quarta-feira, 31 de julho de 2019

A LUTA DOS DEUSES E A ORAÇÃO DE ABRAÃO (Gn.18,20-31).


Abraão teve um “diálogo” com Deus perguntando se iria suspender o “castigo” da cidade de Gomorra.

Ele estava convencido que Deus é que mandava o castigo. E porquê? Pelo seguinte: era a época da luta dos deuses. Os judeus tinham sido vencidos pelos povos vizinhos. É lógico que que pensassem então que os deuses dos seus inimigos eram mais fortes do que o deus deles, Javé.

Os letrados então e os sacerdotes se reuniram para levantar a moral do povo. E fizeram a seguinte escritura: quê nada, o nosso Deus Javé não é mais fraco do que os deuses dos nossos inimigos, pelo contrário, foi ele que mandou os outros deuses castigar vocês por causa dos pecados de vocês. Por isso Javé continua no controle.

E isso pegou e entrou na teologia e no catecismo do povo: que Deus-Javé é que mandou o castigo e o sofrimento. E nós somos herdeiros dessa mentalidade que os castigos vêm de Deus.

Porém na época de Jesus ele veio reverter essa situação, o sofrimento não vem de Deus. “Mestre, quem pecou para que esse homem tivesse nascido cego, ele ou os seus pais”? Nem ele nem os seus pais” respondeu Jesus. (Jo.9,3).

Nenhum comentário: