sábado, 22 de junho de 2019

A Igreja da cristandade e da pós-cristandade



A Igreja da cristandade era antes do concílio Vaticano II, desde o séc.IV até nos anos da revolução francesa, 1789. Significa que a Igreja era composta de todos os Estados do Ocidente europeu onde todo mundo tinha que ser cristão para se salvar.

No século XVI vieram os protestantes e tomaram para si essa preocupação que até agora era só da Igreja católica: “todo mundo tem que ser evangélico para se salvar”.

Na Idade Média todas as Universidades europeias eram católicas. Todo o conhecimento tinha que passar pelo filtro católico. Coisa que veio a mudar na idade moderna no século das luzes assim chamado, porque os intelectuais começaram a se independenciar da tutela tanto da Igreja católica como das igrejas protestantes. 

E o mundo começou a alinhar com eles, dando às Igrejas o seu lugar no respeitante a seu espaço de fé, e dando às ciências e ao chamado “mundo profano” a sua independência própria. E defendiam a liberdade religiosa e liberdade de consciência. 

Isto custou sangue e suor para  que a teologia se adaptasse a estas novas ideologias, pois os detentores da fé e das regras da fé achavam que o mundo iria acabar quando eles perdessem o controle da situação. 

Na época até o Papa Pio IX publicou o chamado “Syllabus” que era uma coleta de condenações condenando a nova situação, como a liberdade religiosa e liberdade de consciência. Ele temia que chegasse o “fim da cristandade” onde a Igreja ainda tinha o controle de tudo. Em 1948 esta situação se firmou na DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU.

O concílio vaticano II veio esclarecer os diferentes campos da Igreja e da ciência dizendo que “há duas ordens de conhecimento, a da fé e da razão”, na Constituição Gaudim et Spes (Alegria e Esperança). Na mesma linha, a Igreja reconhecia “a justa liberdade e autonomia da cultura humana e da ciência” (n.59).

A Igreja se abria para dar o direito alienável da independência que até ao momento tinha sido negada ao mundo separado da Igreja.
      NOTICIÁRIO:

1)- A imagem de NªSª Aparecida é hoje recepcionada na Matriz às 08.00 da manhã com entrada solene para a santa Missa acompanhada de toda a Pastoral Familiar e ECC e Círculos. Estará na igreja de S.Francisco no dia 25. 
No dia 26 em São Pedro; 27 em S.to Antônio; 28 em S.Raimundo; 29 em Santa Ana; 01/07 em S.ta Teresinha; 02/07 na igreja de NªSª do Bom Parto. No dia 03/07 irá para a Paróquia de Cristo Rei.

2)- O 3º jubileu das SMP (Santas Missões Populares): Dia 05 e 06: Começará com um tempo de Espiritualidade missionária no dia 05 à noite no CBNET. Visitas missionárias no dia 06 conforme as tarefas que serão distribuídas, encerrando com a Missa da Unidade.

3)- Reforma do telhado da Matriz: Já começou o trabalho para a cobertura com a brasilite. Esperamos concluir em tempo todo o trabalho até no dia 05 de Setembro quando será a inauguração do novo Telhado da Matriz, no levante do mastro; Por isso haverá uma Missa solene na recepção do Mastro seguindo-se Shows com Ministérios e Bandas no âmbito diocesano e Paroquial. O mastro virá do Retorno do Bairro da Corrente e de S.ta Teresinha.

4)- Festejo de São Pedro: Dia 19 o levante do mastro que virá da igreja de Santo Antônio. A Novena começará sempre à 19.00 com o santo Terço – Novena e Santa Missa. Dia 29 o encerramento com a santa Missa às 08 da manhã, e às 16.00 procissão e show de prêmios. Haverá LEILÃO nos dia 23 e 23.  Noite cultural e Quadrilhas nos dias 26 e 27.
5)- Escola diaconal: dias 29 e 30 na sede da diocese, Brejo.
             Notas litúrgicas

I- “Eu derramarei um espírito de graça e oração e olharão para mim” ( Zac.12,10 primeira leitura).
II- Vocês todos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo” (Gál.10,26 segunda leitura).
III- “Quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará” (evangelho, Lc.9,24).
Pedimos a atenção da PREFEITURA e da A SECRETARIA DE OBRAS para a figura abaixo, pois eu já ouvi que  foram dadas ordens para a execução desse  trabalho,  assim como a melhora da rua da ALDEIA.

Parabenizamos o ministério dos ACÓLITOS E DA ACOLHIDA pelos trabalhos da preparação das RUAS para a PROCISSÃO DO CORPUS CHRISTI










Nenhum comentário: