O saber dá poder, na política e na
Igreja. Jesus contestou os doutores da lei dum modo significativo. E tanto era
assim que eles encontravam subterfúgios e desculpas, e meios de se dispensarem,
mas obrigando os outros nos mínimos detalhes.
Por exemplo no 4ºmandamento, de
cuidar de seus pais idosos, e ficando com o espírito livre para “cumprir” seus obsessivos
rituais de purificação e outros seus caprichos. (Mc.7,1-13).
Com seus conhecimentos secretos sobre
Deus, como o tratado do carro de Ezequiel e de Eliseu, o nome divino
e virtudes mágicas, os segredos das maravilhas do início do
mundo, os segredos da Torah, eles usavam fórmulas mágicas para
driblar as leis em seu favor.
Todo o ensinamento deles era conhecido como “segredo de Deus”. Eles se
consideravam herdeiros e sucessores dos
profetas.
Em contrapartida aos seus cuidados com
as leis do Templo e dos sacrifícios, e jejuns e purificações que eles cuidavam
com detalhes, Jesus e os discípulos nunca tomaram parte de um sacrifício no
Templo.
Os evangelhos nunca nos mostram Jesus, durante sua vida pública nessa
participação. Só tomava parte na oração e celebração leiga na sinagoga. Jesus
era um leigo e não pertencia a nenhuma ordem sacerdotal.
Ele estava mais preocupado com a vida e
as relações justas entre as pessoas do que em respeitar as estreitezas do
sistema de impurezas legais. De agora em diante a função litúrgica não é
necessariamente reservada exclusivamente aos clérigos. Cristo era um leigo que
soube renovar a relação de Deus com seu povo.
E
aqui vem a questão: porque é que os cristãos praticantes são ainda hoje muito mais conservadores do que o conjunto da população?
Quando “há mais alegria no céu por um pecador que se converte” tantas vezes entre os conservadores é o contrário, há mais tristeza e raiva e se deduram os que querem voltar? (Lc. 15,7).
E não é por isso também que muitas assembleias servem mais para celebrar um Deus que só se enquadra na perspectiva e ambições de dessas assembleias? Por isso o poder tem mais força quando apoiado e expresso na religião. Os políticos sabem muito disso, assim como os poderes religiosos também.
Não são estas distinções e honrarias
das divisões sociais que ainda herdamos hoje daquelas épocas? Já cantava o
hino: A MESA TÃO GRANDE E VAZIA DE AMOR E DE PAZ, DE PAZ! “Aonde há luxo de alguns, alegria não há jamais! A mesa da eucaristia
nos quer ensinar, ah, ah, que a ordem de Deus nosso Pai é o pão partilhar. Pão em todas as mesas..."
NOTICIÁRIO:
1)- Hoje tem Exposição do Santíssimo,
primeiro domingo de Julho, com os horários de cada Grupo e comunidade.
2)- Dia 09 segunda 3ªFeira do mês tem a
reunião do CPP. Chamo a atenção para a importância da presença e as
participações no CPP, Conselho Pastoral Paroquial. Dois membros dos Colegiados,
(do Centro e das Comunidades, dois membros de cada Pastoral e Movimento e dois
membros dos CAEs (Conselho Econômico das Comunidades, além do CAEP (Conselho
Econômico Paroquial).
Vejam
as ausências da última Reunião do mês de Junho: - Caminho Neo
catecumenal; - Shalon; - RCC (nenhum Go); -Caep;-
Homens do Terço; -Mulheres do Terço; -Apostolado do
Terço; -Pastoral da Juventude: -Pastoral da Criança; -Pastoral
do dízimo; -Comunidade do Centro; e comunidade de
S.to Antônio.
As presenças: - Todos os Colegiados das Comunidades,
menos da Comunidade do Centro e da comunidade de S.to Antônio; Pastoral
Familiar; - Ministério dos
Acólitos; - Apostolado da Oração; -Catequese; -Mãe Rainha;
- Legião de Maria; -Comipa.
Escala
da Exposição do Santíssimo:
11.00h-12.00h: Acólitos, Pastoral da Juventude e Comunidade de São Pedro;
12.00h-13.00h: Apostolado da Oração, Legião
de Maria e Comunidade de São Francisco;
13.00h-14.00h: Comunidade Shalon, Apostolado
do Terço e Comunidade de Santa Ana.
14.00h-15.00h- Ministros da Comunhão,
e Comunidade de São Raimundo;
15.00h-16.00h- Catequeses, Caminho
neo-catecumenal e Comunidade de S.Antônio;
16.00h-17.00h: RCC (todos os Grupos) e
Comunidade de Santa Teresinha;
17.00h-18.00h: Pastoral da Família e Comunidade
de NªSª do Bom Parto;
18.00h-19.00h- Homens do Terço. Mulheres do Terço e Comunidade
do Centro
NOTAS
LITÚRGICAS:
I- “Como uma mãe que
acaricia o filho, assim eu vos consolarei” (Is.66,13 primeira leitura).
II- “Eu trago em meu
corpo as marcas de Jesus” (Gál.6,17 segunda leitura)
III- “A messe é grande
mas os trabalhadores são poucos” (Lc,10,2 evangelho)
(Veja como vai o andamento da reforma da torre e do telhado da nossa Matriz de N.S. das Dores)
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