Na época de Jesus o judaísmo tinha
muito prestígio entre muitos cidadãos do império romano. O monoteísmo e sua
moral tinham grande valor para os romanos e pagãos. Muitos pagãos simpatizavam
com os judeus e se chamavam os “tementes a Deus” e havia outros que já tinham
aceitado mesmo o judaísmo e até a circuncisão, eram os “prosélitos”.
Entre os judeus havia os que esqueceram
a língua hebraica e só já falavam o
grego, e se chamavam helenistas (da antiga Grécia que se chamava Helénida).
Estes criticavam mais as leis judaicas e começavam a se distanciar dos outros.
Santo Estêvão era um destes, e quando foi assassinado pelos outros, todos os
helenistas imigraram para fora da Palestina e se espalharam pela Samaria e pela
Fenicia.
As coisas foram andando até que as
Sinagogas começaram a não mais aceitar nas suas celebrações os cristãos que
tinham vindo das outras nações, mas somente os cristãos judeus. Até que depois
da guerra judaica e destruição de Jerusalém no ano 70 d.C os fariseus
expulsaram de vez também os cristãos- judeus aos quais chamavam de “mestres do
erro”.
(Destruição da cidade de Jerusalém no ano 70 d.C.) |
Foi nesta época que se deu a crise total entre judaismo e cristianismo
(séc.III). Tudo vinha como consequência
da destruição da cidade de Jerusalém, naqueles versículos que fazem lembrança
no evangelho de Lucas, que foi escrito depois desse acontecimento ”Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas.
Na terra as nações ficarão angustiadas...Os homens vão desmaiar de medo; quando
essas coisas começaram a acontecer levantai a cabeça porque a vossa libertação
está próxima” (Lc, 21,25).
Na verdade isto já tinha acontecido e é
descrito como coisa que iria acontecer. Os judeus atribuíram a causa da
destruição de Jerusalém aos cristãos. Daí em diante houve uma exclusão total ou
seja, para o judaismo o cristianismo era herege, e vice-versa, para os cristãos
o judaísmo era também herege.
E proclamavam: o povo de Deus agora não
é mais Israel mas a Igreja; a Igreja é o novo Israel. Isto até que contrariava
as orientações de Paulo para o qual o
Israel era sempre o Israel de Deus quando repetidas vezes ensinava que “no fim
dos tempos todo Israel será salvo” (Rom. 1,16). Aí fracassou a pregação de
Paulo.
Foi agora que se fixou a noção da
palavra “Igreja”, retomada do antigo Israel como ”reunião, aglomeração”, em
grego ekklesia, (Dt.23,2). Vêm daí as Cartas onde se diz “À igreja que está em Corinto, em Roma, ou na
casa de Áquila”. Para Flávio Josefo, historiador judeu, era também uma Escola filosófica.
Aí começou também um cristianismo e uma
teologia que não estavam familiarizados com a fé e as tradições do judaísmo, e
se aproximaram mais das religiões e filosofias dos pagãos. As consequências
dessa separação do judaísmo foram as perseguições tanto por parte dos judeus
como do Império. Porquê?
O judaísmo estava contemplado como religião aceita
pelo Império mas não o cristianismo. Por isso a religião dos cristãos era
perseguida e o judaísmo não. O que resultou em tantos mártires cristãos. E
tanto aumentava a raiva dos judeus e
pagãos contra os cristãos como aumentava a raiva dos cristãos contra os judeus,
atribuindo-lhes toda a culpa pela morte de Jesus Cristo.
A Idade Média levantou esta nova
tradição caracterizada pela Inquisição, pela qual se intensificou a perseguição
e morte aos judeus. Os países cristãos perseguiam e expulsavam de seus
territórios os povos judeus.
Até que tudo veio a desembocar na maior tragédia
da humanidade que foi o holocausto de Auschwitz, na Alemanha em 1939-45 onde
foram dizimados cerca de 6 milhões de judeus.
Quem sabe, se tivessem dado ouvido à
pregação de São Paulo as coisas poderiam levar outro rumo. Paulo pregava: “A
salvação está em última instância aberta a judeus e não judeus. A salvação de Deus
em Jesus é para a humanidade inteira, até mesmo em primeiro lugar para os
judeus” conclui Paulo. (Rom.11,33).
Noticiário:
1)- Domingo que vem. 09/12, tem o 1º Rito para os catecúmenos na missa das 10.00h. Faça sua ficha no Secretariado como sem falta.
2)- Os missionários da Boa Nova
estivemos reunidos em assembleia em Contagem (MG) nos dias 27 a 29/11. P.
Ambrósio retornará no dia 05 pois ficou em visita a alguns amigos.
3)- Dia 08, sábado começa o festejo de
NªSª do Bom Parto na Comunidade da Tigela. Vai até o dia 18, a outra 3ªfeira o
festejo. Participe.
4)- Dia 05 é o dia nacional da Pastoral
da Criança. Terá comemorações em prol da Dr.a Zilda que foi a fundadora e está
em andamento o processo de canonização para ser a terceira Santa brasileira.
5)- Hoje encerra o segunda etapa de
estudo para Catequistas no método da Iniciação à vida cristã (IVC).
6)- Hoje, primeiro domingo do mês tem a
exposição do SS.mo a partir da missa das
10h.
7)- Dia 06 é a 1ª quinta feira do mês e
tem confissões durante o dia e celebração penitencial à noite na matriz
8)- Lembro aos Colegiados para
apresentarem nomes para a Pastoral da Acolhida no próximo CPP da outra
semana, dia 11/12. Ou 04 ou 08 ou mais nomes dependendo das portas onde vão
ficar os acolhedores.
9)- Estão abertas as inscrições para a
renovação das Assinaturas da Lliturgia ´DIÁRIA e do Jornal da
Celebração.
Outra imagem da destruição da cidade de Jerusalém no
ano 70 d.C.
Confira com o evangelho de hoje que se
reporta justo a isso e foi escrito após esse acontecimento:
“Haverá sinais no Sol, na lua e nas
estrelas. Na terra as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e
das ondas. Os homens vão desmaiar de medo
Quando essas coisas começarem a
acontecer levantai-vos e erguei a cabeça porque a vossa libertação está
próxima. Tomai cuidado para que os vossos corações não fiquem insensíveis por
causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida ”(Lc. 21,25-36).
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