sábado, 27 de outubro de 2018

O que é espiritualidade? É a maneira de gerenciar as imagens e pensamentos sobre Deus e como gerimos nosso relacionamento com Deus.


Cada um de nós carrega uma herança biológica de nossos antepassados, um DNA. A maneira de sorrir, de falar ou de calar, de contar histórias, as reações e emoções que nos invadem  fazem parte dessa herança.

Temos também uma herança espiritual sobre a maneira de imaginarmos como Deus é, e o que nós somos para ele. Herdamos uma visão católica do mundo em tenra idade. Nós a aceitamos, na maioria dos casos, sem questionar e procuramos ser fiel a ela. 

Geralmente herdamos a ideia de Deus como ditador cruel. Essa crença tem enorme impacto em nosso relacionamento com Deus, nosso estilo de oração e culto, e o que Deus é para nós.

E tem um problema sério nisso aí. Nossa espiritualidade herdade foi formada por padrões de pensamento religioso e visões de mundo que agora não são adequados. É assim como tentar realizar uma cirurgia cardíaca em um hospital moderno só com o conhecimento da ciência médica do século XV.

No século XVI, Galileu Galilei descobriu que a Terra não era mais o centro e o eixo do mundo. A Igreja se apavorou. Mas ainda tem muito cristão que se julga ser o centro e o eixo de Deus: como Deus tendo que andar em volta dele, e só pensando nessa pessoa. Deus é o Deus de 400 bilhões de galáxias, e está tão presente nesses 400 bilhões de galáxias como em mim. 

Como diz M.Morwoord: “O Papa não tem mais a presença de Deus do que o caminhoneiro ou a enfermeira; Em mim Deus fala, move-se, dança, compõe música, ou escreve poesia, faz amor e cria vida, ri da imperfeição de tudo e chora por ela”.

Nas galáxias e na flor ele é imenso como as galáxias que se expandem e criam nova estrelas todo dia, e na flor sorri e na criança olha  para mim. Mestre Eckhart dizia: O mesmo olho com que olho a Deus é o mesmo olho que Deus me olha”.

Deus estava no início das explosões das galáxias há 15 bilhões de anos, e nos seus desenvolvimentos de explosões de lá até agora, quando foi possível ao homem detectar essa vida no universo.

E há 200 mil anos a.C. quando o ser humano começou a sentir-se diferente de como era antes, começando a ser humano. E com o desenvolvimento da linguagem há cerca de 100 mil anos. A história não é a da “queda” de um estado perfeito de percepção, é antes a história do lento surgimento da vida dentro dos seres humanos.

Há bilhões e milhões de anos houve cataclismos, os dinossauros se extinguiram há 200 milhões de anos, os continentes se juntaram e se separaram. Havia morte e havia vida; o ser humano nascia e morria muito antes dos 4.000 anos da Bíblia e por castigo nenhum. E o cérebro do ser humano estava programado para tomar consciência.

Não houve seis dias mas bilhões de anos para que a evolução nos formasse. E não há nenhum registro histórico da queda histórica nos anais do evolução programada pela evolução do cosmo.

A espiritualidade que herdamos é formada por dualismos: céu-terra; alma-corpo; espirito-carne; cabeça-coração; sagrado-profano; católico-protestante; cristão-judeu; divino-humano. Ora Deus não está mais presente em um do que no outro, mas em todos igual.

Vimos em páginas anteriores deste Blog que a revelação de Deus não se deu somente no povo judeu, mas nos santos e os profetas dos povos do planeta, e que nenhuma nação pode trancar Deus na gaiola da sua cultura e sua linguagem.
 
Exemplo, Deus fala as mesmas palavras no pobre que sofre e chora; na criança que sorri; na flor que diz coisas; e na nuvem que dá sombra. Porém cada povo fez a sua poesia e se expressou numa cultura diferente sobre essa fala de Deus. E Jesus também se expressou.

Depois da morte de Jesus, os autores cristãos expressaram os fundamentos da espiritualidade cristã do seu jeito. Esses fundamentos permaneceram invariáveis até hoje em dia. Enquanto que a cultura, a visão do mundo e até nossas imagens de Deus já mudaram em 190 graus.

A espiritualidade de hoje traz um desafio para nós: o que dizemos de Jesus que durante a vida participou do espírito de Deus, podemos dizer de tantos gênios de santidade e de ciência que transformaram o mundo, e também de você mesmo. 

A realidade de Deus  impregna toda a criação não só desde 4.000 anos da Bíblia mas desde os inconhecíveis bilhões dos quais somos herdeiros. Como o restante da criação, a humanidade está saturada da divindade.

        NOTICIÁRIO:


1)- Neste domingo dia 28 tem o 2º turno da eleição presidencial. Os horários das celebrações serão nos horários normais. Seguiu Ofício para as autoridades para que seja respeitado o silêncio do horário das 20.00h.

2)- Neste sábado, dia 03, será a ordenação diaconal do Jerry Lima. Pelo menos dois ônibus já estão alugados, um da Paróquia de N.S. das Dores e outro da Paróquia de Cristo Rei.

3)- A missa da unidade paroquial será no 10, o outro sábado, e todo cerimonial será a cargo do evento do casamento dos jovens JARDESOM VIANA CAVALCANTE E YOHHANNA LEAL REICHET.

4)- Próximo domingo dia 04 será a inauguração e bênção da nova igreja da Sant’Ana, no Bairro Aldeia e Vila Liberdade, às 16.00h. Tem feijoada e panelada  a partir das 09.00h para contribuir para as despesas da construção. No final da celebração tem Show com o LOUVOR MIX. Participe.

5)- O 1ª de Novembro é a primeira 5ªfeira do mês e tem confissões na igreja matriz e celebração penitencial à noite.

6)- Dia 02/11 DIA DE FINANDOS, tem a santa missa às 08h da manhã e 08 da noite, na Matriz. Também na igreja de São Pedro às 07h da manhã, e em São Raimundo às 19.30h.

7)- Hoje encerra em Roma o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude. Aguardamos boas notícias e uma renovação do trato da Igreja com essa maravilhosa dimensão da Igreja nessa idade a mais dinâmica da Igreja.
Dai-lhes Senhor o eterno repouso entre os esplendores da luz perpétua

8)- Tem exposição de velas neste domingo no espaço do Brechó a cargo da senhora Ana Lúcia.





Hoje parabenizamos o jovem chapadinhense JERRY ROSSE GUIMARÃES LIMA que neste sábado, dia 03. será investido na ordem diaconal pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom José Valdeci Santos Mendes na igreja  matriz da Paróquia de Buriti de Inácia Vaz. Parabéns para o diácono Jerry e para sua família.

Nenhum comentário: