domingo, 10 de janeiro de 2016

Servos do Senhor e da Comunidade e responsáveis por construir uma sociedade justa


Quando é que Jesus se sentiu chamado a ser uma figura profética? Como isso o afetou? Quem teve influência na formação dos pensamentos religiosos e nas atitudes deste homem em formação?

Com certeza foi com Maria e José que, em alguma etapa do seu crescimento para a idade adulta, Jesus começou a fazer perguntas e discutir o ambiente religioso e social onde eles viviam. Sem dúvida que além dos pais, os fariseus influenciaram Jesus de maneira significativa e benéfica. “Parece que a raiva contra os fariseus foi muito mais um problema da Igreja primitiva do que de Jesus pessoalmente.” (M.Morwood)

“Depois do batismo pregado por João Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espirito Santo e com poder, andou por toda a parte fazendo o bem” ( At. 10,37). Foi após o batismo que Jesus assumiu uma vocação  desse tamanho.

Mas quem em seu juízo perfeito, sabendo o que aconteceu aos profetas em épocas anteriores, levantaria a mão e se ofereceria voluntariamente para ser profeta? Como um carpinteiro de Nazaré lidaria com essa vocação?  Quais seriam as suas perguntas? Suas dúvidas? Suas ansiedades? Sobre o que ele rezaria?

Quando Jesus se dirigia para o batismo, talvez ele se sentasse na margem do rio algum tempo antes de avançar e se comprometer, deixando o Espírito de Deus fazer o que quisesse com ele. Porquê? Porque na sua época havia muita agitação social por conta dos altos impostos, o que provocava ressentimento, frustação e movimentos populares contra os romanos. Quem fosse enfrentar uma situação assim deveria estar disposto a por sua cabeça a prêmio.

No evangelho de São Marcos, a palavra multidões tem um significado esclarecedor, que significa especialmente o povo abandonado. E quem se colocasse do lado dele teria as mesmas consequências e sofrimentos. Então havia os doentes, os aleijados, os cegos, os leprosos e os possessos. Bastante ruim para eles estarem no último degrau da sociedade por causa de seus infortúnios físicos, mas somada ao sofrimento físico estava a humilhante crença religiosa de que seu sofrimento podia ser castigo divino pelo pecado.

Embora essa “multidão” desejasse ver logo o reino de Deus de justiça e bondade, essas pessoas tinham sido condicionadas pela criação, os costumes sociais e as atitudes religiosas a crer que Deus não estava perto delas, que de fato sua condição na vida era prova do castigo divino. Ora Jesus pôs o dedo na ferida: fé religiosa impregnada de medo, ignorância e um sentimento de distância de Deus era para mudar urgente. Foi o que ele detectou e era preciso reverter, com uma atitude de conversão, “metanoia”.

Sua mensagem parecia simples: as pessoas devem viver sem  absolutamente nenhum medo de Deus.
Sem dúvida que Jesus encontrou muita generosidade entre os pobres. No entanto, eles pensavam que mesmo assim Deus não estava perto deles. Jesus chamou-os para mudar essa maneira de pensar. Deus está sempre aqui, mesmo quando estão conscientes de seu fracasso, seu pecado, sua baixa condição e quando tudo parece dar errado.

Depois do batismo pregado por João Jesus enfrentou essa tarefa que foi a vocação de toda sua vida, e pela qual ele deu toda sua vida. “Eu  batizo em água, ele  batizará vocês  no Espírito Santo e no fogo”( Lc. 3, 20).


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA


1)- Convidamos todos os Setores da cidade para a entrega da cruz missionária para a Matriz. Horário, às 19.00h. Concentração no posto Chapadinha, próximo a CAEMA. De lá a caminhada segue com os hinos das SMP e terço para a Matriz.

2)- Encerra hoje o Cerco de Jericó que foi realizado na Casa do convento da Graça, antiga casa das Irmãs da Caridade.

3)- Ministros da Eucaristia: Reunião no dia 15,  6ª feira, às 19.30h, no CBNET

4)- Hoje tem a reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial). Horário, às 15.00h, Local no CBNET.

5)- Equipes de preparação de Batismo: Reunião no próximo domingo dia 17. Horário às 15.00h. Local CBNET.

6)- Nesta semana os 12 Seminaristas diocesanos do Seminário de São Luís foram em atividades das SANTAS MISSÕES POPULARES nos Setores VILA CHAPÉU, LARANJEIRAS, E CARNAUBAL, de 2ª feira até neste domingo. Parabéns pelo trabalho. Próxima semana irão nos Setores PRATA, LAGOA AMARELA BATURITÉ e SETOR MANGABEIRA.
Estão arranchados na CASA MISSIONÁRIA. Tivemos que dar um conserto nos Portões, e faxina em toda a Casa. 



7)- Nesta semana foi escolhido o Colegiado da Comunidade de Nossa Senhora da Conceição de TERRAS DURAS, com os seguintes componentes: Senhorita Eliane, senhora Lídia, senhora Ritinha, senhora Sitonha, e senhora Estefânia e prof Robson.
Parabenizamos os componentes do colegiado cessante pelo bom desempenho, na pessoa do casal Milagres e Raimundo e o casal Lívia e Anacleto Filho.

8)- Atenção dizimistas: Pedimos aos Dizimistas a gentileza de vir procurar seus Carnês do dízimo no SECRETARIADO, e também o CALENDÁRIO DA PARÓQUIA 2016. Obrigado


ESTÁ CHEGANDO A GSM (GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA): DIA 22 (6ªFEIRA) até 31/01/2016:

Estas 04 Salas  inferiores já irão servir para alojamentos para o evento. Refeitório e Cozinha do mesmo jeito. 

Dia 22, 6ªfeira á tarde, pelas 14 às 16.00h, neste local do RINCÃO já será a ACOLHIDA, de todo povo que vem para a GSM (Grande Semana Missionária) de Chapadinha. Sexta e sábado as atividades serão aqui, e DOMINGO, dia 24: a Missa de ENVIO, às 07.00h para todo mundo.  Não tem missa nem celebração noutros horários. Só à noite na Matriz, e celebração  nas Comunidades para apresentação dos missionários. Fique no clima.













Nenhum comentário: