quinta-feira, 5 de abril de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 6.ª F.ª SANTA - A SERPENTE, A CRUZ E O PODER.

Na história de todos os povos, o eixo e o centro é o poder. Pelo poder tem reis, tem magos e tem mágicos que se atribuem poderes, e quem tem dinheiro e poder tem os magos a seu serviço.
Veja então:  o poder nas tradições ancestrais tinhna um símbolo, para nós hoje meio misterioso, a serpente. Já apareceu no paraíso a serpente desafiando o poder de Deus. ( Gn. 3, 5).  E veja na vida de Moisés: Para libertar o povo escravo tremeu diante do poder do Faraó. O que Deus lhe falou? "  Não lembra o bastão que abriu o mar veremelho? Leve junto com você" ( Êx. 4, 3) E diante do Faraó o bastão se transformou numa serpente. O quê? Mas os magos do Faraó também transformaram os bastões deles em serpentes. E depois? A serpente do Moisés engoliu as serpentes dos Magos ( Ex. 7, 12). Topou? Isso é o desafio de dois poderes, o da fé no poder de Deus ( Moisés) contra o poder dos humanos (Faraó).
Veja mais em frente: O texto de Números diz que serpentes picavam os judeus e muitos morriam na caminhada para Canãan. ( Num. 21, 6).  O que fez Moisés? Suspendeu uma escultura de serpente num pau ( Num. 21, 9) e quem tivesse fé em Deus não iria morrer. Está aí o mesmo desafio. Os Judeus estavam relaxando na sua fé e no poder de Deus = picaduras de serpentes. De novo Moisés propõe-lhes a superioridade do poder de Deus ( voltar de novo para Deus). Vale dizer que voltem á fé em Deus e larguem de acreditar nos ídolos e na ideologia dos povos onde passavam.
Finalmente, Jesus encerra a lição moral afirmando:  Quem tiver fé em Deus vai mostrar que tem fé em mim morto e pendurado na haste da cruz. ( Jo. 3, 14). Quem me aceitar terá que me aceitar como morto e e pendurado naquela cruz. " Como Moisés no deserto levantou a serpente, assim será levantado o Filho do homem para que quem crer nele tenha a vida eterna. ( Jo. 3, 13-14) (P.Casimiro)
        NOTICIAS DA IGREJA NO MUNDO:








          O Presidente cubano, Raul Castro, decretou "com carácter excepcional" que a próxima Sexta-feira Santa seja feriado naquele país. Castro acedeu, dessa forma, a um pedido formulado pelo Papa Bento XVI durante a recente visita efetuada à ilha.

O decreto presidencial foi noticiado pelo jornal oficial Granma. "O conselho de ministros aceitou ontem que não se trabalhe na próxima sexta-feira, 6 de Abril", lê-se numa curta declaração publicada nesse periódico.
"A Santa Sé espera que isto promova a participação nas celebrações religiosas e festas da Páscoa", acrescenta o mesmo responsável. Bento XVI visitou Cuba entre 26 e 28 de Março, tendo celebrado duas missas ao ar livre durante essa viagem.
Artigos relacionados »
recortado do Google - 4/2012

Visita do Papa a Cuba e México>
          "Foi sobretudo um encontro entre o Papa e duas nações que o esperavam com um grande desejo de conhecê-lo fisicamente, no meio deles", disse Lombardi.
Destacou ainda que a viagem, de 23 a 26 ao México e de 26 a 28 a Cuba, deu  "um fôlego à Igreja dois dois países  para crescer como comunidade que se expressa numa capacidade de servir à sociedade onde se encontra".
Segundo o porta-voz, o sentido dessa mensagem radica em "tentar olhar para diante para construir juntos uma sociedade solidária, capaz de prever a possibilidade de um desenvolvimento integral das pessoas".
A viagem do Sumo Pontífice ao México e a Cuba constituiu sua segunda visita à América Latina, depois da efetuada ao Brasil em 2007.

Católicos e budistas unidos pelos jovensAgência Ecclesia
- 03 Abr 2012
Cidade do Vaticano, 03 abr 2012 (Ecclesia) – A Santa Sé enviou hoje uma mensagem aos budistas de todo o mundo, por ocasião da sua principal festividade, o Vesakh/Hanamatsuri, apelando à “responsabilidade comum” na educação dos jovens para “o diálogo ...

Nenhum comentário: