domingo, 11 de novembro de 2018

Jesus coloca-se do lado dos que foram marginalizados pela “comunidade honesta”, e Jesus sabe dos “excessos perversos da justiça” – Dez considerações sobre o reino de Deus.



1.Jesus toa partido por pessoas que não têm defensor mas muitos acusadores, que apelando à lei e dedurando, as reduzem à marginalidade impedindo-lhes que deem sequer um só passo.

2.Para Jesus, o critério último não é a tradição do seu povo de Israel. A tradição não é absoluta. Absoluto é só o ser humano, que é maior que as tradições.

3. Jesus não quer uma virtuosidade e uma perfeição oculta que mata as pessoas. E sabe ainda não desapareceu da vida eclesial o vício oculto de tal perfeição. 


É contra aqueles que defendem leis chamadas intocáveis mas ferem companheiros, os quais  valem mais do que as leis chamadas intocáveis porque mais intocável é o ser humano. 

4. Jesus sabe dos efeitos perversos da virtude, tal qual o manifesta o irmão mais velho do filho perdido em Lc. 15,11-23, o filho pródigo, o qual autosuficientemente se expressa condenando o irmão.

5. Jesus ensina que a mais perfeita fidelidade e o serviço mais acabado a Deus jamais dará direito algum perante Deus, e rejeita a pseudo espiritualidade do apelo às próprias boas obras, pelas quais a pessoa se protege “daqueles pecadores”, separando-se deles como se fora elite.

6. Jesus mostra nas parábolas a “outra face da religião”: o seu modo de ser irmão de todos os homens, o que faz dele o Deus dos rejeitados e marginalizados.

7. Jesus sabe que o nosso próprio aburguesamento desde séculos e a nossa pertença à “sociedade honesta” nos tem cegado para o sentido e para as parábolas dele.

8. Jesus se preocupa em primeira linha por determinadas pessoas porque são incapacitadas, aleijadas, pobres ou gravemente enfermas.

9. Jesus nos ensina que Deus não quer ser o garante de posições de privilégio na sociedade civil e religiosa. Ele ensinou que o nosso Deus demonstra amor especial para com aleijados, incapacitados, coxos, oprimidos, marginalizados e inclusivamente pecadores.

10. Jesus não disse: cobrem que os outros sejam perfeitos como o vosso Pai do céu é perfeito, disse sejam vocês perfeitos como o vosso Pai do céu é perfeito.

      NOTICIÁRIO:


1)- No dia 13, 3ªfeira temos a reunião do CPP. Temos muitas coisa importantes a tratar, como o evento diocesano do Encerramento do ANO DO LAICATO.

2)- Realizou-se a Assembleia diocesana de Pastoral, com todas as paroquias da diocese onde se avaliaram o s trabalhos pastorais e se planejaram outras etapas. Serão dados mais resultados na próxima semana

3)- Festejo da Paróquia de Cristo Rei: Início dia 16 até no dia 25; e tem o evento diocesano  no dia 24, o encerramento do ANO DO LAICATO.

4)- 16-18: Encontro de Canto litúrgico para Advento e Natal, local, em Anapurus.

5)- 17-18: Encontro de Quilombolas na sede da diocese, Brejo.

PROGRAMAÇÕES  DA  C A T E Q U E S E:

1)- Ritos de Batismo: 1º Rito, dia 09/12; 2º Rito dia 16/12 na missa das 10.00h.  O Batismo, dia 25/12, dia de  Natal, horário às 15.00h.

2)- Comunhão solene: Dia 25/12 na missa das 10.00h; Confissões, dia 20/12 para os comungantes. 21/12 para os padrinhos.

3)- Profissão de Fé: dia 06/01/19 na missa das 10.00h; Encontros: dias 03 e 04/01 às 18.00h; Confissão dia 05/01

4)- Primeira comunhão dos adultos dia 05/01 às 20.00h

5)- ESTUDO DE C A T E Q U E S E  para Caequistas:
30/11 até 02/12; Inicio dia 30 às 19.00h, local no CBNET; Recomeço dia 01/12 às 08.00 da manhã até dia 02/12 até meio dia. Atenção: sábado à noite participação na missa da unidade.

6)- MISSÃO JOVEM 2018   NO BAIRRO DA CORRENTE, dia 18/11. Formação, dia 17/11, das 13.30 às 16.30h.

7)- Encerramento da Catequese dia 17/11. Reinício em 2019: Mês de Fevereiro 2019.

Evento diocesano:24/11/18 = encerramento do ano do laicato em chapadinha:
Programação:

08.00h- Inicio, local RINCÃO BOA NOVA com as Duas Paroquias e caravanas de todas as paróquias da diocese.

17.00h- Grande Caminhada pelas ruas da Paroquia de N.S. das Dores e de Cristo Rei.

18.00h- Missa Campal em frente da igreja de CRSTO REI, que estará celebrando também o Festejo de Cristo Rei

Atenção para os seguintes itens:

1)- O evento envolve as nossas Duas Paróquias 
de Chapadinha e toda a Diocese, mas as paroquias escolhidas são chamadas a uma maior participação e acolhida de todas as outras. Logo da parte da manhã participado nos horários das palestras, testemunhos e Documentários audiovisuais por representantes de toda as paróquias.

2)- Durante todo tempo tem lanches à venda nas barracas na área e na lanchonete ao cuidado dos Movimentos e das Comunidades das Duas Paróquias; como aconteceu no evento do Coração de Jesus.

3)- Todo mundo terá cadeiras em todo espaço para ficar bem acomodados.

4)- Além dos banheiros do Rincão terá os banheiros químicoa espalhados pela área.

5)- Seguirá uma “CARTA CIRCULAR” endereçada a todos os Movimentos religiosos e civis para participarem. Lembramos que o evento não é só para o “pessoal religioso” ou da Igreja” mas para todos que sendo leigos e leigas, batizados ou até não batizados, que exercem a sua missão de um filho de Deus em todo trabalho, no balcão, na Escola ou Associações ou Sindicato, usinas ou Esportes. Vamos todos participar. Obrigado.



Nenhum comentário: