domingo, 12 de junho de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - PENTECOSTES 2011



O CONSOLADOR É ESPÍRITO DE VERDADE, VIDA E GRAÇA

       

       Celebramos Pentecostes. Esta palavra quer dizer: “cinqüenta’ dias depois da Páscoa. Festa do Espírito de Deus (A.T.), do Espírito de Cristo e do Espírito Santo, nomes que aparecem sobretudo, no Novo Testamento. O mundo não pode viver sem a presença do Espírito. Ele é força, dinamismo, Capacitador da Obra de Deus, Doador de imensos dons para nos ajudar a viver a vida de Deus. .. Diz Atenágoras, escritor dos primeiros séculos: “sem o Espírito Santo, Deus está distante. O Cristo permanece no passado. O Evangelho é uma letra morta. A Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo e a ação moral uma força de escravos. Mas com o Espírito Santo o mundo é enobrecido pela geração do Reino, Cristo Ressuscitado faz-se presente, o Evangelho faz-se força do Reino, a Igreja realiza a comunhão trinitária, a autoridade transforma-se em serviço, a liturgia é memorial e antecipação, a ação humana se deifica” A Revelação que Deus fez em Cristo não é uma manifestação milagreira, prodigiosa. Sim, houve milagres e prodígios, mas a ação do Espírito é a graça de vivermos uma vida simples, normal, mas inspirada na vida de Cristo. Jesus revelou-nos que Deus é trino – Pai, Filho e Espírito Santo – não numa manifestação portentosa, exuberante e fantástica, mas numa vida discreta passando pela cruz. E hoje quem se deixa guiar  pelo Espírito Santo não pode ser para se exaltar, orgulhar, sobressair... Os dons do Espírito são para servir o Reino, para nos ajudar a nós e aos outros a ganhar profundidade de compromisso com Deus e com os irmãos. O Espírito Santo testemunha o amor crucificado e impele cada um de nós, na Igreja, a seguir o caminho da humildade, da silicidade e da capacidade amorosa.


                                            
        No caloroso acolhimento, descobri a beleza e alegria da vocação cristã
      Antes de mais e sobretudo, reitero a mi ha fraterna saudação e afetuosa que vos dirigi na igreja Matirz, e que vai se estendendo às comunidades, quer da cidade, como do interior: " O Deus da esperança vos encha de paz e alegria na fé, para transbordarem na esperança, pela força do Espírito Santo" ( Rom, 15, 13)
      Congratulo-me mais uma vez com o caloroso acolhimento com que me recebestes e que continuo a sentir nas visitas às comunidades por onde vou passando, testemunhos sinceros do vosso reconhecimento  e que senti na vossa simpatia e amizade, pelo trabalho que os missionários, nomeadamente P.Neves e P.Casimiro, fizeram na preparação da minha vinda. Isto lembra-me da história de João Batista, modelo dos consagrados para preparar os caminhos do Senhor; lembro-vos que eu não sou Jesus, sou o outro consagrado com a mesma missão. A todos e a cada um, o meu muito obrigado e estendo a minha bênção a todos vós.
Na minha locução quando me fiz presente a vós, dizia que não vim anunciar o Deus diferente ou um Deus triste, é o mesmo que os missionários anunciaram; o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, portanto, o Deus que dá vida, que restitui a dignidade da pessoa humana. É esse o meu lema, ser " servidor da vossa alegria"  que é alegria do Evangelho. É essa alegria e gratidão que vos ajudará a perceberem  a beleza e alegria  da vocação cristã.              Saudo-vos  afetuosamente.
                                                                P.Cesário F. Kaley
                                                        Gesto de agradecimento 12/06/2011      

O SILÊNCIO É O IDIOMA DA CORRUPÇÃO

                                                         
                                                                          Não estamos  na  época das cavernas.  Não vivemos na era dos  aborígenes ao sabor da   natureza. Chapadinha é uma cidade pequena, mas dentro de uma cultura e dependente de uma civilização que nos envolve e condiciona.  Não temos uma cultura estática e continuamos recebendo muita influência de diversas procedências. Por isso, vemos com alegria melhorar o trânsito, embora com isso vamos perder mais alguns minutos para chegar a nossos destinos. Não quer isto dizer que não haja alternativas melhores ao que se está fazendo. As rotatórias ou rotundas circulatórias são uma solução que está sendo preferida por dar segurança e facilitar mais acessos. Quem vem dos lados da Corrente, para chegar à Matriz, tem que ir lá longe a pedir a benção a muito boa gente. O acesso à Matriz foi dificultado e a saída do estacionamento do lado da caixa de água ficou impossível pelo estacionamento na frente do portão. Mas, pronto! Alguma coisa se está vendo, o que não acontecia há muito tempo. Agora Chapadinha não é só o centro da cidade. Não se pode fazer o que é interessante para turista ver. Notamos imensa sujeira nos bairros, caminhos quase entupidos com terra das chuvas, lagoas em algumas ruas que poderiam ser empedradas, passeios tomados pelo capim, iluminação pública inexistente, aterro sanitário (a pior vergonha! Com crianças a beber o que resta em algumas garrafas que lá chegam! As caçambas a descarregar perto da estrada!) a precisar de urgentíssima atenção, os cemitérios a lembrar que Chapadinha precisa de um cemitério grande municipal (já que se não cuida dos vivos, lembre-se os mortos!), a rodoviária (uma indignidade a precisar de ser interditada!)... O que se está fazendo é algo, mas não justifica publicamente o gasto das verbas que têm chegado ao Município que tem estado parado. Com Ministério Público e Câmara, certamente, a observar o que se passa ou a não terem autoridade para modificar a situação! E todos sabendo que Prefeitura de Urbano Santos tem problema grave com o Tribunal de Contas. Pelo menos, ainda não se sabe, pelo portal da transparência de Chapadinha, onde foi aplicado o montante que tem chegado ao Município. E qual a razão que leva a oposição a calar-se? – Primeiro, parece, que não há oposição política e, segundo, porque, se a há, deseja, certamente, fazer a mesma coisa quando lá chegar. E agora não quer levantar pó. O silêncio é o idioma da corrupção. Já se nota movimentação, por muitas bandas, a transformar Chapadinha em feira franca de compra livre de votos. Ter dinheiro não é ter capacidade de administrar, não é ter moral para liderar um grupo de trabalho, não é ter sensibilidade ao social e amor à terra.


  ESPAÇO INFORMATIVO DA PARÓQUIA 


      1 - Ainda se encontra no Secretariado Paroquial um montão de certificados de Crisma não procurados pelas pessoas que receberam esse Sacramento na última celebração. Pedimos aos que deviam estar interessados que não demorem.
      2 – Afirmou-se publicamente em uma escola dum bairro que a Paróquia recebeu cinqüenta mil reais da Prefeitura para terminar a construção da Igreja da Corrente. Por tal afirmação ser absolutamente falsa e muito caluniosa, pedimos às pessoas em causa responsabilidade no que dizem e mais honestidade no pensar, para isso não ter conseqüências indesejadas. A Paróquia não recebeu qualquer verba da Prefeitura nem da Câmara nem de qualquer político em exercício de mandato. Nem de outros. O que lá está feito (e está tudo pago!) é propriedade da Paróquia, fruto do trabalho e colaboração das comunidades e dos católicos comprometidos. Quem pretender mostrar esperteza ou aguçar a língua com mentiras pode preferir uma escova de aço que será mais conveniente. Dizemos isto porque nunca buscamos elogios, mas também não gostamos nem consentremos calúnias injuriosas. Causa indignação, depois de tanto esforço e, mesmo sacrifício, ainda ficarmos a ser caluniados!
      3 – Convidamos, desde já, toda a comunidade católica e amigos para a inauguração da igreja ao Divino Pai Eterno no bairro da Corrente, no dia 19 do corrente mês, pelas 16.00H. Gostaríamos de ver aí representadas todas as comunidades, ao menos, da cidade.
      4 – O arraial das festas juninas da Paróquia acontecerá, no Centro Paroquial, nos próximos dias 17,18 e 19, a partir das 20.00H.
      5- O Cerco de Jericó será realizado na semana em que também vamos celebrar a festa do Corpo de Deus. Será realizado na Matriz. Começará no domingo à noite e continuará até o domingo seguinbte.A procissão do Corpo de Deus será da Matriz para o bairro da Corrente.
      6- O mastro da festa de S. Pedro, no Campo Velho, será levantado depois da missa das 07.00H na capela. Não haverá caminhada com o mastro. E parabéns a esta comunidade pelo melhoramento do adro da capela.
      7- Hoje está decorrendo a Primeira Comunhão no Areal e em S.Luzia. Muito boa a participação das famílias nos encontros de preparação.
      8- Recebemos um relatório da Cáritas Diocesana que trabalha na nossa paróquia informando que este ano, em parceria com CASA RURAL, STTR, UFMA, GERP, TAYANE CONSTRUÇÕES, PAIVA ART JÓIAS E OUTROS, conseguiram implantar 4 campos de 1 hectare nas comunidades de Poço de Pedra e Riacho grande, que tiveram aproveitamento de 100% , 70% na comunidade de Mangabeira e 80% em Vila Nova. A equipe responsável fez avaliação positiva desta iniciativa. O projeto continuará e será até ampliado.
     9- Na próxima semana começaremos um período de formação para casais e outros que se quiserem preparar para serviços paroquiais. Daremos noticia no Boletim da próxima semana.
     10- P.Antônio deseja voltar para Chapadinha. Diz estar curado das úlceras e todas as análesis são favoráveis à continuação de sua presença no campo de trabalho apostólico. Foi-lhe dito da parte da equipe sacerdotal de Chapadinha que  seu quarto está livre e que, depois da avaliação do Supeior Geral da Direção do Instituto poderá vir, tendo sempre em conta os cuidados com a saúde e as exigências da idade.


Nenhum comentário: