segunda-feira, 27 de junho de 2011

INAUGURAÇÃO DO TEMPLO AO DIVINO PAI ETERNO - BAIRRO DA CORRENTE

       A devoção a S. Raimundo, na Paróquia de Chapadinha, vem de longa data. Já P. Prestes escolheu um terreno para  levantar um templo na Praça que ainda hoje se chama de S. Raimundo, frente ao colégio Paulo Ramos. Porém as autoridades do tempo não eram muito propícias à iniciativa e  lá construíram um colégio. A imagem do santo continuou na Matriz. S. Raimundo é considerado o segundo padroeiro principal da comunidade católica.
Quando os Missionários da Boa Nova chegaram em 1978 começaram a organizarr a cidade em comunidades e foi escolhido S. Raimundo para Padroeiro do Bairro da Corrente. Como não se conseguia terreno para a construção duma capela, apesar de o bairro ainda estar muito entregue ao mato, tiveram os sacerdotes, na época, que ocupar um terreno vazio. Era o lugar onde hoje se levanta o novo templo. Como havia poucas famílias no bairro e a situação era de descristianização e de muta pobreza, no ano de 1982 foi construído barracão.                                                                                                  
                                                                                                                                                                                

        Alguns paus de carnaúba e uma carrada de palha de buriti serviram para levantar o que seria por cerca de três anos o local de reunião da comunidade. Em 1984 começou-se a juntar tijolo e madeira que se guardava também dentro do barracão. Quando o material já era muito e o povo não cabia, pensou-se na construção de uma capela mais apropriada. Já se tinham construído capelas em Terras Duras e Aparecida. Dr. Everaldo fez a planta e António Alves foi o pedreiro responsável pela construção. Na ocasião a Paróquia recebeu do Minsitério da Ação social uma ajuda através da intervenção do Senador João Alberto.                                         
         Por essa razão, primeira vez, se pensou em fazer umas salas anexas para a catequese. Construída a capela o terreno ficou aberto pelo que as crianças quebravam muitas telhas com a bola. Mais tarde foi cercado o terreno e, em 2005 foi construído um centro com 5 salas, um salão e uma arrecadação. Depois de novas construções em Aparecida, Areal, Terras Duras, a comunidade achou que a capela não oferec  espaço para as celebrações.                                                                        
       Tentou-se fazer duas celebrações, uma para adultos e outra para as crianças, mas a ideia não pareceu vantajosa por separar as famílias. Em Janeiro de 2011, depois da inauguração do Centro de Nossa Senhora da Conceição, começou-se no local uma nova construção de aumento da antiga capela e de aproveitamento do terreno que estava nas trazeiras e mais sete metros pela frente. Ao tudo a nova capela tem 37 metros de comprimento e 12 de largura. A torre tem sete metros de altura e está encimada por uma cruz de ferro com sete metros

.       A nova construção tem cerca de 450 metros quadrados de espaço e custou R$160.000,00 à paróquia. Deve-se esta realização ao esforço e boa administração dos responsáveis, à ajuda das putras comunidades e à colaboração de muitos amigos paroquianos. A comunidade local colaborou muito quer com a merenda que nunca faltou para os trabalhadores, quer com iniciativas como bingos, panelada, rifas e arrecadação de amigos e membros da comunidade. Os responsáveis pelos trabalhos da construção foram, da parte de pedreiro, o Sr. José Francisco (conhecido mais por Zé Chico) e, da parte de carpinteiro o senhor conhecido como Luis Cabeludo. A estes dois homens fica a Paróquia devendo muita dedicação e amizade, assim como a seus colaboradores e ajudantes. Aqui fica bem expressa nossa gratidão e reconhecimento por suas capacidades de trabalho e iniciativa.
       A igreja foi inaugurada no dia 26 do mês de Junho e dedicada ao Divino Pai Eterno, embora o padroeiro da comunidade continue sendo S. Raimundo. Na torre o pintor Êxodo, filho de Chapadinha e que reside no bairro da Aparecida, fez uma bela escultura da Santíssima Trindade que, a todos que a observam, admira. Parabéns ao nosso amigo e esculto Fo grande a multidão que aí acorreu para a inauguração.
        Vieram representações de todas as comunidades e das pastorais. De salientar a total ausência das autoridades municipais que em nada colaboraram para esta obra pública e se desinteressaram até com a limpeza dos lugares públicos que dão acesso à igreja. Quem cortou a fita foi a coordenadora da comunidade e a família do empresário Lindomar da Mais Eletro a quem se ficou devendo muita colaboração e iniciativas, na ausência do sr. Alterino e esposa que não puderam estar presentes por motivos de saúde.
          O templo foi benzido pelos sacerdotes PP. Casimiro e Cesáreo enquanto P. Neves explicava o sentido do novo espaço. Depois o seu interior foi ocupado por grande multidão, tendo muitas pessoas ficado fora por falta de lugar. A comunidade agradeceu. Fez a história do passado e foi apresentada uma montagem de fotos sobre as três construções desde 1982.

        Depois dos agradecimentos do Pároco aos trabalhadores a quem deu uma quadro da Sagrada Família como lembrança, o responsável pela obra, sr. Zé Chico entregou as chaves de todas as portas ao Pároco que as passou à coordenação da
comunidade. Foram então trazidos o altar e os ambões. Quando passou pelo meio
da assembleia a nova imagem da Santíssima Trindade que foi colocada por detrás do altar em lugar cimeiro, foi muito aplaudida. Vieram depois as imagens de S. Raimundo e de Nossa Senhora de Fátima. Nesse momento foi lembrado o  P.Luis de Coimbra que aqui trabalhou e a quem se fica devendo muito, assim como aos Jovens Missionários/as do grupo João Paulo II.  Seja de salientar o hino “Providência de Deus” entoado e cantado pelo prof. Evaldo,que toda a assembleia seguiu com viva emoção.                             
Depois seguiu-se a procissão de entrada para a Celebração da Eucaristia com a presença de numerosos membros do grupo de acólitos da comuniadade, representações de todas as forças vivas da comuniadade local. A Eucaristia concelebrada pelos PP. Neves, Casimiro e Cesário foi participada com muito entusiasmo e fé pelas numerosas centenas de pessoas que enchiam por completo o templo. Seja de lembrar a presença de 40 crianças que, nesse dia, fizeram a sua Primeira Comunhão. No fim da Missa, várias foram s pessoas que expressaram sua alegria pela nova igreja.                                            
          A comunidade lembrou os 46 anos de sacerdócio de PP. Casimiro e Neves com uma pequena lembrança e, em seguida, correu um bingo na praça anexa. Uma barraca com numerosas iguarias, fruto da colaboração de muitas famílias, proporcionou a continuação do ambiente de festa a centenas de pessoas que continuaram no local festejando. Era bem visivel a satisfação de todos por estes momentos tão solenes que jamais serão esquecidos por quem os viveu. 
( Veja galeria de FOTOS abaixo_ )




A assembleia  na Bênção, antes da Entrada o novo Templo

O Prof. Evaldo, a irmã Raimundinha e o Coral

O Destaque abaixo é de D.Lurdinha pronunciando o Histôrico da Comunidade do Bairro, com o primeiro Barracão ( em 1982, a primeira igreja em 1985, e agora a nova construção ao Divino Pai Eterno).

O pronuciamneto do vigário, P.Neves
 A Entrada em Procissão da imagem do Divino Pai Eterno



 A Procissão do Novo Altar Ao lado, a Entrada em Procissão da Cruz do Altar, e o Pálio( à direita), com a Procissão do SS.mo Sacramento)




A Entrada em Procissão com Nossa Senhora de Fátima, e em baixo, a tradicional imagem de São Raimundo)



A Procissão das Flores e Ofertório


P.Cesário suspendendo a Bíblia após a Procissão da Palavra de Deus


















Nenhum comentário: