sábado, 3 de agosto de 2019

A TEOLOGIA DO SOFRIMENTO DESDE O ANTIGO TESTAMENTO E O BODE EXPIATÓRIO


Às vezes dizemos “Deus te castigou com paralisia porque você foi desobediente e mau com sua mãe”. Não é de hoje que as pessoas pensam que as doenças são castigo de Deus. Na época de Cristo muitos acreditavam nisso. 

Alguns pensam ainda: Será que Deus realmente usa doenças para fazer as pessoas pagaram por seus erros? Pare e pense: se Deus usasse o sofrimento e as doenças para castigar as pessoas que merecem, será que Jesus teria curado tantos doentes quando estava na Terra? 

Será que iria causar um acidente de avião matando centenas de pessoas inocentes para punir um passageiro? Jesus mostrou que Deus não castiga as pessoas com doenças e sofrimento.(Jo.9,35). Para aqueles que estão passando por graves problemas de saúde, é muito consolador saber que Deus não é o culpado pelo sofrimento deles.


Então porque passamos por tantos sofrimentos? Faz muito tempo que as pessoas tentam achar a resposta para essa pergunta. Nós sem querer somos herdeiros de uma teologia do Antigo Testamento que explicava o sofrimento como castigo de Deus. Vejamos: o povo 

judeu foi aniquilado e resumido a nada pelos deuses dos assírios e babilônicos. Javé tinha sido mais fraco. 

O que é que os letrados e os sacerdotes fizeram? Para levantar a moral do povo disseram que Javé não foi fraco, mas pelo contrário, foi ele que mandou os reis assírios e babilônicos para castigar o povo com aquele sofrimento e derrotas. 

Na verdade tudo que acontecia naquelas épocas o povo atribuía tudo a Deus ou aos deuses, eram eles que faziam.  Essa teologia resultou então duma luta dos deuses, mas quem pagou foi o povo, que pagou o pato.

Essa teologia pegou e virou catecismo. Dessa teologia do sofrimento passa-se facilmente para a transferência para o “bode expiatório”. Como o Deus de Israel manifestou o seu poder mandando os reis inimigos para castigar o povo para pagar o pato porque tinham pecado, então tinha  que aparecer alguém que sofresse no lugar do povo: inventaram o “bode expiatório” que carregava as culpas do povo e o mandavam para o deserto. 

E daí apareceu o “cordeiro” que desde a época do mar vermelho passou para o “cordeiro pascal” que tira o pecado do mundo. E do cordeiro ou carneiro pascal passou o castigo para o Cristo na cruz, onde os nossos castigos recaíram sobre ele. 

Tudo isso é desenvolvido no Livro do Deutero Isaias, cap.40-50, onde o povo se assume como o Servo sofredor.

Por isso que nós, sem querer somos herdeiros de uma teologia do Antigo Testamento que explica o sofrimento como vontade de Deus.
              NOTICIÁRIO:

1)- Atenção para a programação do próximo domingo, como veio já anunciada domingo passado: 11/08: Missa celebrada pelo Bispo diocesano Dom José Valdeci Santos Mendes para a Tomada de posse do P. Raimundo Ambrósio como Pároco da Paróquia de NªSª das Dores de Chapadinha. E do P.Casimiro João como vigário paroquial

Horário: Às 10.00h. Convocamos toda a Paróquia a se fazer presente nessa Eucaristia e nesse evento. Por isso mesmo só vai ter essa Missa na parte da manhã e não terá a missa das 08h. e nem nas Capelas dos Bairros. Somente a missa da noite, 20h. Obs: por esse motivo a missa do dízimo de domingo  ficará para o dia 18.

2)- SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA: Abertura domingo dia11/08, na Missa das 20.00h. Encerramento dia 18/08 também na Missa das 20.00h
Caminhada de cada Comunidade até a Matriz para a missa das 20h. Levar Faixas e Cartazes e quem sabe também carro de som.

3)- Hoje, primeiro domingo, tem Exposição do SS.mo Sacramento. Atenção aos horários das Comunidades e Grupos.

4)- O seminarista Morais (o Severino), já fez os votos nos Missionários Inacianos, (Sociedade Missionária de Santo Inácio), em São Paulo, foi no dia 01/08 esta semana.

4)- O Quintino de Araújo (Neto) já teve alta nesta sexta feira dia 02/08. Só foi necessário fazer uma cirurgia de um punho, nem cabeça nem maxila nem o outro braço ou punho não sofreram fratura nenhuma. No dia 05/09, abertura do Festejo faremos missa de ação de graças pela vida deste homem de Deus que teve esse milagre em sua vida.
        NOTAS LITÚRGICAS:

I- “Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós” (Refrão do Salmo)
II- “já vos despojastes do homem velho e vos revestistes do homem novo” (Col.3,9, segunda leitura).
III- “A vida de um homem não consiste na abundância de bens” (Lc.12,15 evanglho).

       Escala da Exposição do Santíssimo:

11.00h-12.00h: Acólitos, Pastoral da Juventude e Comunidade de São Pedro;
12.00h-13.00h: Apostolado da Oração, Legião de Maria e Comunidade de São Francisco;
13.00h-14.00h: Comunidade Shalon, Apostolado do Terço e Comunidade de Santa Ana.
14.00h-15.00h- Ministros da Comunhão, e Comunidade de São Raimundo;
15.00h-16.00h- Catequeses, Caminho neo-catecumenal e Comunidade de S.Antônio;
16.00h-17.00h: RCC (todos os Grupos) e Comunidade de Santa Teresinha;
17.00h-18.00h: Pastoral da Família e Comunidade de NªSª do Bom Parto;
18.00h-19.00h- Homens do Terço. Mulheres do Terço e Comunidade do Centro


PARA FINALIZAR NOSSO BLOG DE 

HOJE NOSSA RECLAMAÇÃO PELO

DESCASO DA AUTORIDADE MUNICI-

CIPAL PELA RUA QUE DESCE PARA 

A ALDEIA E VILA LIBERDADE.



Nenhum comentário: