sábado, 4 de setembro de 2021

Curandeirismo – ciência – Jesus - Nós

“Em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a língua dele. Olhou para o céu, suspirou e disse: “Efatá”, que quer dizer “abre-te”. Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade”(Mc.7,33-35).

A arte da cura naquela época chamava-se curandeirismo. Era feita de experiências, de uso de plantas, águas e recursos como barro, e rezas. Agora a arte da cura é na ciência, baseada em dados comprovados de análises bioquímicas, e análise do mapeamento de todo o organismo humano, sobre vírus e outros micro-organismos. Segundo os evangelhos, Jesus usava os métodos da época como consta da leitura citada.

Outro dia eu perguntava: se Jesus vivesse hoje, teria que usar máscara durante a pandemia do coronavirus? Vi a hesitação de muitas pessoas. Por outro lado, a surpresa. Nunca teriam feito essa pergunta. E se fosse atingido pelo vírus, teria que dar baixa no hospital e na UTI? Outra hesitação. Como? É possível?

Agora, avanço outra pergunta: Se Jesus tivesse um acidente e ficasse cego, ou surdo, teria que andar com aparelho? Ou, quem sabe, com óculos? Precisaria ir no médico? Teria que fazer cirurgias? Pode continuar fazendo outras perguntas. A Igreja nos diz: “Jesus, em  tudo igual a nós, exceto no pecado”(Heb.4,15). Então o que concluímos a respeito?

Outra pergunta: Jesus teria que sujeitar-se à ciência? Esta questão é sumamente importante na época que ainda estamos passando. Na verdade, se não precisasse da ciência teriam razão: o presidente, o Malafaia e o Valdimiro. Se precisasse da ciência nenhum deles tem razão. Ou por outra: negar a ciência é voltar-se ao curandeirismo, seria voltar 2.000 anos atrás. Ou mais, desde que são conhecidos curandeiros lendários, como Apolônio de Tiana, Hanina bem Dosa e Eliázar, que a história registra como lendas, quando a ciência ainda não fazia parte das preocupações dos humanoides.(Cf.blog www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br 14/7/21).

Obs: Dei um intervalo na continuação da teologia dos escritos joaninos, aos quais voltarei no próximo blog.

Segundo as respostas que forem dadas, pensaremos em Jesus como num deus que andava na terra disfarçado de homem; ou como um homem que já andava nos céus. Voltaríamos aos problemas cristológicos das primeiras comunidades cristãs, e estaríamos ainda sem respostas.

P.Casimiro João    smbn

www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

 

 

Nenhum comentário: