiguidade afirmaram que o ser humano é o logos de Deus, ou seja, onde Deus se fazia presente e se revelava. 

Além de ser filosofia eles estavam fazendo também teologia. E sem querer faziam já uma cristologia, como afirma Karl Rahner: ”Na unidade propriamente dita de Deus e do homem na autoexpressão pessoal de Deus seu  Logos eterno, a cristologia constitui o começo e o fim da antropologia, e esta antropologia em sua mais radical realização é, por toda a eternidade, teologia”.

No Antigo Testamento diziam que Deus estava no céu e nós na terra. Mas do Deus que proclamamos na fé em Jesus Cristo é preciso dizer que ele está exatamente onde nos achamos e somente aí pode ser achado.

Nos encontramos na junção entre o Infinito e o finito, e constatamos que o próprio finito se tronou o lugar onde o infinito se expressa, como a pergunta a que ele próprio responde. Porque a resposta  está incluída na pergunta. Não existe uma sem a outra.

Na verdade, isto inclui uma unidade da natureza  humana mais abrangente do que habitualmente pensamos. Não é só na nossa fé que aceitamos Jesus como o ponto onde se unem o infinito e o finito, mas todo aquele que aceita a verdade última pela qual o homem vive e morre, essa pessoa aceita Jesus como o Filho de Deus tal como proclama em sua confissão de fé a Igreja, por mais que a formulação teórica lhe pareça pouco feliz e até falsa para expressar a realização crente de sua existência.

Na verdade, ao dizer a Escritura que quem ama o próximo cumpriu a lei, trata-se da verdade última, uma vez que o próprio Deus tornou-se este próximo e desta maneira em todo o próximo sempre é acolhido e amado Aquele que é simultaneamente o mais próximo e o mais longínquo.

Quem acolhe portanto este próximo ainda que esteja longe de toda a revelação expressa em fórmulas, tal pessoa diz, ainda que não o sabia, um sim a Cristo. E essa pessoa aceita Jesus.

Num Natal destes em que cantamos glória a Deus nas alturas e paz aos homens por ele amados, esses por ele amados são todos para quem Deus é o Deus da paz, e Jesus o Salvador, o Jesus aceito porque aceito o irmão finito onde se esconde o infinito.
             

REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DE FINAL DE ANO

1-Hoje vamos falar de dízimo:
Quando eu me batizo, é para ser dizimista. Porquê? É porque é para ir na missa nos domingos, é para comungar, é para confessar, trabalhar nas tarefas da igreja, e para ser dizimista.
O que dizem os mandamentos da Igreja?

1ºMandamento: Participar da missa inteira nos domingos e dias santos, e abster-se de ocupações de trabalho;

2º Mandamento: Confessar-se ao menos uma vez por ano;

3º Mandamento: Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição(comungar).

4º Mandamento: Jejuar e abster-se de carne conforme manda a Santa Igreja ( 4ªFeira de Cinzas e 6ªFeira Santa).

5º Mandamento: Participar com o dízimo para a sua Igreja.

Então, porque só comungar? Só confessar? Só ir na Missa?

E cadê o Dízimo? Será porque entra na carteira?
Quanto um cristão gasta numa semana tomando umas bebidas de cerveja? Álcool? Cigarro? E....e....Somando no  mínimo dá 60$00. No mês, 60 vezes 4 semanas = 240$00
E só doa 10$00 no dízimo por mês.

Durante o ano: 240$00 vezes 12 meses = 2.880$00 no dízimo 10 reais vezes 12 meses = 120$00 durante o ano.

No entanto nos preocupamos se não vamos na missa, se não comungamos e fazemos questão de confessar. E porque poucos fazem questão de ser dizimistas? E porque a maioria não faz questão de ser dizimista? Em nossa Paróquia de N.S. das Dores somente dois por cento é que são dizimistas. Precisamos tomar consciência e avaliar a sua importância.

Diz o prof. Felipe Aquino: “a Igreja estabeleceu como obrigação para todo católico cumprir, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica: “Os mandamentos da Igreja situam-se nesta linha de uma vida ligada à vida moral litúrgica e que dela se alimenta. 

O caráter obrigatório dessas leis positivas promulgadas pelas autoridades pastorais tem como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo” ( canon 2041).

Note que o Catecismo diz que isto é o mínimo indispensável para o crescimento na vida espiritual. Podemos e devemos fazer muito mais, pois isto é apenas o mínimo obrigatório pela Igreja. 

Ela sabe que como Mãe tem filhos de todos os tipos e condições, portanto fixa, sabiamente, apenas o mínimo necessário, deixando que cada um, conforme a sua realidade, faça mais. E devem fazer mais”. Isso é o mínimo, e entre esse mínimo está o mandamento do Dízimo.

2- CEPAN - RINCÃO
Pouca gente se seu conta  da   placa  que se encontra na entrada da entrada  principal do RINCÃO – CEPAN- RINCÃO, Centro de evangelização Padre Neves. Na verdade, é mais ou só conhecido por RINCÃO. E na prática não tem sido considerado como centro de evangelização, o que acontece é mesmo no CBNET.

No Rincão tem o Auditório, sim, é considerado centro de evangelização, com as assembleias paroquiais que lá se realizam e retiros paroquiais.

Temos feito esforços para encher os Shows que têm sido feitos no RINCÃO, o que não tem dado certo. Show “Evangelize”, Show de cantores católicos como Rosa de Saron, Diego Fernandes etc. 

O que tem acontecido? Ninguém das Pastorais  não vai, ninguém dos Movimentos não vai, ninguém das Comunidades não vai, somente alguma Juventude, alguma. E o Rincão é uma fonte de despesas: Energia mensal, 600,00; Água 120,00; vigia, 380,00; Quebra de lâmpadas, banheiros etc, No ano de2017 foram cerca de 40 mil para levantar o telhado do refeitório, e cerâmicas e Extintores. Os Shows e vendas de entradas tinham esse objetivo mas não tem dado entradas.

A Pastoral Familiar está fazendo uma reflexão a respeito, e em vez de fazer seus eventos noutros locais, está seriamente pensando em fazer seus eventos no RINCÃO. É uma Pastoral confiável e apoiamos a ideia.


           Noticiário:
1)- Hoje é a última noite do Festejo de NªSª do Bom Parto, Bairro Tigela. Amanhã tem a santa missa às 08.00h e a procissão às 16.00h.

2)- 16 e 17 aconteceu a Escola diaconal na sede da diocese.

3)- Equipes do Dízimo: reunião no  dia 18

4)- Pastoral do Batismo (Preparadores do batismo): reunião dia 19.

5)- Ministros da eucaristia: Investidura para os novatos e renovação para todos no dia 24, na missa das 10.00h. Agradecemos ao ministro Paulo pelo empenho e pelo curso.

6)- Parabenizamos os novos diáconos da diocese, Francisco de Assis e Felipe de Oliveira pela ordenação de diáconos que ocorreu ontem dia 16 na igreja de Cristo Rei.

7)- P.Ambrósio que foi na ordenação sacerdotal do P.José Antônio em Minas estará de volta no dia 20.

8)- Parabenizamos também os seminaristas Gerry Lima e Gerre Adriano pela sua formatura de teologia e de filosofia respectivamente no dia 15, em São Luís.


PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES 

DO NATAL E ANO NOVO:

Missas no dia NATAL: Missa do galo às 20.00h; as missas do Dia, nos horários normais, só na Matriz.

Missas no dia de ANO NOVO: Missa da passagem do ANO: às 20.00h. Missas do Dia nos horários normais, só na Matriz.

Comunhão solene: 25/12; confissões: 22/12;  para os padrinhos será no dia 23/12. As reuniões nos dias 21 e 22/12


Profissão de Fé: 07/01/2018.    Confissões, 04/01. Para os padrinhos dia 05/01.    Reuniões, dias 04 e 05/01

Nenhum comentário: