sábado, 15 de junho de 2019

O DEUS DESCONHECIDO (At. 17,23)

Numa epidemia que matava muita gente em Atenas (Grécia), no séc.II antes de Cristo nenhum Deus resolveu. Então foram escolhidas algumas pessoas para ir um busca de um tal Epimênides, morador na ilha de Creta, e só o Deus dele conseguiu acabar com a mortandade. Perguntaram a ele o nome desse Deus e respondeu: entre todos os nomes dos outros deuses, esse não tem nome, é o Deus Desconhecido. “Agnosto Theo”(At. 17,23).

Esta é a referência de Atos dos Apóstolos à história do “Deus Desconhecido” no sermão de São Paulo em Atenas no capítulo citado. E fazia parte da filosofia e da religião gnóstica dos primeiros cristãos na região do Egito. E foi na região do Egito que foi justamente escrito o evangelho de João e recebeu influências dessa filosofia chamada gnóstica e dessa religião como ficou comprovado quando foi descoberta a biblioteca de Nag Hammabi em 1940.

O que dizia essa filosofia ? A humanidade estava dividida em três tipos básicos: a matéria, a alma ou psique, e a gnose ou conhecimento pneumático.

A matéria era má e o princípio da perdição. A psique ou alma era a luz da vida, como o cocheiro da matéria. E o que salvava era a gnose, que era o estudo da psique aplicada à vida. Só  os estudiosos da gnose eram guiados pelo espírito, ou pneuma. Eram os pneumáticos.

E qual era o mandamento principal para estes guiados pelo espírito (pneuma)? Não poderiam se misturar com a matéria, não poderiam nem fazer sexo a não ser oral ou anal para não aumentar os filhos que eram o mal da matéria no mundo.

Estes guiados pelo pneuma, espírito, participavam de uma centelha desse Deus desconhecido, que nada tinha a ver com a criação da BBiblia, chamado demiurgo ou Criador, e que fez o homem mau como vem descrito na Bíblia no capítulo do Gênesis.
Para os gnósticos, Jesus era filho desse Deus Desconhecido que veio aumentar a centelha divina que eles já participavam. Jesus era um puro espírito divino desse Deus Desconhecido que ele chamava Pai, e nada tinha a ver com a matéria de criatura. 
Este espírito puro, Jesus, era também a reencarnação do Logos, um espírito puro que Zenão de Ciro já cultuava também desde 2.600 anos antes de Cristo. O Logos era a única realidade eterna, o resto existia tudo em mudança. Assim os gnósticos se misturavam com os estóicos, (de estóia, o pórtico onde ensinavam).
Este logos era conhecido também pelos Judeus, mas eles  preferiam chamar-lhe Sabedoria, no Antigo Testamento. Vejamos uma passagem sobre essa Sabedoria, que a Igreja escolheu para a Festa da SS.ma Trindade
Assim diz a Sabedoria de Deus: fui gerada quando não existiam os abismos, nem os mananciais das águas, antes que fossem estabelecidas as montanhas. Quando preparava os céus ali estava eu; quando traçava a abóbada sobre o abismo, quando firmava as nuvens lá no alto e reprimia as fontes do abismo, quando fixava ao mar os seus limites – de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas – e lançava os fundamentos da terra, eu estava ao seu lado como mestre de obras, eu era seu encanto dia após dia, brincando, todo o tempo, brincando na superfície da terra e alegrando-me em estar com os filhos dos homens” (Prov.8,24-31).

Notemos que onde se diz Sabedoria, o evangelho de João diz “Verbo” que era o mesmo Logos”. Para 
quê este histórico todo? Para a gente fazer uma ideia do  que está por detrás de muitas articulações de nossa fé e nossas teologias.
      NOTICIÁRIO:
1)- Hoje tem a Primeira Comunhão da Catequese do Centro. Ontem foi um intenso dia de preparação com momentos de reflexão e retiro no CBNET.

2)-Festejo de São Pedro: inicia no dia 19. `As 16.30h o mastro vindo da igreja de S.to Antônio marcará a abertura oficial do festejo. Em seguida a celebração da santa Missa. A Novena começará sempre à 19.00 com o santo Terço – Novena e Santa Missa. Dia 29 o encerramento com a santa Missa às 08 da manhã, e às 16.00 procissão e show de prêmios. Haverá LEILÃO nos dia 23 e 23.  Noite cultural e Quadrilhas nos dias 26 e 27.

3)- FESTA DO CORPO DE DEUS – Corpus Christi: será no dia 20. Missa às 08h da manhã na Matriz. Às 16.00h a Procissão vindo da igreja de Cristo Rei, que começará com a celebração da santa Missa, seguida da procissão até na matriz de NªSª das Dores. Não tem a missa das 08 da noite, tem às 18.30h na chegada da procissão.

4)- A imagem de NªSª Aparecida será ecepcionada na Matriz no dia 23, domingo que vem às 08.00 da manhã com entrada solene para a santa Missa das oito acompanhada de toda a Pastoral Familiar e ECC e Círculos, E durante a semana haverá as visitas e culto e celebração da eucaristia a começar na igreja de S.Francisco no dia 25. No dia 26 em São Pedro; 27 em S.to Antônio; 28 em S.Raimundo; 29 em Santa Ana; 01/07 em S.ta Teresinha; 02/07 na igreja de NªSª do Bom Parto. E no dia 07 a entrega para a matriz e de lá para a paroquia de Cristo Rei.

5)- 3º jubileu das SMP (Santas Missões Populares): Dia 05 e 06: Começará com um tempo de Espiritualidade missionária no dia 05 à noite no CBNET. Visitas missionárias no dia 06 conforme as tarefas que serão distribuídas, encerrando com a Missa da Unidade.

6)- Reforma do telhado da Matriz: O CPP (Concelho Pastoral Paroquial) optou pela cobertura com telha Brasilite reforçada e aposentar a telha velha de já muitos anos atrás. E também pelo revestimento da torre com pastilhas a fim de evitar a pintura e o desgaste de todos os anos.

7)- Bote Fé: O CPP optou por fazer o Bote Fé na abertura do Festejo da Padroeira para a inauguração do novo Telhado da Matriz. Por isso haverá uma Missa solene na recepção do Mastro seguindo-se Shows com Ministérios e Bandas no âmbito diocesano e Paroquial. O mastro virá do Retorno do Bairro da Corrente e de S.ta Teresinha.

PRESENÇAS NO CPP de 11/06/19:
- Pastoral Familiar; - Ministério  dos Acólitos; - Apostolado da Oração; -Catequese; -Mãe Rainha; - Legião de Maria; -Comipa; Comunidades todas menos o Centro e S.Antônio.
AUSÊNCIAS :
- Caminho Neo catecumenal; - Shalon; - RCC (nenhum GO); -Caep;- Homens do Terço; -Mulheres do Terço; -Apostolado do Terço; -Pastoral da Juventude: -Pastoral da Criança; Pastoral do dízimo; Comunidade do Centro; e S.to Antônio.
         NOTAS LITURGICAS:
I- “Assim fala a Sabedoria de Deus” (Prv.8.22, primeira leitura);
II- “Por ele tivemos acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes” (Rom.5,2 seunda leitura).
III- “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos mas não sois capazes de compreendê-las agora” (Jo.16,12, evangelho)
Até quando vamos esperar ali uma FAIXA para OS VEICULOS DO ESTACIONAMENTO AO SERVIÇO DA IGREJ MATRIZ?
 
 

Nenhum comentário: