domingo, 5 de junho de 2011

BOLETIM FORMATIVO E INFORMATIVO DA PARÓQUIA DE NªSª das DORES-CHAPADINHA.- ANO 10 N°25-05/06/2011. Diretor: P.Manuel Neves// Tel.(98)34711262// www.paroquiadechapadinha.com


TEMOS UMA DIREÇÃO QUE É CRISTO.
NÃO PODEMOS ANDAR AO SABOR DOS VENTOS!

              A Igreja é para todos. Não é para tudo. O Evangelho não é neutro. Tem conteúdo de princípios e normas de ação. O cristão não navega para o desconhecido, à deriva dos ventos e, por isso, não pode pactuar com o erro. Cristo e Sua mensagem são o Caminho e a nossa direção. Bom seria que cada católico fosse consciente de sua responsabilidade social, lutasse por uma política justa, tivesse seu programa de vida, seu conjunto de valores, seus objetivos a atingir. Resumo um extenso artigo do bispo português, D. António Marcelino, que já esteve em Chapadinha, para enumerar alguns desses princípios que deve ter todo o cristão livre e consciente:
1)- RESPEITAR E DEFENDER A PESSOA HUMANA. Homem e mulher, sábio ou ignorante, rico ou pobre todos estão investidos da dignidade de cidadãos e filhos de Deus. Ninguém é mero degrau para outros subirem, nem escravo para alguém se promover.
2)- DEFENDER E PROMOVER A FAMÍLIA. A família é fundamental para as pessoas e para a sociedade. É uma província do Reino de Deus. Não respeitar a família, fomentar instituições ou partilhar princípios que a relativizam, esquecer seus direitos e missão, defender atitudes que destroem a família... é embarcar em ideologias estranhas e maltratar um precioso patrimônio da humanidade.
3)- DAR SENTIDO SOCIAL E HUMANO AOS BENS ECONÓMICOS. Não há cidadãos de 1ª, de 2ª ou 3 ª classe. Todos têm o direito de viver felizes. Quem só sabe armazenar para si, não tem sentido social, não respeita o bem comum, não usa de justiça e tenta enganar os outros  com protecionismos injustos ou gestos alienantes... não serve para governar. Não merece nossa aprovação.
4)- QUEM GOVERNA NÃO É DONO DAS PESSOAS nem tem poder ilimitado. O poder deve ser entendido como serviço à comunidade. Não é empresa distribuidora de privilégios nem agência de empregos chorudos para amigos. Campanha Eleitoral não é “feira da ladra”onde se compra votos com dinheiro desviado ao erário público. O bem comum deve ser o horizonte permanente de quem governa..
5)-DEVEMOS SABER ESCOLHER NOSSOS REPRESENTANTES. Quem não tem lucidez, não tem honestidade comprovada, não mostra moral familiar, não sabe solicitar a participação popular e, pelo contrário, é centralizador, não é transparente nas contas, usa atitudes demagógicas e gestos alienantes, mostra pretensão ao totalitarismo... não serve para governar.
6)-PREOCUPAÇÃO PELA EDUCAÇÃO que promova valores éticos, morais e transcendentes. Deve-se preparar educadores competentes, honestos e que respeitem e integrem a família no processo educativo e responsabilizem a comunidade local por um ambiente propício.
7)-DEFENDER OS MAIS FRÁGEIS DA SOCIEDADE. Nunca esquecer, como Cristo fez, os mais pobres, as vítimas da irresponsabilidade  social e política, os que precisam e não têm acesso à saúde, os injustiçados e ameaçados pela insegurança e abuso dos poderosos.
8)-TER CORAGEM para incentivar o bem e denunciar os abusos do poder, os favores partidários, a promoção dos incompetentes, a imbecilidade dos inúteis, a roubalheira dos inescrupulosos, o atrevimento dos mentirosos e corruptos que sonham com tudo e nada merecem.
9)-LUTAR POR UM MUNDO, UM PAÍS E UM AMBIENTE LOCAL MELHOR. Não ser mosca morta. Não pensar só no seu quintal. Ser como o caburé que, quando canta, olha para a frente e para trás. Assumir as tradições boas, analisar as possibilidades presentes e não se dobrar diante das dificuldades.
10)- TER UTOPIA, saber sonhar com o novo, inventar caminhos de ação, não se atolar só nos seu proveito próprio e deixar-se apodrecer no labirinto dos interesses individuais. Não ser malabarista. Isso é próprio dos circos, não dos municípios onde vivem multidões e que é preciso promover a uma melhor qualidade de vida. Ter uma fé comprometida, atuante, alimentada no Evangelho de Jesus. Não deixar esquecer a dimensão espiritual porque ela é o combustível necessário para a caminhada do progresso humano. Procurar com coerência e convicção políticas públicas que promovam a dimensão cristã da vida, a fraternidade sincera e o primado de Deus em tudo.


SEJA BEM-VINDO, P. CESÁRIO!

Chegou P. Cesário. Chama-se Cesário Francisco Kaley. É fruto cobiçado duma comunidade de Angola que o desejaria para substituir algum missionário que por lá anda já sem forças. Mas virou oferta generosa à nossa comunidade. É Missionário da Boa Nova. Natural da Província de Benguela, filho de uma numerosa família com sete irmãos. Seu pai já faleceu, vítima de uma guerrilha que vitimou milhares de angolanos e durou cerca de trinta anos. Sua mãe é viva e a ela Cesário deve a semente de sua vocação missionária. Estudou em Luanda, capital do país e aí se formou no seminário dos Missionários da Boa Nova. Fez seu ano de formação missionária em Moçambique, assim como o seu  estágio intermédio, na Paróquia onde é Pároco o nosso P. José Adauto. Foi ordenado em Luanda, na Paróquia de Santana onde atualmente trabalha o P. João de Deus. P. Cesário vem como gesto de partilha da Igreja de Angola. Sendo missionário a pleno tempo e por toda a vida, ele tornou-se sentinela do mandato universal de Cristo de ir por todo o mundo. É vigia desse mandato, para que ninguém o esqueça. A Igreja é, por sua natureza, missionária ou não tem razão de existir. E, nela, todos devem ser missionários. A entrega total à atividade missionária do P. Cesário é um sinal eloquente desta exigência. Com sua  total dedicação à Missão interpela-nos a todos nós para não esquecermos o dever missionário. Deixou sua família, sua terra, sua comunidade onde foi formado. Agora pertence à nossa família. Está no nosso meio. Sua generosidade deve despertar nossa responsabilidade. Precisamos de mais sentinelas do dever missionário, vigias do mandato universal de Cristo. Necessitamos de jovens e pessoas que consagrem suas vidas, totalmente, à atividade missionária. Mediremos o grau de fé de nossa comunidade pelo grau de interesse pela causa missionária. P. Cesário, seja bem vindo a Chapadinha! Desejamos que se sinta bem nesta terra acolhedora onde os Missionários da Boa Nova trabalham há 33 anos. Ao dar-lhe as boas vindas, queremos agradecer-lhe o ter-se disponibilizado para vir. A Paróquia de Chapadinha está feliz com sua chegada e agradece à sua família, sobretudo, a sua querida mãe. Agradece também à comunidade da Boa Nova de Angola que no-lo enviou. Agradece a Deus que o chamou e lhe entregou essa vocação de evangelizar e de dizer a todos que devemos ser cristãos ativos e generosos. A Paróquia de Chapadinha agradece a todos que colaboraram para que você viesse e daqui, do Nordeste Brasileiro, enviamos sincero agradecimento à comunidade de Angola que no-lo enviou, de um modo especial aos Missionários da Boa Nova que aí trabalham. Queremos ser dignos desta graça que Cristo, o grande Missionário do Pai, nos concedeu. E, com tudo isto, fica bem claro o apelo aos jovens de Chapadinha para que escutem o grito da Igreja Missionária que precisa de mais operários.


 
UM SANTO TRISTE É UM TRISTE SANTO

           Cristianismo não é uma religião triste. Há quem diga que ele só permite o contrário do agradável, o avesso do apetitoso, o que não dá prazer. E, na verdade, talvez se tenha falado mais em mandamentos, normas éticas, exigências morais, proibições... que na beleza do Amor divino, na alegria do encontro jubiloso com Cristo Ressuscitado, na grandeza da Revelação e na riqueza da dignidade cristã. Para muitos, o cristianismo resume-se a um código de exigências, a um conjunto de obrigações, à pedagogia da abstenção, do sacrifício ou da penitência. E assim, não admira que estas pessoas tenham o cristianismo como uma religião cansativa, indesejada, opressora.
Mas cristianismo não é uma religião triste. Pensar isso é estar na marginalidade da verdade. O cristianismo é exatamente o contrário: é alegria, é felicidade, é liberdade, é caminho certo para a realização da pessoa humana. É Evangelho, Notícia Alegre, alegre vivência do jubiloso encontro com Cristo Ressuscitado. Não é pesado fardo a suportar. Tem a suave leveza de asas que da lama nos podem levantar. Não é penosa obrigação. É positiva opção. Não é fuga do fácil. É superior horizonte de vida. Não é dominação opressora. É decisiva orientação de vida. Não é obrigatório sacrifício. É consciente preferência. Não é perda de prazer. É investimento para o máximo de felicidade. Numa palavra: cristianismo é uma Pessoa: é Cristo. Cristo em nós. Ou melhor: nós em Cristo, Revelação máxima do Amor do Pai. O cristianismo é um fruto do Espírito Santo que nasce, cresce e tende à maturidade da experiência do Amor divino que se revelou em Cristo. Quem nunca fez esse encontro vivo, quem nunca experimentou a felicidade dessa vivência vive na contramão da realidade cristã; está na beirada da experiência evangélica; nada sabe do centro do conteúdo da fé; apenas fica na periferia, fechado na sua solidão individualista; não sente a felicidade das exigências para a liberdade; está seduzido pela facilidade da libertinagem que tudo promete, mas se esvai na vacuidade da falsidade. O “catoliquinho” é um crente ocasional. É religioso “às vezes”, “quando calha”, “quando lhe apetece”; nunca sentirá o entusiasmo da intimidade com Deus. Não provará o gosto da felicidade e da fidelidade. É católico só de nome, mas não de esforço. Nunca sentirá a alegria do Amor que Deus lhe tem, nunca sentirá a grandeza da sua dignidade batismal. É um triste coitado na fé. Nunca sentirá como é alegre ser cristão. Afogar-se-á no negativo. Passará seu viver enganando-se a si mesmo e tentando enganar os outros com a afirmação de uma fé que não tem.  
NOTÍCIAS DA PARÓQUIA
                                                                                                          
1- Foi acontecimento louvável e jubiloso o bingo em favor da
futura igreja de S.Luzia. Só
temos a elogiar a maneira como
a comunidade de S.Luzia começou
a sua colaboração para aconstrução
sua nova igreja. Até se fala em
Santuário, embora,para assim se
chamar, precisamos da decisão do  Bispo diocesano. Mas o que interessa é que a comunidade tenha um local grande e digno para celebrar a sua fé. Tudo correu bem e com muita ordem. Colaborar é uma questão de fé. Não consentiremos que alguém pense que comunidade é feira e se pode trocar ofertas por votos ou por qualquer outro privilégio que não seja louvar a Deus. Desejamos agradecer a todos que colaboraram, a todos os patrocinadores, sem esquecer os criadores da idéia e os organizadores.
 2- O total de cartelas vendidas atingiu o número:5.117. Dinheiro arrecadado: R$25.585,00. Mas foram gastos R$2.096,50 em visitas a outras cidades, impressão de cartelas, gasolina, compra de prêmios, etc. O total líquido é R$ 23.488,50.
 3- Os prêmios saíram a pessoas pobres de Chapadinha e Vargem Grande.1º prémio: Francisco Andrey L. da Silva - S. Luzia  e Eduardo Gabriel Veuga Nascimento – Areal; 2º- Maria Eraneide da Silva Matos - Terras Duras 3º- Elenilson Silva dos Santos- Boa Hora; 4º -Alessandra Conceição de Sousa - Vargem Grande; 5º-Iara Vitória Abreu Gomes- Boa Vista
 4- Neste domingo estarão conosco cinco Irmãs de Caridade de Montreal de S. Luis que vêm lançar um CD da autoria das Irmãs Vivi e Celeste. Pedimos que sejam recebidas com alegria porque são amigas e muito lhes devemos por causa dos doentes da equipe sacerdotal.
 5- P. Cesário celebrará missa neste domingo no Areal e ás 08.00H e 20.00H na Matriz.
 6- A comunidade de S. Antônio no Bairro da Independência começou a novena de seu Padroeiro. Pedimos a todas as comunidades que visitem esta comunidade.
 7- A comunidade de Nª Sª de Fátima construiu 50 metros  de muro para proteger seu terreno. De muita necessidade a construção de salas de catequese, mas primeiro temos que pensar em Novo Castelo.
 8- Hoje vai haver Primeira Comunhão nos bairros de Boa Vista (08.00H) e Campo Velho (16.00H). Durante a semana vão preparar os bairros de S. Luzia e Areal.
 9- A igreja ao Divino Pai Eterno da comunidade de S. Raimundo está em acabamentos. Sua inauguração está prevista para 19 de Junho, às 16.00H. O mastro de Campo Velho será levantado depois da missa da manhã, no mesmo dia da inauguração. O pintor Êxodo vai começar a ornamentar a torre.
 10- A procissão do Corpo de Deus vai na direção da Corrente para se deixar a Eucaristia na nova igreja. A capela de Santa Teresinha e do Bairro Novo vão também receber a presença eucarística permanente. Estamos também a planejar o Cerco de Jericó, na Matriz, na semana anterior ao Corpo de Deus.
 11- Os pais de Jorge Carvalhais passarão o mês de julho conosco assim como um padre da diocese de Braga. P. Luis virá com sete jovens durante o mês de Agosto. P. António deseja voltar e certamente o fará quando acabar o seu tratamento.


Nenhum comentário: