domingo, 19 de junho de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 19/06/2011

DEIXAR-SE MOLDAR PELO ESPÍRITO SANTO

           Ser santo não é coisa esquisita, exótica, extraordinária ou impossível. Ser santo é possível e devia ser a situação mais normal, mais esforçada, mais desejada mais consensual em cada um de nós, seres humanos crentes. Ser santo não é favor que fazemos a Deus. É graça que Deus nos dá. É deixar envolver o nosso quotidiano pelo odor divino, saber encantar-se com o eterno, mergulhar no mais profundo do nosso ser e extasiar-se na plenitude que nos é oferecida e em nós se quer derramar. Ser santo é não fugir à irradiação da graça, é receber o contágio do Belo e do Bem, é deixar-se invadir pela alegria de ser amado por Deus, é deixar-se tocar pelos apelos do infinito que complementarizam nossa fragilidade, é saborear o imenso amor que Cristo Salvador nos tem. Ser santo é não sossegar no patamar da normalidade, não arquivar forças na banalidade, não se contentar com pouco. Há irmãos nossos que foram santos. Foram disponíveis à graça, deixaram-se trabalhar pela fecundidade do Amor divino que se revelou na doação do Seu próprio Filho e continua na ação e presença dinâmica do Espírito que tudo impele para a plenitude. Os santos são patrimônio da humanidade. São centelhas do céus a habitar os espaços humanos. Viveram no mundo, sentiram dificuldades, tiveram problemas, mas não se abandonaram ao pecado, ao “menos”, não se regalaram no fácil. Lutaram. Venceram. Hoje são exemplos a seguir, estímulo à plena realização, intercessores poderosos junto do Deus que os habitou, sinais credíveis de que a santidade é possível. Não é mera utopia nem fruto de imaginação portentosa. Muitos mortais pensam que ser santo é ter o equilíbrio suficiente para se segurar em exposição nalgum altar. Não. Tem muitos santos no escondimento, oferta de vidas simples bem passadas. Os nossos irmãos que são declarados santos pela Igreja mostram a possibilidade de responder ao apelo de Jesus:”sede santos como o Pai do céu é santo” (Mt. 5, 48).  São eles que moldam a sacralidade da Igreja de Jesus na História, que a tonificam para nos lembrar que o Espírito continua atuando no presente e que, apesar da ser pecadora em nossos pecados, a Igreja é santa pela força do Espírito. Cada pessoa santa é uma explosão do amor de Deus a chamar a atenção para sairmos da banalidade. Cada santo é interpelação ao nosso esquecimento de que somos peregrinos do Eterno e não devemos acampar no fácil. Precisamos ser ousados, atrevidos e caminhar com seriedade nos caminho da Graça. Precisamos ser “engraçados” aos olhos de Deus. A pessoa que encontra Jesus e se deixa transformar, progressivamente, pelo Espírito, é santa. Que eu e você sejamos assim.

  VIDAS DE LUZ QUE A MORTE  NÃO CONSEGUE APAGAR.

Aquela família sofria momentos difíceis. A mãe estava em coma em S. Luis, um filho em casa muito doente e dependente, o pai, abatido por tudo que se passava, correu urgente para o hospital local para se sujeitar a uma cirurgia. E uma filha, não aguentando tanta dor, baixou também ao hospital. Aparentemente uma derrocada. Um tsunami familiar a arrastar o lar. Evaldo, o filho mais velho, sente a dor e acha-se tolhido nos movimentos. Telefona para os amigos. Quer estabelecer comunhão para reabilitar a coragem. Muitos acorrem. E todos sentem o valor da amizade. Mas poucas horas depois chega a notícia fulminane: “Dª. Angelina partiu. O Pai chamou ela!” Todos os familiares sentem o enorme peso do acontecimento. A comunidade local, onde Angelina é líder de pastorais e onde sempre se integrou... agita-se. Dezenas de senhoras da Legião de Maria choram e rezam... A notícia corre veloz. Abraça todo o bairro e a todos atinge o sofrimento da saudade. O bairro da Corrente veste-se de luto. A sentinela foi muito concorrida. Chegado o corpo, logo depois deslocou-se para a igreja local. Seu marido se arrastou ao local para uma despedida de fé. “Estou aqui para aceitar a vontade de Deus!” Sabendo de sua incansável luta no lar, no bairro, visitando famílias e aliviando a dor de muitos, estimada no grupo dos Agentes de Saúde, muito respeitada na Pastoral da Criança, dedicada ministra da comunhão, catequista, legionária... tudo isso concorreu para que a missa celebrada com seu cadáver presente se tornasse um acontecimento sentidamente vivido e que não será  esquecido. Seus filhos lembraram a fé da mãe,  sua dedicação ao lar e os conselhos que se irão perpetuar. Seus colegas de trabalho recordaram sua liderança e dedicação exemplar. O presidente da celebração lembrou que a Eucaristia, que ela tanto amava, é penhor de vida eterna. A comunidade trouxe à lembrança de todos o espírito de fé, a ternura de sua presença, o incentivo de seu exemplo, a amizade que unia, confortava e criava laços que sempre se recordarão. Angelina amiga, descansa de tantas dificuldades, recebe a coroa de tanta dedicação, aceita nossa saudade e a certeza de uma prece, por ti, ao Senhor! Estamos agradecidos pelo teu exemplo que não será esquecido. Pedimos tua intercessão por todos nós junto do Eterno. Há vidas que não terminam. Há exemplos que arrastam para o bem. Há pessoas que deixam rastros  de luz a iluminar e atrair. São centelhas do sagrado que nos lembram a peregrinação que estamos fazendo para o nosso cais, para o último porto de nosso encontro com Deus. É preciso não se deixar afogar nas ondas de uma vida agitada, sem Deus. 

                                                                          

       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA   

1– Ultimamente têm saído várias notícias, a nível estadual e local, sobre a política de Chapadinha. Nota-se que muitos desejam aproveitar a má situação e muito descuido das autoridades locais para se promover. Mas a oposição de Chapadinha está calada. Observa tudo e cala. Não quer levantar problemas para depois ninguém os levantar a ela, caso venha a ganhar. Falta de honestidade!

2- De qualquer maneira temos que nos lembrar
 todos que a Prefeitura não é empresa
 particular nem familiar. Ninguém pode servir-se dela para satisfazer
 caprichos ou desenvolver atividades que aprecia, de preferência a
 outras que são urgentes e necessárias à população. Vendo a sujeira
 dos bairros, o problema do aterro, os buracos das vias públicas,
 as lagoas nalgumas estradas dos bairros, a falta de cuidado com a
saúde, a situação da rodoviária, do mercado, do ginásio esportivo..
. e notar a vinda de bandas caríssimas e prêmios nobres ao povo
em festas de promoção pessoal... causa em nós muita indignação e as autoridades competentes deviam tomar posição.

3- A arquidiocese de Mariana comunicou na reunião conjunta dos bispos em Aparecida que vai abrir o processo para a beatificação de D. Luciano Mendes de Almeida. E todos os bispos aplaudiram de pé a notícia. Também, para nós de Chapadinha, é motivo de alegria por ter sido D. Luciano um grande amigo nosso que muito ajudou a resolver problemas de relacionamento diocesano em Chapadinha.
4- Por motivo do falecimento de Dª Angelina no bairro da Corrente,
foi adiada a inauguração da igreja do Divino Pai Eterno.
Será inaugurada no dia 26 à mesma hora, 16.00H.
5- Esta semana vai decorrer o Cerco de Jericó na Matriz.
 São dias de muita graça em que devemos aproveitar para
orar diante de Cristo Sacramentado. Pedimos às pessoas e aos
 movimentos e pastorais que concentrem sua atenção neste acontecimento.

                                                                             6- Na quinta feira próxima é dia do Corpo de Deus. Feriado e Dia Santo de guarda. Tudo como aos domingos com procissão à tarde na direção do Bairro da Corrente onde ficará o Santíssimo na nova igreja. É um ato religioso com obrigação de participação para todos os católicos. Façamos este ato com alegria e muita fé.
7- Hoje haverá Primeira Comunhão em Aparecida (na missa das sete) e em Bairro Novo (missa das oito). Durante a semana haverá preparação para a Primeira Comunhão em Corrente e Vila de Fátima ( a começar às seis da tarde). A Primeira Comunhão na Corrente será na missa das nove e em Vila de Fátima às 20.00H do mesmo dia 26.
8- P. António já está fazendo as malas. Deve chegar com os pais do Dr. Jorge Carvalhais no dia 5 de Julho.
9- Vai-se começar esta semana a colocar lajota na capela de S.António no bairro da Independência. E, na medida que o dinheiro da festa der, a fazer o muro do terreno anexo.
10- Por motivo de acúmulo de trabalhos, só na próxima semana daremos o programa de atividades de formação religiosa para quem desejar exercer algum ministério litúrgico na comunidade. E a escola de casais vai também ser anunciada domingo próximo.
11- Já está combinado que o cantor António Cardoso estará em Chapadinha no dia 11 de Setembro. É oferta de um empresário da cidade que depois anunciaremos com outras novidades para o festejo da Padroeira. Vai também ser entregue nesta semana à vereadora Márcia o pedido que se transforme em decreto municipal algumas orientações para o Festejo que têm sido já postas em prática e aprovadas pela população, nos últimos anos
                                                                                                                      
                                                                                                           


CERCO DE JERICÓ
        A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Não amar a Eucaristia é estar fora de toda a dinâmica da graça e do amor que faz Cristo estar presente na comunidade dos discípulos. O cerco de Jericó é oito dias de adoração contínua a Cristo Sacramentado. As pessoas, os grupos, movimentos e pastorais devem organizar-se para não faltar gente a adorar o Santíssimo, mesmo durante a noite. Todos os dias a missa da tarde deve ser mais participada e às 20.00H, todos os dias, vamos ter uma hora de adoração comunitária. Este ano temos as intenções As intenções gerais deste Cerco são a santificação dos sacerdotes e dos casais. Eis a ordem dos RESPONSÁVEIS PELA ADORAÇÃO: 6.00H - Homens do terço; 07.00H – Mulheres do terço; 08.00H – Pastoral da Criança e Criaditas dos Pobres; 09.00H – Movimento Mãe rainha; 10.00H –Acólitos; 11.00H – Acólitos; 12.00H RCC; 13.00H – Pastoral do Idoso; 14.00H – Terras Duras; 15.00H –Legião de Maria; 16.00H – Apostolado da oração; 17.00 – Ministros da Comunhão; 18.00H – Bairro da Cruz; 19.00H – Bairro da Aparecida e catequese; 20.00H Pastoral familiar e Pastoral da Sobriedade; 21.00H – Pastoral da Juventude; 22.00H – RCC. VIGÍLIAS- Domingo- RCC; Segunda – Pastoral da Juventude; Terça – Legião de Maria; Quarta – Pastoral Familiar e Pastoral da Sobriedade; Quinta – Bairro da Corrente; Sexta – Homens do Terço e Areal; Sábado Acólitos

INAUGURAÇÃO DA IGREJA DO DIVINO PAI ETERNO
       Queremos comunicar a todos que a inauguração da nova igreja da Corrente foi adiada para o dia 26 de Junho, pelas 16.00H. O motivo deste adiamento todos sabem qual foi. Assim damos também mais uns dias para o escultor Êxodo acabar a bela escultura que está fazendo na torre da Igreja.
Apesar de ainda não ter sido inaugurada, a igreja vai receber a presença do Santíssimo no dia do Corpo de Deus. Para lá se vai dirigir a procissão desse dia que é feriado e dia santo com as mesmas obrigações de qualquer domingo. A participação na procissão é obrigatória como missa ao domingo para qualquer católico                                                                                                                                                                                                                                                           ARRAIALARRAIALPAROQUIAL
                                                      
Por motivo do falecimento de Dª Angelina, foi adiada a abertura do parque paroquial. Agora será realizado nos dias 18 e 19 no campo de jogos do Centro Paroquial.
MISSÃO JOVEM

Vamos,mais uma vez, realizar uma “missão jovem” com os catequizandos. É uma experiência de como o cristão tem que ser apóstolo e anunciar Jesus. O local vai ser na COHAB. No dia 03 de Julho. O dia de formação dos jovens que vão participar será no dia 26 de Junho, no Centro paroquial, a começar às 08.00H. O tema da Missão Jovem deste ano será:”SENHOR, POR CAUSA DA TUA PALAVRA, LANÇAREI AS REDES”
                                              

Nenhum comentário: