domingo, 3 de janeiro de 2016

A humanidade inteira é herdeira das promessas divinas reveladas em Jesus A ESTRELA QUE É VOCÊ. Mensagem do senhor Bispo para o NATAL


Hoje os alunos do curso fundamental vão à biblioteca, pegam uma enciclopédia e aprendem que nosso universo começou a existir cerca de quinze bilhões de anos atrás, e que nosso sistema solar se formou há  cinco bilhões de anos.


E ainda, que o nosso sol é uma estrela de 2ª geração formada dos fragmentos de outras estrelas há  cinco bilhões de anos. E o mais notável de tudo isso é ser possível remontar o processo: os íons do cérebro dependem do alimento, o alimento depende dos fótons produzidos no centro do sol, e o sol resulta dessas explosões, quando estrelas explodiram. A bola de fogo primeva existiu durante vinte bilhões de anos sem consciência introspectiva.


Por isso só, essa estrela não  podia se dar conta da própria beleza ou do próprio sacrifício. Mas a estrela pode, por nosso intermédio, refletir sobre si mesma. Em certo sentido, você é a estrela.


Não é pura poesia e nem iomaginação. Se na verdade os íons no cérebro dependem do alimento, e o alimento depende deo fótons produzidos no centro do sol, e se o sol resulta de explosões quando estrelas explodiram, então essa saraivada fotônica do início dos tempos provê de energia seu cérebro, vale dizer, o que você pensa e sente neste exato momento depende só é possível através do fogo cósmico.


É por isso que você participa das estrelas, e do fogo das estrelas. É um pedacinho de estrela.


É por isso que as estrelas fazem parte da história e da inteligência dos seres humanos e das previsões futuras. A “estrela de Jacó”,(Num.24,17), e a estrela de Belém (Mt. 2,7) revelam como as estrelas fazem parte dos sonhos bons da humanidade.


A estrela, pelo seu caráter celeste é um símbolo do espírito, da luz e das forças espirituais. 

Na profecia de Num 24, 17 é o simbolismo do Messias e a sua imagem.


Nas culturas asiáticas a estrela é um fragmento desprendido do ovo cósmico. 

Entre os astecas representa a alma dos mortos.


No Islã é graças à estrela que káaba está situada exatamente no centro do céu.


Na mística dos nórdicos aponta sempre a região luminosa onde mora a divindade, como uma janela do céu ( Dicionário enciclopédico das religiões).


Estrela de NATAL é assim uma mistura das profecias de Israel e das culturas universais. Mas não esqueça nunca a estrela que é você.
                                                  


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Hoje, 1º domingo de 2016, toma posse a diretoria da Pastoral Familiar, que são os seguintes casais: Manoel Barreto e Francisca; Didi e Chaguinha; Anselmo e Fátima; Regis e Maria; Clóvis e Nazaré; Delmar e Tinda; Gláuber  e Geyse.

2)- Ministros da eucaristia, reunião no dia 15, 6ª feira, as 19.30h, no CBNET.

3)- Equipes de preparação de batismos, no dia 17, domingo, às 15.00h

4)-Reunião do CPP, próximo domingo, no horário habitual, ( 2º domingo).

5)- Estão entre nós passando férias com suas famílias os seminaristas da Boa Nova Jailson, e Jhon Lucas. E os diocesanos Jerry Lima, Gerre Adriano e Marcos, e o Rosenilson. Amanhã, 04, chegarão mais outros (09) para visitar setores missionários do interior em vistas à preparação da GSM (Grande semana missionária), convidados pelo senhor bispo

Atenção: Convidamos todos os setores da cidade para a entrega da cruz missionária para Matriz dia 10/01, às 19.00h. Concentração no posto Chapadinha próximo a CAEMA

CERCO DE JERICÓ
Inicia hoje o Cerco de Jericó, na antiga Casa da Irmãs da Caridade (convento da Graça).

O tema deste ano é sobre a MISERICÓRDIA.
1º DIA: Misericórdia e serviço (Mc. 9, 35)
2º DIA: Misericórdia e chamado de Deus (Ef. 4,1)
3º DIA: Misericórdia e discipulado (Lc. 8, 21)
4º DIA: Misericórdia e compaixão ( Fil. 2, 5-11)5ºDIA: 5º 5º DIA: Misericórdia e comunhão ( Fil. 2, 1-4).
6º DIA: Misericórdia e caridade ( Fil. 1, 8-11)
7º DIA: Misericórdia e paz ( Fil. 4,6)
INTENÇÃO GERAL DA PARÓQUIA – DEDICAÇÃO E DISPOSIÇÃO PARA A GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA, (GSM) DE 22 a 31 JANEIRO 2.016.

PROGRAMAÇÃO:

06h = Homens do Terço;  
07h= Mulheres do Terço e Legião de Maria; 
08= A. da Oração e Ministros da Eucaristia;   
09h= Catequese e Liturgia;   
10h=Mãe Rainha e Pastoral da Criança;   
11h= Com. Sta Margarida e Santa Luzia;   
12h= Acólitos;   
13h.=São Raimundo e Santa Teresinha.   
14h=São  Camilo s São José.   
15h=São Pedro N.Sªdo Bom Parto e S.Antônio.   
16h= NªSª Aparecida e São Francisco;    
17h= N.Sª da Conceição, Sto Expedito e Apostolado do Terço;   
19h= Renovação Carismática (todos os grupos); 
20h.=Pastoral da Família, Sobriedade e Past. Do Dízimo. 
21h= Pastoral da Juventude. 
22h= Início da vigília
VIGÍLIAS
03/01 (domingo) = Pastoral da Família e Catequese; 
04/01= Homens do Terço; 
05/01=Mulheres do Terço e Legião de Maria; 
06/01= Acólitos e Pastoral da juventude; 
07/01= Shalon e Apost. do Terço; 
08/01=RCC e Servos do evangelho

Mensagem do Senhor Bispo para o dia de NATAL:


Caríssimos irmãos e irmãs, É sempre motivo de alegria celebrar o natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus presente na fragilidade humana do Menino Jesus. O Menino Deus nasceu num contexto histórico de opressão organizado pelo império que promove a guerra e a morte. Deus não se omite nessa historia, Ele fortalece todos aqueles e aquelas que esperam a chegada do Salvador.

Todos os dias somos desafiados pelo grande império atual. O lucro está acima da vida, a ganância leva a exploração da natureza de forma desordenada, as comunidades tradicionais não são reconhecidas com todos os seus valores, as políticas públicas não chegam aonde deviam chegar. 

Maria e José não encontraram lugar na cidade, para os pobres de hoje, também não existe lugar digno, falta escola, falta saúde digna, falta o direito de ir e vir, falta terra para trabalhar, falta saneamento básico, grande apelo da Campanha da Fraternidade 2016. 

A esperança não vem do centro, mas das periferias, não vem dos palácios, mas da manjedoura, não vem dos grandes projetos, mas da força da Palavra de Deus. Diz Bento XVI: “o próprio Filho é a palavra é o logos: a Palavra eterna fez-Se tão pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez-Se criança para que a Palavra possa ser compreendida por nós. 

A palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré”. Essa certeza nos leva a ouvir a voz de Deus

Os pastores pessoas simples fizeram a experiência de Deus, envolvidos pela grande luz foram convidados a contemplar o Menino Deus, “sem medo de ser feliz”. Que experiência de Deus estamos fazendo? Famílias continuam sendo despejadas, pois para o pobre não há lugar, qual o gesto de solidariedade procuramos demonstrar? 

Natal é festa da confraternização do amor de Deus para conosco. Como os pastores somos convidados a irmos ao encontro de Cristo nas periferias geográficas e existenciais, como nos diz o papa Francisco, e assim inspirados pelo anjo de Deus dizer aos nossos irmãos e irmãs 

Caríssimos irmãos e irmãs, o nascimento de Cristo é o grande sinal do Deus de amor e misericórdia no nosso meio. É a certeza de que Ele quer nos ajudar a viver o seu amor. 

Chegando ao final do ano, nós agradecemos a Deus por tantas experiências vivenciadas entre nós, agradecemos a Deus pelos nossos leigos e leigas, padres, religiosas e religiosos, seminaristas, comunidades pastorais e movimentos.  

Enfim, por todos os homens e mulheres de boa vontade que se deixam envolver pelo Menino Deus e praticam a paz e a justiça. Com todos e todas queremos juntar a nossa voz a voz dos anjos e cantar juntos: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por Ele amados”. Feliz Natal e um próspero ano novo!

(Dom José Valdeci Santos Mendes Bispo Diocesano de Brejo)














Nenhum comentário: