sábado, 27 de julho de 2019

“Comiam e bebiam e “falavam” com os deuses no cimo da montanha”


Estas visões antropomórficas  de “ver a Deus”, comer e beber com Deus na montanha, e seus pés com brilhos de céus (Êx.24,9) são muito antigas e temos que admitir que tem paralelos em textos míticos extra bíblicos  herdados das literaturas ugaríticas e mesopotâmicas. Compare com Gn 18,23: “Abraão ficou na presença do Senhor e “falou” com o Senhor...”

O “cimo da  montanha” era o lugar que habitavam os deuses, e do encontro com eles; no Novo Testamento Jesus descia da “montanha” e encontrava muita gente na planície querendo dizer que na planície é que encontrava o povo nos seus sofrimentos.

Acontece que estas lendas foram depois corrigidas e misturadas próximo desses capítulos onde se conta “que só Moisés subiu a montanha (Sinai), e que não há refeição alguma, que não há nenhuma parte do corpo  de Deus no Monte Sinai (Ex.33,20).

Por sua vez, noutro lado se diz que Deus não foi visto, mas só uma voz “no meio do fogo” (Dt.4,12). E ainda “do céu Ele fez você ouvir sua voz para disciplinar você, e sobre a terra Ele mostrou seu grande fogo, e você ouviu suas palavras do meio do fogo”(Dt.4,36). Compare com a cena descrita no batismo de Jesus: ”E do céu descia uma voz, este é o meu filho amado” (Mt.3,17) e na transfiguração (Mc.9,17).

Em tudo isso ficamos certos do seguinte: narrações e catecismos posteriores corrigem os antigos. O Deus como tendo visto na forma humana é agora lembrado como a voz que profere palavras vindas do fogo ou da nuvem. 

Continua a expressão ainda em forma mítica, mas já muito mais domesticada e suavizada, como nas cenas do Novo Testamento do batismo e da mesma Transfiguração onde também já só  se fala que “se ouviu a voz de Deus vinda das nuvens. 

Lembrando agora  que existe uma chamada a transportar coisas do Antigo Testamento para o Novo Testamento. Exemplo onde se fala na ressurreição onde se conta também de refeições com Jesus seus discípulos.(Lc24,42). 

Somos levados a dar o desconto e nos colocar na época de tradições em que havia uma intenção de transmitir uma vida diferente.
      NOTICIÁRIO:

1)- A santa missa de hoje das 08.00h é a cargo da PASTORAL DA FAMÍLIA, porque escolheram o último domingo como o DIA DA PASTORAL. A Pastoral familiar é a mãe de todas as pastorais. Por isso preze sua pastoral e dê tudo para uma boa vivência e participação.

2)- Hoje o ministério do Grupo de Acólitos comemora 25 anos de sua existência, com a Missa solene das 10.00h na igreja Matriz de NªSªdas Dores. E Comemoração das BODAS DE PRATA NO RINCÃO BOA NOVA no dia 02/08: HORÁRIO: 19.00h.

3)- 03/08: Missa da unidade, com as presenças das Comunidades, Grupos e Pastorais. Não haja outras atividades nesse horário.

4)- 01/08: Primeira 5ªfeira do mês, tem confissões durante o dia e celebração penitencial à noite.

5)- 04/08, próximo domingo: Exposição do SS.mo Sacramento.

6)- Teremos neste mês de Agosto três Missas do Sr.Bispo na Paróquia de NªSª das Dores: A primeira vai ser já no dia 11/08; a segunda no dia 25/08, missa de Crisma, no interior, comunidade e Setor de Tucuns, e a 3ª provavelmente na Novena de S.Raimundo nesse mesmo dia 25. 

E no mês de Setembro está confirmada no dia 05/09 a missa da Bênção do novo Telhado da Matriz, torre e reforma geral: Santa Missa às 18.30h após a recepção do MASTRO DA SANTA, seguindo-se a Bênção e shows depois da santa Missa. 

Também está confirmada a presença do Sr. Bispo para os dias 14 e 15 de Setembro. E mais: presenças do P. José Armando, o Regional dos Missionários da BOA NOVA, do P.Anisberto Bonfim o 1ª Conselheiro, e do P.Pedro José Correia.

7)- 11/08: Missa celebrada pelo Bispo diocesano Dom José Valdeci Santos Mendes para a Tomada de posse do P. Raimundo Ambrósio como Pároco da Paróquia de NªSª das Dores de Chapadinha; e do P.Casimiro João como vigário paroquial. Horário: Às 10.00h. 

Convocamos toda a Paróquia a se fazer presente nessa Eucaristia e nesse evento. Por isso mesmo nesse domingo dia 11 só vai ter essa Missa da parte da manhã, e não terá a missa das 08h e nem nas Capelas dos Bairros. Somente a missa da noite, 20h. Obs: por esse motivo a missa do dízimo desse domingo ficará para o dia 18/08.

Decreto – nomeação de novo pároco:

Atendendo à solicitação de renúncia de pároco do Rev.mo Pe.Casemiro dos Anjos Galhardo João, fundamentado no cân.538&3, pois o mesmo já possui oitenta anos de idade, e levando em consideração suas condições físicas, acolhemos seu pedido, porém continuará exercendo seu ministério como Vigário Paroquial da mesma paróquia da qual apresentou sua renúncia. Dada e passada na cúria diocesana aos dezessete dias do mês de junho de dois mil e dezenove.
Dom José Valdeci Santos Mendes

   Página da ironia



Nenhum comentário: