domingo, 18 de agosto de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - AUTORIDADES SEM RESPONSABILIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESESTRUTURADA SÓ DÃO SOCIEDADE BAGUNÇADA


Na quarta feira passada a Câmara municipal efetuou uma audiência pública. Tema:a “Segurança na cidade”. No dia anterior, tinha havido uma reunião na Prefeitura com todas as autoridades da área em discussão sobre o mesmo tema. A audiência começou com a intervenção das autoridades: Juiz, Promotor Público, Delegado da Polícia Civil, Responsável pela Guarda Municipal e Comandante Major Edvaldo. Em seguida, falaram os vereadores elogiando o evento e recalcando um ou outro aspecto do caos na segurança do Município. Ficou bem claro que o objetivo da Guarda Municipal é a prevenção sem porte de armas e o policiamento ostensivo é da Polícia Militar. 

A todos pareceu que a desestruturação da família é a principal causa da insegurança, drogas e violência criminal. Quando a palavra foi aberta ao público, o Pároco fez uma pequena exposição do seu parecer. Resumindo:

 1)-É verdade. A Segurança está um caos. E temos que procurar melhorar a situação com políticas de promoção social, mais estruturação entre as forças de segurança, mais espaços de lazer e valorização da criatividade juvenil. 

2)- As forças de segurança, hoje, têm melhor preparação e têm mais independência. Mas precisamos duma atuação mais enérgica e de estratégias para desmantelar grupos de adolescentes bem atrevidos. Apanhados em flagrante, logo são soltos e exibem atrevimento demasiado. Mas ainda há, entre nós, lideranças políticas analfabetas que não evoluíram. E, como no velho coronelismo, intrometem-se abusivamente, desestabilizando a Corporação Policial querendo amigos no Comando. 

3)- Há soldados da P.M. que acumulam o serviço de ser guarda costas de gente rica e partidária, o que lhes retira a confiança do público e os leva a pactuar com muita safadeza. E, quando estão a serviço, devem estar com mais dignidade: não sentados e a namorar. Quem, na Praça da Bíblia, fez aquela casa ao lado da guarita policial, mostrou irresponsabilidade. 

4)- Mais articulação entre as Polícias Civil  e Militar. A Delegacia concede licenças a mais para “eventos festeiros”, cobrando taxas, sem saber se há efetivos da P.M. para a vigilância. Quem esquece, de maneira tão criminosa, a lei do silêncio? Como podem descansar doentes, idosos e quem precisa trabalhar no dia seguinte? E o barulho não é só dos barulhentos, incômodos e revoltantes sistemas de som, mas prolonga-se pela noite afora com a má educação e violência de gente desvairada, embriagada, talvez até drogada que incomoda e quebra tudo que encontra pela frente. 

5)- Há bairros que precisavam de uma presença mais efetiva da Polícia, porque têm rotas de fuga facilitadas, fragilidade nas estruturas habitacionais, presença de grupos estranhos e nenhuma atuação policial. Onde se encontra a fiscalização do projeto das 1000 casas? 

6)- Autoridades com comportamento sem os valores morais que fundamentam a convivência sadia, preocupadas só com um populismo interesseiro ou com o lucro, sem o sentido da responsabilidade social, facilitam a criminalidade, levantando uma onda de vandalismo. Já notaram que há um motel na frente da Universidade e bares com fartura perto de colégios (como no Bandeirante!). Isto sim, precisa ser fiscalizado e fechar quem não tem alvará e funciona noite afora, promovendo a baderna. As pretensões políticas que desejam agradar a todos são, exageradamente, permissivistas. Um bar que ajuda uma família a ter sustento, prejudica trinta famílias com os incentivos que cria. 

7)- A Polícia e a Guarda deviam dedicar-se mais à vigilância e ao cumprimento das leis do trânsito, mais a proibir os “rachas”, excessos de velocidade e desrespeito aos sinais... que em prender montes de motos que ficam apodrecendo na Delegacia ou no CIRETRAN. É necessário que as motos tenham documento, mas  também é necessário que a Administração Pública faça estradas dignas como manda o Código do Trânsito para trafegar na cidade e no interior. Pagar impostos, consertos, comprar remédios... parece exigências a mais. 

8)- A morosidade no julgamento dos processos e o aparecimento das sentenças quando o réu já morreu ou fugiu... é também incentivo à criminalidade. 

9)- Precisamos de mais proximidade das autoridades. Nos fins de semana é que costuma haver mais criminalidade e tem fins de semana que não há a quem recorrer. Fechadas em seus gabinetes, sem ser conhecidas, essas autoridades limitam muito sua influência.



NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA 

1 - Hoje tem a grande caminhada da FAMÍLIA às 07.00 horas da manhã. Participe. 

Decorreram durante a semana muitos Encontros sobre o tema da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. O encerramento acontece hoje com a Caminhada e coma santa Missa

2. No dia 01 de Setembro, à noite, a Paróquia vai promover um evento na Praça do Povo que já está concedida.

 Finalidade: vitalizar, de futuro, o “BOTE FÉ”, anunciar o Festejo da Padroeira e dizer “obrigado” e “até logo!” ao grupo Missionário João Paulo II. Precisamos da ajuda e presença de todos. A dinâmica das Santas Missões deve influenciar. O evento constará de uma procissão de velas desde a Matriz com a imagem da Padroeira, testemunhos de jovens, publicação de um manifesto, celebração e parte cultural.

3. No próximo fim de semana vai ser realizado em Brejo o 2º retiro diocesano das Santas Missões. Pedimos a todos os comprometidos que não faltem. Muito importante esta participação, porque precisamos alargar o número de responsáveis na coordenação.

4. Hoje estão- se realizando os retiros setoriais das Santas Missões em Cidade Nova e Baturité. São os últimos a serem realizados com a temática do 1º retiro. E agradecemos a Deus como tudo tem decorrido com boa participação e entusiasmo.

5. Vai começar o festejo de S. Raimundo na Corrente. A comunidade convida todos a participar. O mastro deste festejo é que virá para o festejo da Padroeira.  Como todos já notaram, esta semana começou-se a limpar as vizinhanças da Matriz e a pintar as partes mais danificadas.

6.Será celebrada missa em Cidade Nova e Baturité no fim do retiro, pelas 11.00H.

7. PP.Neves e Luis, todas as Irmãs e jovens do Grupo Missionário participaram em Anapurus duma solene celebração lembrando os 25 anos de sacerdócio do P. António de Pádua.  Também, ontem, sábado, foi ordenado presbítero, em Milagres, nesta diocese de Brejo, o diácono Cláudio que já esteve conosco aqui em Chapadinha um mês e tem trabalhado em Tutóia. Foi-lhe comunicado que, embora não podendo estar presentes na sua ordenação, rezaremos pelo bom fruto do seu sacerdócio. Foi convidado para vir celebrar Eucaristia conosco na novena da Padroeira. 

8.Durante a semana P. Casimiro e duas jovens do Grupo Missionário, como acolitas, visitaram e celebraram nas comunidades do interior: Retiro dos Oliveiras, Uncurana, Alto Alegre, Jerônimo, Santa Maria do Graco, Lagoa dos Farias. No dia 15 houve visita à comunidade do Riacho Grande pelo P. Luis e Grupo Missionário.

9.Convocamos para as 15.00H todos os Ministros Extraordinários da Comunhão para uma reunião no Centro.


  
   






Nenhum comentário: