sábado, 20 de outubro de 2018

Grande parte do “pacote” de crenças, atitudes e práticas que herdamos foi formada em uma época em que a Igreja era “dona do mundo”, mas hoje tem que reconhecer que não é mais assim.



Grande parte do “pacote” de crenças, atitudes e práticas que herdamos foi formada em uma época em que a Igreja era “dona do mundo”, mas hoje tem que reconhecer que não é mais assim.

Atravessamos um grande tempo de mudança da história, no dizer de Frei Beto. Na Igreja também acontece uma extraordinária mudança da cultura religiosa que configurava a identidade católica até aqui.

Notamos que aparecem muitas opiniões que não era costume e também todo mundo já não concorda cem por cento e questiona as coisas da Igreja referentes à fé e à moral. Na verdade o amor vale mais do que a fé. 

E  São João diz que “Deus é amor” embora alguns quereriam que ele dissesse que “Deus é verdade”. Constatamos que é um tempo de desafios, em que muitos vão ter saudades das “seguranças” do passado. Também não devemos ter medo das dúvidas, duvidar não é um pecado, mas uma procura”.

Temos que nos dar conta da necessidade urgente de chegar a um acordo com os grandes desenvolvimentos sociais e científicos da nossa época. E nos dar conta que é preciso integrar os desenvolvimentos atuais aos rudimentos da mensagem cristã.

O “pacote” que herdamos foi formado dentro de uma visão do mundo que era muito primitiva e era própria quer dos primeiros séculos da era cristã, quer da Idade Média e ainda até ao século XIX. E esse pacote era fruto de uma igreja que se considerava como a “dona do mundo” e com autoridade para impô-lo.

A Escritura era entendida e interpretada de uma forma literalista como se Deus tivesse ditado pessoalmente cada palavra, e todo evento tivesse acontecido exatamente como foi registado.

Porém, tem havido mudanças dramáticas durante nossa vida. A Igreja já não ocupa o centro da cena; agora as pessoas mais facilmente questionam a autoridade. Até nosso entendimento do lugar do planeta Terra no universo mudou, e nosso conhecimento sobre sua idade e a forma como surgiu  a vida e a criação. 

Embora oficialmente muitos membros eclesiásticos continuem teimando em pensar que o mundo continua igual, está parecendo que estão querendo tapar o sol com a peneira.

Por isso, enfrentamos uma escolha: Podemos nos esconder ainda no “pacote” do passado, ou mudar nossa visão para rever e avaliar se nossas crenças e práticas correspondem às novas exigências e situações. 

Em consequência somos provocados para a necessidade de usar o próprio raciocínio para reexaminar a visão religiosa do mundo na qual fomos educados, e para o desejo de ser tratados como adultos capazes de aceitar responsabilidade.

Vejamos uma amostra do que pensa hoje em dia a maioria dos católicos nas Américas: Em 1987, 79% não aceitavam a proibição papal do controle da natalidade, e em 1992 já eram 87%. Também os que acreditavam que católicos divorciados podiam ser bons católicos  eram 74%. Em 1992 noventa por cento (90%) acreditavam que alguém podia discordar da doutrina da Igreja e mesmo assim continuando um bom católico.

No Documento que a Juventude mundial enviou para ser debatido no Sínodo dos Bispos se expressaram assim: “embora não nos considerando jovens “religiosos”, e não aceitando em muitos pontos a doutrina oficial, queremos ser parte da Igreja”.

Por isso pensamos que a tarefa hoje é ajudar as pessoas a conversar umas com as outras e compartilhar as convicções e dúvidas que temos a respeito de Deus, Jesus, a Igreja e sobre nós mesmos, e com a nova visão religiosa do mundo.

E ajudar os católicos adultos sobre os discernimentos dos avanços bíblicos contemporâneos; e sobre o relacionamento do cristianismo com  outras religiões do mundo.

Assim, podemos compreender que grande parte do “pacote” de crenças, atitudes e práticas que herdamos foi formada em uma época em que a Igreja era “dona do mundo”, mas hoje tem que reconhecer que não é mais assim.

         NOTICIÁRIO:


1)- Hoje é dia de CRISMAS na Paróquia de NªSªdas Dores. Às 09.00h o sr. Bispo fará crismas na Comunidade VILA BORGES, são 64 crismandos. E às 16.00 aqui na igreja matriz, a mais de 150 crismandos adultos.

2)- Dia 17 e 18 tivemos a visita do P.José Armando, de Belo Horizonte em visita aos missionários da Boa Nova.
Irmãs MISSIONÁRIAS DA BOA NOVA, Ir, Tássia, Irmãs Palmira e Ir. Márcia trabalhando em Moçambique
3)- Hoje é o dia mundial das Missões. É destinado para pensar mais naqueles missionários e missionárias que se disponibilizam  a partir para outras nações para partilhar sua atividade evangelizadora. E para comprometer todo católico nesse empenho. 

Nesse sentido as ofertas das paróquias serão direcionadas para essa campanha da evangelização organizada pela CNBB, que distribuirá e mandará também para Roma. Por isso os ofertórios das Comunidades hoje serão entregues para a Paróquia para serem enviados para a diocese. As comunidades de S.Pedro, Santa Teresinha e Bom Parto já mandaram domingo passado, nesta domingo peço aos financeiros da comunidade de S.Francisco, S.Antônio e Santana e S.Raimundo que enviem.
O seminarista  Jerry Rosse Guimarães Lima 
4)- Ordenação diaconal do sr. Jerry Rosse Guimarães Lima se aproxima. Será já no dia 03/11. Vamos entrando no clima e preparando a viagem para a paróquia de Buriti de Inácia Vaz, onde acontecerá a ordenação às 18.00h.

5)-O sábado da missa da unidade será no dia 10 por conta da ordenação diaconal, e atenção, será a solenidade do casamento do sr.Jardson e senhorita Yohana, como já estava programado, e todos os hinos e leituras serão ao cuidado da equipe e do cerimonial do casamento. Agradecemos a compreensão.

6)- Nestes dias 20 e 21 está acontecendo a assembleia diocesana do TERÇO DOS HOMENS no Brejo.

7)- Assembleia diocesana da PASTORAL DA CRIANÇA: nos dias 26 a 28 também no Brejo.

8)- Escola diaconal: nos dia 27 a 28 também na cidade do Brejo.

9)- Assembleia diocesana da PJ: será já nos dias 03 e 04/11, no Brejo. Atenção pijoteiros se preparem.

10)- Assembleia diocesana de PASTORAL: nos dias 08 a 11/11.

11)- E nos dias 16-18/11 haverá Encontro de Canto litúrgico para o Advento e Natal  para as Equipas de canto litúrgico em Anapurus.

12)- Senhora Ana Lúcia está com uma fábrica de velas. Vai ter exposição  no espaço do Brechó nos dias 27 e 28, próximo sábado e domingo.




Nenhum comentário: