sábado, 9 de fevereiro de 2019

Em todos os tempos se bebeu água. Mas em todos os tempos não se dava conta que na água vinham muitas misturas, e se usam hoje os filtros. Não precisaremos hoje o filtro para a leitura da Escritura?


O método de Descartes, filósofo francês do século XIX inovou a mentalidade e a filosofia moderna. Ele se baseava no método da dúvida e no método da dedução. Não mais receber por receber e aceitar por aceitar mas filtrar e duvidando, ficar com o que era bom.

Semelhante fez Paulo Freire na Sociologia do Oprimido ensinando o método da dedução. E a fé cristã não podia escapar desta influência. E a teologia cristã. Porque a teologia e as teologias são construções humanas tratando do âmbito do divino, mas não deixando de são deixando de se humanas. E tanto são mais divinas quanto mais forem humanas e mais humanas quanto mais forem divinas.

O teólogo João Batista Libânio disse que o cristianismo  e o protestantismo são patrimônios da Humanidade. Porquê? Porque baseados nas grandes filosofias do seu tempo.

Como assim? Nos primeiros tempos o cristianismo e os dogmas da teologia se basearam na filosofia do platonismo e agnosticismo, plotinismo e maniqueísmo. Depois, na Idade Média na filosofia da Escolástica e a teologia de Tomás de Aquino que foi uma releitura do Aristotelismo, do século XI ao XVI. São portanto construções teológicas maravilhosas e, como diz Ratzinger, depois Bento XVI, históricas.

Sabemos que numa grande Usina tem resíduos. E necessitam de filtragem. Por outro lado, as Indústrias se adaptam às novas exigências, como as de plásticos mais recicláveis, Escovas dentais mais adequadas etc.

Algumas pessoas irão rotular de herética a própria ideia de dúvidas poderem ser levantadas. E poderão até ficar se perguntando como é que um teólogo ou um padre diz de uma maneira e outro de outra maneira. 

Bem, você sabe que na medicina às vezes se trata de vida e de morte e tem a triagem. A medicina não é a mesma? No Direito tem triagem, o Direito não é o mesmo? Mas ele evolui e se adapta às circunstâncias. Só que a medicina e o direito não existem nas nuvens. Só é medicina e direito quando aplicados a determinada pessoa.

Também alguém poderá imaginar que a teologia e a fé estão nas nuvens. Não, elas se aplicam a pessoas concretas e a tempos determinados. Por outro lado é preciso saber que a matemática é uma ciência exata, a teologia e o direito não são ciências exatas.

Durante tempos pessoas passavam o tempo “brincando de Deus”, como se o que elas diziam e pensavam é como se fosse Deus que assim pensava e dizia. Foi assim que faziam os Fariseus e não só. E como noutras religiões históricas houve e há gente que brinca de Deus. 

É conhecido o caso de Inocêncio III que afirmou no séc.XIII, em 1216:  “Eu estou no lugar de Deus, posso julgar a todos mas ninguém pode me julgar a mim” (Bruce J.Malina: ”O evangelho social de Jesus,97).

Por isso voltemos à afirmação do nosso título: Em todos os tempos se bebeu água. Mas em todo os tempos não se dava conta que na água vinham muitas misturas, e se usam hoje os filtros. Não precisaremos hoje o filtro para a leitura da Escritura?


NOTAS LITÚRGICAS:
I- “Aqui estou, envia-me” (1ª leitura, Is.6,8). Tire a sua lição. Vou cantar-vos entre os Anjos ó Senhor e ante o vosso templo vou prostrar-me” (Salmo 137)

II- “Sua graça para comigo não foi estéril” (2ª leitura, 1 Cor.15,10) Tire a sua lição.

III- “Deixaram tudo e seguiram Jesus” (3ª leitura, evangelho, (Lc.15,11). Tire a sua lição.

ESCALA DAS VISITAS DA QUARESMA:

Santa Teresinha: dia 11/03;
NªSª do Bom Parto: dia 12/03;
São Francisco: dia 15/03;
São Pedro: dias 19 e 20/03;
Santo Antônio: dia 21/03;
Santa Ana: dia 03/04;
Centro: dias 09 e 10/04;
São Raimundo: dias 11 e 12/04

Obs: As Comunidades vão preparando as listas dos doentes e idosos para visitar e escalar os ministros da Comunhão que vão acompanhar os sacerdotes.

Obs.2- No dia 11/04 tem a Missa dos Santos Óleos na catedral do Brejo. As pessoas que quiserem participar vão-se inscrevendo no Secretariado para a viagem. O horário é às 18.00h. Nossa viagem é às 15.00h.

      NOTICIÁRIO:
1)- Nesta 5ª feira, dia 14, temos a reunião do CPP, por conta da reunião do clero que será no dia 12 e 13 em São Bernardo. Atenção os novos representantes das novas eleições têm que se representar. Sua presença é muito importante.

2)- Assembleia diocesana de Catequese: dias 08-10 em Araioses com 05 participantes das paróquias.

3)- Assembleia diocesana da Pastoral da Criança: dias 15-17, em Brejo

4)- Festa da inscrição ou acolhida para a Catequese paroquial (antes chamada matrícula e rematrícula): dia 16.

5)- Início da Catequese: dia 23/2.

6)- DIA DE CRISMA: O sr. Bispo já confirmou a data que será no dia 24/03. Horário: 10.00h do dia. Fica ao cuidado da coordenação paroquial marcar o dia do retiro espiritual. E as reuniões dos Crismandos.

7)- Assembleia do Conselho pastoral juvenil: dias 16 e 17.

8)- Reunião de formação diocesana dos coordenadores do dízimo: dias 22-24, no Brejo.

9)- Nos mesmos dias 22-24: Escola diaconal no Brejo.
10)- A pastoral da Sobriedade convida os participantes para continuar suas reuniões toda terça feira às 19.h

11)- No dia 11: reunião da coordenação paroquial da Pastoral da família, e dos pilares horário, 19.30h no CBNET, e no dia 18 com as coordenações do Bairros.

12)- Reunião do clero nos dias 12 e 13 em São 
Bernardo.



Nenhum comentário: