sábado, 15 de outubro de 2016

A descoberta da linguagem - A protolígua



Há cem mil anos atrás o homem viajava pela terra em pé e em pré-canoas, agora o homem viaja pelos espaços celestes.

Partimos da certeza que a África é o lugar da origem da espécie humana. Foi na África que pela primeira vez acendemos o fogo. Há mais de um milhão e oitocentos mil anos o homem saiu das estepes da África e viajou até o norte da Europa, de pé e em pré-canoas. Porém, os antecedentes deste ser humano já bem inteligente são conhecidos desde há 3.5 milhões de anos, na Etiópia (África), veja as descobertas conhecidas com  o ícone “Lucy”.

E vejamos que as primeiras pegadas de um ser humano datam de 3.700 milhões de anos em Laetoli, na Tanzânia. Não só, mas há fósseis que datam a primeira criatura andando ereta há 6 milhões de anos no Quênia.

Muitas evidências encontradas na África oriental nos dizem que o homem virou uma espécie migrante que viajou extensamente. Viajava tanto por mar quanto por terra, porque o espírito humano está programado para perambular e explorar. Somos criaturas inquietas, e essa inquietude pertence ao nosso DNA. É só reparar a criança quando atinge os seus dois e três anos que ninguém segura.

Tiramos o chapéu diante da espiritualidade africana, pois a encarnação de Deus na vida humana aconteceu pela primeira vez na África. A espiritualidade africana vibra como nenhuma diante do divino. 

Rituais ancestrais registram as realizações dos antepassados e invocam o seu poder de cura e de libertação, e cada montanha, cada vale, lagoa e rio, planta e animal espelham o poder encarnado do deus presente. 

A África é o lar da raça humana. A encarnação de Deus na vida humana aconteceu pela primeira vez na África.

E ainda mais, a África é o espaço terrestre no qual aprendemos a andar eretos, e onde se formaram as primeiras ferramentas e enfeites humanos como o ocre vermelho, raspado e aquecido, contas feitas de conchas, assim como contas feitas de ovo de avestruz, e também as primeiras roupas humanas há mais de 90.000 anos, na África do Sul.

Como avanço fenomenal da humanidade veio a descoberta da fala. Começou com a linguagem dos sinais há 1.5 milhões de anos atrás. E 200 mil anos o discurso verbal.  

O homem começou imitando a voz dos animais e o canto dos pássaros. É a musilíngua e a protolíngua. Na musilíngua, um jeito de himmmmm, antes que se desenvolvesse um novo gene, o FOXP2, estudado pelo físico Philip Lieberman em 2006.
Quero terminar esta macro evolução dada na humanidade com a mini evolução do crescimento da criança em duas etapas: 1.5 ano e meio não se ergue, não caminha, anda rastejando, e depois anda de quatro; 1.5 ano e meio não fala, só faz gestos e sinais, até que possa adquirir a fala do adulto.

Ano e meio que são o salto de milhões de anos que o ser humano aprendeu a se erguer e caminhar. E milhões de anos para aprender a falar, se entendo primeiro, como a criança de hoje, com gestos e sinais até chegar à linguagem articulada da prosa e da poesia da civilização atual.

     CAPELA DE SÃO FRNCISCO DO BAIRRO DA CRUZ

De acordo e com a aprovação do CAEP(Conselho de assuntos econômicos paroquiais) que funciona em todas as paróquias, a Paróquia vai  dar início aos trabalhos da construção da nova igreja de S.Francisco no Bairro da Cruz. 

Nesta semana já foram iniciados os trabalhos da demolição da antiga capela. O projeto é do engenheiro Beto Dantas, que assistirá a nova construção junto com o pároco e com o CAEP. Não recebemos verba nenhuma de nenhum político e de nenhuma prefeitura. Consulte o CAEP que está dentro do Projeto da referida construção. 

O sr. Bispo dom José Valdeci foi informado e consultado. A verba inicial veio do festejo de São Francisco que rendeu 12.000 reais. Por sua vez, a Comunidade de S.Francisco tem atuado ativamente em todos os eventos da Paróquia, e tem uma média de dízimo de 1.000 reais por mês. Foi a primeira capela de Chapadinha, com o telhado de palha e porta de esteira que P.Neves e eu encontramos, há 38 anos.

Agradecemos o dono do armazém ao lado do “BALAS E CIA” que emprestou o espaço para as celebrações durante a construção da nova igreja, que é o sr. Lindomar Torres. E o dono do armazém ao lado da capela para guardar os materiais de construção, que é o casal amigo Raimundo João e s.ra Ivanilde. Tem gente que já se comprometeu a doar dois, três dias ou mais dias de trabalho, e outros com ofertas de lajota, de tijolos e cimento,  como a valiosa primeira oferta de 5.000 tijolos. Deus lhes pague.


PRÓXIMO DOMINGO, 23 DE OUTUBRO DIA MISSIONÁRIO MUNDIAL

A campanha missionária mundial proposta pelo Papa Francisco para este ano 2016 tem como tema: CUIDAR DA CASA COMUM É NOSSA MISSÃO, e como lema: Deus viu que tudo era muito bom (Gn,1,31).
O Para adverte que a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a Terra. “ Crescemos a pensar que éramos donos e proprietários da Terra, autorizados a saqueá-la”(L.Si, 2). É urgente mudar de rumo (n.58).
A missão e o missionário são dois conceitos sensíveis a esta problemática e terão essa visão fazendo parte integrante da evangelização. Neste domingo, 23, faça oração por esta causa, e quando senta à mesa, e quando entra na igreja, e quando dá sua oferta. Os ofertórios deste domingo irão para a Diocese, e de lá serão distribuídos pela Igreja missionária, a critério da CNBB.

Como nossa história aqui na Diocese, neste ano celebramos o Jubileu de 50 anos das Comunidades cristãs, na Diocese (50 anos) e de 46 anos em Chapadinha.  Esse Jubileu se fará em conjunto nos dia 25 e 26 de Novembro. E em Janeiro celebraremos o 1º jubileu do 1º ano das SMP.

       NOTICIÁRIO


1)- Dia 19, esta 4ª feira é a celebração de ano e meio do Padre Neves. Santa missa no horário  das 17.30h

)- Hoje tem a reunião das equipes de preparação dos batismos. Horário, às 15.00h.

3)- Dia 22 e 23 haverá a assembleia paroquial de avaliação preparando a assembleia
diocesana de Brejo que será nos dia 03-06/11. Horário: 22 às 13.30h até às 21.00h com
janta. Dia 23, início às 7.30h até ao meio dia com almoço.


4)- Hoje encerra o festejo de S.ta Margarida do Novo Castelo, da Paróquia de Cristo Rei


5)- Próximo domingo a reunião do BOTE FÉ para fechar a eleição da Coordenação
permanente. Tome nota

Descrição: https://scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-1/p50x50/14495429_1354154024602631_4155027026842857644_n.jpg?oh=d0a04af01bb088250685190afe29222a&oe=58A95AB9

A propagação da palavra de Deus e o cântico foi Dom que Deus me deu e que eu agradeço todos os dias !!!!

Uma vez um homem sábio me disse ! Eu não cuspo no prato que como. Mas também não como do prato que me ofende. Na hora eu achei muito radical mais depôs eu refletir . Tem coisas que tem que ser assim!!!!












Nenhum comentário: