sábado, 6 de julho de 2019

“Ai de vós que tendes a chave da ciência e do conhecimento; vós mesmos não entrastes e impedistes aos outros de entrar” (Lc.11,52).

O saber dá poder, na política e na Igreja. Jesus contestou os doutores da lei dum modo significativo. E tanto era assim que eles encontravam subterfúgios e desculpas, e meios de se dispensarem, mas obrigando os outros nos mínimos detalhes. 

Por exemplo no 4ºmandamento, de cuidar de seus pais idosos, e ficando com o espírito livre para “cumprir” seus obsessivos rituais de purificação e outros seus caprichos. (Mc.7,1-13).

Com seus conhecimentos secretos sobre Deus, como o tratado do carro de Ezequiel e de Eliseu, o nome divino e virtudes mágicas, os segredos das maravilhas do início do mundo, os segredos da Torah, eles usavam fórmulas mágicas para driblar as leis em seu favor. 

Todo o ensinamento deles era conhecido como  “segredo de Deus”. Eles se consideravam  herdeiros e sucessores dos profetas.

Em contrapartida aos seus cuidados com as leis do Templo e dos sacrifícios, e jejuns e purificações que eles cuidavam com detalhes, Jesus e os discípulos nunca tomaram parte de um sacrifício no Templo. 

Os evangelhos nunca nos mostram Jesus, durante sua vida pública nessa participação. Só tomava parte na oração e celebração leiga na sinagoga. Jesus era um leigo e não pertencia a nenhuma ordem sacerdotal.

Ele estava mais preocupado com a vida e as relações justas entre as pessoas do que em respeitar as estreitezas do sistema de impurezas legais. De agora em diante a função litúrgica não é necessariamente reservada exclusivamente aos clérigos. Cristo era um leigo que soube renovar a relação de Deus com seu povo.

E aqui vem a questão: porque é que  os cristãos praticantes são ainda hoje muito mais conservadores do que o conjunto da população?  

Quando “há mais alegria no céu por um pecador que se converte” tantas vezes entre os conservadores é o contrário, há mais tristeza e raiva e se deduram os que querem voltar? (Lc. 15,7).

E não é por isso também que muitas assembleias servem mais para celebrar um Deus que só se enquadra na perspectiva e ambições de dessas assembleias? Por isso o poder tem mais força quando apoiado e expresso na religião. Os políticos sabem muito disso, assim como os poderes religiosos também.

Não são estas distinções e honrarias das divisões sociais que ainda herdamos hoje daquelas épocas? Já cantava o hino: A MESA TÃO GRANDE E VAZIA DE AMOR E DE PAZ, DE PAZ! “Aonde há luxo de alguns, alegria não há jamais! A mesa da eucaristia nos quer ensinar, ah, ah, que a ordem de Deus nosso Pai é o pão partilhar. Pão em todas as mesas..."
     NOTICIÁRIO:
1)- Hoje tem Exposição do Santíssimo, primeiro domingo de Julho, com os horários de cada Grupo e comunidade.

2)- Dia 09 segunda 3ªFeira do mês tem a reunião do CPP. Chamo a atenção para a importância da presença e as participações no CPP, Conselho Pastoral Paroquial. Dois membros dos Colegiados, (do Centro e das Comunidades, dois membros de cada Pastoral e Movimento e dois membros dos CAEs (Conselho Econômico das Comunidades, além do CAEP (Conselho Econômico Paroquial).  
Vejam as ausências da última Reunião do mês de Junho: - Caminho Neo catecumenal; - Shalon; - RCC (nenhum Go); -Caep;- Homens do Terço; -Mulheres do Terço; -Apostolado do Terço; -Pastoral da Juventude: -Pastoral da Criança; -Pastoral do dízimo; -Comunidade do Centro; e comunidade de S.to Antônio.
As presenças: - Todos os Colegiados das Comunidades, menos da Comunidade do Centro e da comunidade de S.to Antônio; Pastoral Familiar; - Ministério  dos Acólitos; - Apostolado da Oração; -Catequese; -Mãe Rainha; - Legião de Maria; -Comipa.
Escala da Exposição do Santíssimo:

11.00h-12.00h: Acólitos, Pastoral da Juventude e Comunidade de São Pedro;

12.00h-13.00h: Apostolado da Oração, Legião de Maria e Comunidade de São Francisco;
13.00h-14.00h: Comunidade Shalon, Apostolado do Terço e Comunidade de Santa Ana.

14.00h-15.00h- Ministros da Comunhão, e Comunidade de São Raimundo;

15.00h-16.00h- Catequeses, Caminho neo-catecumenal e Comunidade de S.Antônio;

16.00h-17.00h: RCC (todos os Grupos) e Comunidade de Santa Teresinha;

17.00h-18.00h: Pastoral da Família e Comunidade de NªSª do Bom Parto;

18.00h-19.00h- Homens do Terço. Mulheres do Terço e Comunidade do Centro
                 NOTAS LITÚRGICAS:
I- “Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei” (Is.66,13 primeira leitura).

II- “Eu trago em meu corpo as marcas de Jesus” (Gál.6,17 segunda leitura)

III- “A messe é grande mas os trabalhadores são poucos” (Lc,10,2 evangelho)

(Veja como vai o andamento da reforma da torre e do telhado da nossa Matriz de N.S. das Dores)














Nenhum comentário: