sábado, 2 de março de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - NOVO URL DO BLOG DA PARÓQUIA: www.paroquiadechapadinha.blogspot.com


" CATAVENTAR" É VERGONHOSO PARA GENTE QUE É GENTE


(Pedimos a compreensão dos leitores do BLOG DA PARÓQUIA DE CHAPADINHA pelos problemas técnicos que ocorreram. Graças a Deus estamos entrando de novo no ar. No entanto, a URL do BLOG volta a ser  a seguinte: www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br
obrigado pela compreensão).


Sou contra o oportunismo! Mete-me nojo! Indigna-me! Não aguento troca-tintas! Hoje são uma coisa, amanhã já são outra. Hoje estão num grupo, amanhã já estão noutro. Camaleões humanos. Não aceito a profissão do disfarce. Nem como pilhéria. Engraxar sapatos, envernizar madeira... parece-me trabalho digno. Eu acho. Mas querer engraxar vidas, agradar a pessoas, pactuar com a asneira, só para receber algum agrado, tirar um proveito, ganhar mais votos... é indigno! Vergonhoso para quem tem vergonha! Esses amigos da léria não são exemplo para ninguém. Gostam de se prevalecer ou aparecer de maneira solene. Andam, na rua, direitos como paus, com sorrisos amarelos, palavras medidas e gestos apertados. Exigências para melhor enganar! No bulício do mundo, quantas raposas se criam! Gendarmes com alma emprestada, com o coração aos saltos, com a vida alugada aos interesses de outros. E tudo em troca de umas migalhas para uma mísera sobrevivência, poupando-se ao suor de um trabalho honesto. Lembram-me uma caveira às gargalhadas, presa na teia da ilusão. 

Os oportunistas “cataventam”, andam ao sabor do vento, tentam, como o camaleão, esconder-se atrás da adaptação, tomam a cor do ambiente. Sabem-se disfarçar para poder continuar a usufruir a esmola desejada. Gente sem norte, sem palavra, sem orientação pessoal. Na feira dos interesses são produto não muito barato. Triste sina! A mentira (seja ela qual for!) descodifica a realidade, engana a atenção, semeia insegurança. Mas, mesmo assim, há quem a aprenda, a aperfeiçoe, a pinte, a cante e dela se alimente. É uma ciência, uma técnica, uma estratégia, um programa, uma opção, uma vida! Uma fórmula, um milagre, uma magia! Um segredo que promete o fácil triunfo apetecido. Uma vida estragada. Querer exibir-se num cortejo de palavras soltas, enganosas e trágicas... é desumano! Próprio de canalhada galhofeira! Uma espécie de vulcão, de ciclone ou tsunami que exige retirada rápida e cautelosa para quem não deseja ficar soterrado. Escreve-se, improvisa-se, difunde-se e publica-se mentiras. Esquece-se compromissos, falseia-se promessas, troca-se de direção, de partido, de grupo, mas o interesse é sempre o mesmo: lucrar mais uns vinténs. 

Quem quiser saber a verdade vá atrás!  Isso de verdade não é com o oportunista. Já Herodes soube fingir e mentir aos reis magos quando eles se dirigiam a Belém. Pediu-lhes, mentirosamente, para saberem a verdade e que depois o viessem informar para também ele ir adorar o Menino Deus. Mas os reis foram Reis e não se deixaram ir na cantiga do canalha mentiroso. Quem constantemente muda de cor, de partido, de grupo... é porque nada tem de certo. Não merece confiança. Vivamos, nós, com dignidade: sabendo refletir sobre os acontecimentos, desconfiando dos profissionais da mentira que só dirão uma verdade por engano. Deixemos as mentiras de lado e andemos pelo caminho da seriedade e do esforço pessoal. Não estraguemos nossa nem a vida dos outros!

Nenhum comentário: