Resumo da homilia do Papa Bento XVI na celebração da Missa de Aleluia de Sábado Santo.
* A criação tornou-se maior e mais vasta. A Páscoa é o dia de uma nova criação. Na liturgia de hoje lê-se a antiga criação para compreendermos bem a nova.
Começa pela criação da luz, para que a pessoa humana já possa ser iluminada e tenha capacidade de dar glória a Deus. A luz torna possivel a vida, o encontro, a comunicação, o conhecimento, o acesso à realidade, à verdade..... A luz aparece também como expressão do bem, que é luminusidade. O mal não vem do ser que é criado por Deus, mas existe em virtude da sua negação. É o “não”.
* Na Páscoa Deus disse novamente “ Faça-se a luz”. Teve a noite da agonia, do sofrimento, da morte, a escuridão do túmulo...Mas a Páscoa é novamente o primeiro dia. A criação começa inteiramente nova. A escuridão dos dias anteriores dissipa-se no momento da Ressurreição. Com a ressurreição de Jesus a própria luz é novamente criada.
* O Batismo e a Profissão de Fé são uma ponte até nós daquele novo dia que nos alcança. Por isso que BATISMO nos primeiros tempos da Igreja se chamava de ILUMINAÇÃO. ( “photismos”).
* O mundo atual se apraz de ver, estudar, explorar todas estas coisas palpáveis, inventar máquinas e investigar....mas não vê tão facilmente para onde vai o mundo nem de onde o mundo vem....Isto torna-se uma ameaça para a nossa existência e para o mundo em geral.
* Por isso mesmo podemos falar em progresso ou em perigo?
· Vamos olhar concretamente o seguinte kit da noite pascal: a vela, o fogo e o Círio
· A vela ilumina em virtude do sacrifício de si mesma....símbolo de Cristo que gastou-se a si mesmo como a vela para nos redimir.
· O fogo, chama que queima o mal...igual Cristo, chama que veio queimar os males do mundo.
· O círio, feito pelas abelhas, o que engloba a criação inteira portadora de luz, igual a comunidade cristã que faz um trabalho das abelhinhas e leva luz para a humanidade
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário