sábado, 22 de dezembro de 2018

A Bíblia tem dois eixos: o eixo da saída do mar vermelho, e o eixo da saída do exílio da Babilônia, e tem como resultado a constituição do Povo de Deus, os Mandamentos (a Lei), e a explicação da Lei (os Profetas) como grife do 2ºeixo.

No tempo da Quaresma e Páscoa liturgicamente lemos o 1ºeixo, que é a descrição dos tormentos e riscos, da travessia do “mar vermelho”. E antes do Natal lemos liturgicamente o 2ºeixo que é a saída e os tormentos do exílio na Babilônia (Advento e Natal).

E nos Evangelhos é comum a afirmação usada pelos judeus, que Jesus retoma: “A Lei e os Profetas”. A Lei era a “Torah” dos Judeus, e os Profetas eram resumidos na expressão “As palavras, ou “Escritos” que explicavam a saída do exílio.

Então o que era a “Lei”? ou Torah? Era a Constituição do Povo de Israel, que foi constituído como povo ou Nação depois de deixarem o Egito. E como povo agora formado tiveram que que fazer a sua “Constituição”, aliás imitando outras dos povos mais antigos e vizinhos como a Lei e os Códigos de Hamurabi. 

Hoje temos a Constituição do Brasil de 1824 e 1988. Aquela era a base da Nação e da convivência do povo judeu, que consistia no Mandamentos;

Depois vieram os livros seguintes explicando as Leis, como leis de puro e impuro, de casamento e de convivência; as leis de culto e de construção do Templo. As leis de parto e do pós-parto; e as leis do dízimo. Do castigo e do perdão, e do adultério. 

Isso nos livros de Números, Levítico e Deuteronômio, após o Gênesis que fundamentava a Constituição num monoteísmo, um só Deus na base da Constituição das tribos de Israel. Compare com a Constituição que regula os Estados do Brasil. Nesse 1ºeixo são narrados os sofrimento do 1º cativeiro que era o Egito e o esforço e os tormentos para a saída.

Nesta altura do campeonato chegamos ao 2ºeixo que foi a queda para um segundo exílio (a Babilônia) e o esforço e os tormentos para a saída. Aqui vem a literatura interpretativa da situação histórica deste 2º eixo expressa na expressão hebraica “As Palavras”, ou “Profetas”.

Aqui tem importância suprema o profeta Isaías, e Jeremias e Ezequiel, os grandes profetas do exílio que sofreram com o povo, e os profetas menores Baruc, Oseias, Sofonias, Malaquias e Miqueias. São a interpretação da situação histórica onde levantam a esperança do povo afirmando que a vitória (a saída) vai chegar, e que o cativeiro foi por conta dos pecados e desobediências e os orgulhos das populações. Mas que pela misericórdia divina, perdoando e esquecendo, iria dar de novo a libertação.

Assim como a Constituição das Nações é a Lei a Carta Magna e depois vem a Jurisprudência interpretativa, assim o Povo judeu tinha os “Profetas” com o mesmo trabalho de explicarem a Lei. “Tudo o que queres que os homens vos façam fazei-o também a eles, porque esta é a Lei e os Profetas” (Mt.7,12).

Até que liturgicamente o ANO LITÚRGICO da Igreja católica roda em volta destes dois eixos, Quaresma e Páscoa (o 1ºeixo) e Advento e Natal (o 2ºeixo). Ma verdade constatamos assim que que a Bíblia tem dois eixos, o 2ºeixo a saída do Mar Vermelho, e o 2ºeixo a saída da Babilônia.

Vejamos o exemplo e resumo do que os profetas afirmam para a saída do 2º eixo ou 2ºexílio: “Se nivelarão montes e montanhas para a volta do Povo” E: “Uma voz ressoa no deserto, aplainai no descampado os caminhos do Senhor” (Is.40,3 e 4). 

E o resumo do povo como causa do 2º exílio: “Ah, se tivessem observado os Mandamentos, tua paz seria como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência  como as estrelas do e as areias do mar” (Is.4818).

Resumindo: a Bíblia tem dois eixos: o 1ºeixo a saída do mar vermelho; e o 2ºeixo a saída do exílio da Babilônia. E daí resultam a Lei (no 1ºeixo) e os Profetas (no 2ºeixo).
      NOTICIÁRIO:


1)- Amanhã, 24: Missa (do Galo), às 20.00h na Matriz e em São Raimundo.

2)- Dia de Natal, Missas em Santo Antônio e São Pedro às 7h; na matriz e S.ta Teresinha às 8h; em São Raimundo e Santa Ana às 9h. Às 10h e 20h na Matriz.

3)- Missa da passagem do ano (réveillon) Missa na Matriz e em Santo Antônio às 20h.

4)- Primeiro de Janeiro (01/01/19), Ano Novo: Às 7h em S.Antônio e São Pedro; às 8h em Santa Teresinha e na Matriz. Às 9h em São Raimundo e Santa Ana. Às 10h e 20h na Matriz.

5)- Batismos dos candidatos que fizeram os Ritos: Dia de Natal às 15h. Das crianças às 16.30h

6)- Comunhão solene: Dia 25 na missa das 10h. Confissão amanhã, 24 de manhã; à tarde para padrinhos.

7)- Profissão de Fé: Dia 06/01 na missa das 10h; Confissão: dia 05/01 de manhã; à tarde para os padrinhos. Reunião: dia 03 e 04/01

8)- Pedimos para programar-se e renovar assinaturas e pagamentos do Jornal da Celebração “O DOMINGO”, e “LITURGIA DIÁRIA”. Já foi paga a 1ª prestação das 05, no total de 4.894,00. No dia 14/01 cai a 2ª prestação.


VOTOS DE FELIZ NATAL


Meus VOTOS DE FELIZ NATAL PARA TODA A PARÓQUIA DE N.S. DAS DORES.

PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA. NAS SUAS ALEGRIAS E NAS SUAS TRISTEZAS. QUE ELAS POSSAM SER TRANSOFRMADAS EM ALEGRIAS DE NATAL E EM BÊNÇÃOS DE VITÓRIAS E DE FÉ  E DE AGRADECIMENTOS POR UM ANO VENCIDO E VIVIDO.

GRAÇAS E GRATIDÃO POR TANTAS TAREFAS REALIZADAS. OBRIGADO SENHOR E PERDÃO FAZEM PARTE DO CARDÁPIO DE NOSSA CEIA DE NATAL E DE NOSSA REFEIÇÃO.

FELIZ NATAL  PARÓQUIA. FELIZ NATAL 

MEU IRMÃO. FELIZ NATAL MINHA IRMÃ.











Nenhum comentário: