segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - NÃO PODEMOS SER ORIGINALIDADE DIVINA FALHADA


Somos um projeto divino. Em cada vida embarca sempre, escondida, mas bem expressa, uma vontade de Deus, um sonho de amor. Deus acalenta uma imagem, idealiza uma identidade própria para cada pessoa. Também para mim. E para si, amigo leitor! Deus é nosso aliado. Antes de tudo e de todos, pensou em nós, criou-nos, conserva-nos e lança-nos constantemente nesta aventura da vida. Somos únicos. Sem repetição, sem segunda edição. Em cada um de nós mostra-se a bela originalidade divina.


O pecado é uma fuga a este sonho. É negar a Deus a possibilidade de esculpir em nós Sua imagem preferida. É frustrar os desejos do Criador. Um santo é alguém que se tornou a pessoa que Deus quis fazer. Pelo menos, aproximou-se desse sonho! Não fugiu nem se refugiou em realização própria. Não se aprisionou no seu individualismo, não se deixou reduzir a caricatura duma vocação, do chamado para o qual Deus o criou.
Não devemos nem podemos adiar nossa obrigação de procurar ser o projeto de Deus. Sempre seremos obra inacabada de Sua graça. Como um escultor que vai retirando pedaços do bloco de pedra, assim Deus nos vai trabalhando com sua graça. Nossa vida só se realizará na felicidade se nos aproximarmos do que Deus quer de nós. 

Não podemos ser rascunho falhado, peça inutilizada, sonho frustrado. Temos que ser manifestação da obra divina, rejeitando e botando fora falsas imagens. Viver é tatear na aproximação de Deus, é aceitar, com olhar delicado, não nos afastar do olhar com que Deus nos olha. Apesar de nossa frágil humanidade e de receios que sempre nos atacam, a graça divina continua sempre recriando-nos, impulsionando-nos para Ele. Pecado é provocar acidente, colocar obstáculos, criar coágulo na circulação da graça, preferir ficar na margem,  não colaborar com a Vontade salvadora.

 O grande escritor Graham Greene gostava de, com a amante, ir à missa do Padre Pio, frade franciscano, muito santo que possuía uma enorme penetração espiritual. Quando morreu, depressa foi declarado santo. Graham Greene que sentia muita emoção quando participava na celebração da Eucaristia com Padre Pio, um dia não aceitou a possibilidade de falar, em particular, com ele. Temeu alguém que era amigo de Deus e lhe ia conhecer e condenar coisas escondidas na sua confusa vida. E nós? 

Não será que também andamos fugindo de Deus? Não adianta arrumar Deus de lado para viver nosso capricho! Ele sempre terá como nos apanhar e nos pedir contas!  Ou nos rendemos a Seu amor ou teremos que nos sujeitar à Sua justiça.

DESENTULHAR A VIDA... LIMPAR IDEIAS!

Viver é bom. Mas saber viver bem é melhor. E aí é que todos nós temos que investir. Não podemos viver de qualquer maneira, como se fossemos os senhores absolutos da vida. Há vidas estragadas, enferrujadas, arrastadas... sem rota certa. Deixam-se andar à deriva, como apetece, vão na onda, embarcam no que encontram. Enchem-se de pretensões e empilham desculpas falsas. 

Obedecer ao ambiente é perder a direção é não deixar que se realize o projeto pessoal que Deus tem para cada um. É perder a liberdade, negar-se a procurar a felicidade e preferir o comum da mediocridade. Precisamos, de vez em quando, parar, lavar as idéias, mudar de comportamento, tirar nossa existência do campo da rotina. Precisamos arrumar hábitos, desentulhar a cabeça de idéias preconcebidas, sentir que algo de mais nobre podemos realizar. É urgente que saibamos parar para discernir, pensar e escolher o que é melhor e colocar fim a influências maléficas. 

O mundo moderno é fecundo em motivações de prazer, em procura de  facilidade descartável, em saber relativizar tudo, em falsos valores que, prejudicialmente, se começam a preferir. Precisamos limpar idéias, organizar o coração, arrumar a vida e preferir o bom. Não só o agradável. Nem que custe! Viver não é como puxar uma carroça carregada de ferro velho. Não é abastecer a vida no armazém da mediocridade. Não é colocar a vida na prateleira da inutilidade. Não nos podemos habituar a puxar a vida para uma lixeira e a arrastar conosco a família e o grupo de amigos. 

Impressiona-me, aqui em Chapadinha, a maneira distraída como muitos homens vivem. Sobretudo, homens! Freqüentaram os bancos de uma escola, pouco aprenderam... e depressa foram obrigados a lançarem-se na árdua luta pela vida. Vida difícil e sofrida! Tiveram que ir longe buscar emprego, entraram na influência de grupos de amigos, habituaram-se a distrações perversas, aceitaram tudo que dá prazer e provoca charme... e a saber arranjar desculpas e garantir sua realização com fartura de justificativas. 

Deixaram-se acomodar ao mundo das facilidades. Esquecem o transcender, o sentido do eterno, a dimensão espiritual. E aí ficam trocando o lar pelo boteco, a convivência familiar pela conveniência dos amigos, Deus pela alienação... É preciso limpar idéias e desentulhar a vida. Viver certo.



 NOTICIAS DA PARÓQUIA

1. Dr. Jorge Carvalhais voltou e está entre nós. Felizes pelo seu retorno que, embora rápido, nos causa muita alegria, aqui registramos sua mensagem:

Apesar de ser uma visita bastante fugaz (no dizer de nosso povo “vapt-vupt”), está sendo ocasião para recordar momentos inesquecíveis, revisitar pessoas inolvidáveis e me (re)encontrar com estes lugares encantadores do Baixo Parnaíba.
Quando voltar a partir, levarei renovados os dons que sempre recebo quando passo em Chapadinha: o fortalecimento da amizade fraterna com os chapadinhenses, a extraordinária partilha de Fé deste povo, a visibilidade inquietante de Cristo personificado em todos(as), principalmente os mais excluídos.
Quando voltar a partir, permanecerá em mim, em minha família, a gratidão eterna a quem me recebe aqui: comunidade missionária, comunidade paroquial e demais povo, dos identificáveis que me saúdam, a todos os anônimos que apenas sorriem.
Quando voltar a partir, crescerá, inevitavelmente, o desejo permanente de... retornar.
Jorge carvalhais”

2. O segundo retiro para as Santas Missões Populares está sendo realizado em Brejo. Para lá seguiram 70 Missionários da nossa paróquia. Com a efetivação do Primeiro Retiro em Cidade Nova e Baturité, terminou esta fase. Agora iremos fazer, em Outubro, o Segundo Retiro Paroquial para começar a fazer a repetição deste em todos os setores.

3. Próximo domingo, dia 1º de Setembro, haverá celebrações como de costume. Mas a Celebração da noite, na Matriz, será substituída por uma procissão desde a Matriz, a começar às 19.00H e que se dirigirá com a imagem da Padroeira e a cruz do “Bote Fé” para a Praça do Povo. Aí será celebrada missa com testemunhos de quem foi ao Rio à Jornada .Mundial, lido um manifesto dos jovens, anunciado o festejo da Padroeira e dito um sincero agradecimento e “até logo!”ao Grupo Missionário João Paulo II.
Convidamos toda a paróquia para este evento. Embora não sendo nossa tradição estes eventos, poderão começar a ser. Precisamos mais de ir à rua, testemunhar nossa fé e manifestar nossa presença e vontade de intervir na questão pública com uma mentalidade cristã. O papa Francisco diz que Cristo está também batendo á porta de nossas igrejas, por dentro (não por fora!) e a pedir que deseja que vamos manifestar nossa fé aos ambientes e aos nossos irmãos afastados.
A Caminhada da Família, realizada no domingo passado pelas ruas da cidade, foi uma boa realização deste desejo. Muita gente e com animação. Bonito! 

4. Na Praça do Povo, no dia 01 de Setembro, já estarão presentes os adesivos, as camisetas e cartazes do Festejo. Lá estarão à disposição dos que os desejarem adquirir. Se o número não satisfizer os pedidos, mandaremos fazer mais com a devida urgência.



5. Decorreram,Pedimos a todas as famílias e comércios que tiverem peças de roupa em bom estado, embora usadas e que as possam ofertar, que as entreguem no Secretariado da Paróquia. Será uma boa colaboração para as nossas obras sociais. Na Praça da Matriz, durante o Festejo, haverá uma iniciativa do Movimento Apostolado do Terço para a venda de todas essas ofertas. E depois, o que sobrar, servirá para oferecer aos mais necessitados


6. Está a decorrer com muita animação o festejo de S. Raimundo no nosso bairro da Corrente. E registramos, com muita alegria, o esforço que a Paróquia de Vargem Grande está fazendo para resgatar o sentido religioso do Festejo de S. Raimundo lá, quer na Paulica, quer na cidade. Agora todos vão compreender que os festejos religiosos não são para bagunça comercial e iniciativas que fomentam costumes contrários à moral católica. Eles são manifestações de fé. Os santos não são, para os católicos, uma substituição de Deus, mas a expressão sincera da graça divina em alguns de nossos irmãos. Os santos são expressão e estimulante sinal da graça salvadora. Este ano, desejamos até ir a Vargem Grande, na Novena, para constatar o esforço que a diocese de Coroatá com a paróquia de Vargem Grande estão a fazer.


7. A Matriz e as praças anexas foram limpas. Está tudo a ser preparado para o nosso Festejo da Padroeira que vai ser realizado em ritmo de Santas Missões. Como muito bem foi dito na Caminhada da Família, no domingo passado, as comunidades não podem viver escondidas,
amedrontadas como instituições de caráter religioso. criadas recentemente e que atuam em nossa cidade, querem fazer passar à população.


8. Estamos preparando o material, com declarações ofensivas, injuriosas e criminosas, em nosso entender, que a Assembleia de Deus em Chapadinha fez, em praça pública, no decorrer de um evento público que promoveu. Compreendemos que a população está habituada a este tipo de religião. Mas ela ofende o Evangelho, nossa fé e a lei nacional. Amedronta-se, com profecias de mau agouro e de uma maneira catastrófica, os moribundos, as pessoas... para depois satisfazer objetivos de imoral proselitismo e criminosa perseguição religiosa. Essa prática não é permitida pela legislação civil e, muito menos, aconselhada pela moral evangélica cristã. Os que se dizem discípulos de Cristo não podem pensar que o prenderam em sua igreja e que agora Ele só atua lá e que tudo o resto (todo o simbolismo devocional e litúrgico e práticas religiosas!) está condenado. Isso é falta de respeito, atrevimento, má educação, ignorância bíblica e falta de caridade. Pensamos nós. Se não respondemos do mesmo jeito é porque não podemos responder a injúria com injúria e não se pode criar uma guerra religiosa. Que ninguém pense que alguma igreja está isenta de práticas menos cristãs! Basta abrir os olhos e não querer ser cego por interesse econômico.


9. Este ano, como sempre foi costume, depois da procissão, haverá um sorteio de duas motos e um computador. Toda a arrecadação do festejo será gasto no arranjo da Praça da Matriz, no esforço para construir as capelas de Nª Sª de Lurdes no Recanto dos Pássaros e outra em honra de S. Expedito no Bairro do Sol. As comunidades de S. Antônio, Aldeia e Tigela estão sem Centro Catequético e espaço para fazer reuniões. Temos que pensar nisso. 
  









Nenhum comentário: