domingo, 23 de outubro de 2016

Fazer da nossa vida um dom gratuito - Mensagem do Papa para o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES



Aprender a fazer da nossa vida um dom gratuito, seria dar o melhor sentido à nossa existência. Porquê? Porque somos criados à imagem e semelhança daquele que é um dom gratuito: Deus.

Na mensagem para o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES o Papa Francisco fala que a misericórdia divina se envolve mais com os vulneráveis, os descartados,  os oprimidos como fariam um pai e uma mãe na vida de seus filhos. 

“Assim nós, aceitando e seguindo Jesus por meio do Evangelho e dos Sacramentos podemos tornar-nos misericordiosos como o nosso Pai, aprendendo a amar como Ele nos ama, e fazendo da nossa vida um dom gratuito, um sinal da sua bondade”.

Por isso, neste dia Mundial das Missões, continua o Papa, “somos todos convidados a sair, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira. 

A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, e anuncia-la em todos os cantos da terra, até alcançar toda a mulher, homem, idoso, jovem e criança”

A fé é um dom de Deus, e não fruto de proselitismo; mas cresce graças à fé e à caridade dos evangelizadores que são testemunhas de Cristo”.

O Papa finaliza a Mensagem lembrando que faz 90 anos que foi instituído por Pio  XI este DIA MUNDIAL DAS MISSÕES, em 1926.

“ Por isso considero oportuno recordar as sábias indicações dos meus Predecessores estabelecendo que sejam destinadas a esta Obra todas as ofertas que cada diocese, paróquia, comunidade religiosa, associação e movimento, de todo mundo, possam recolher para socorrer as comunidades cristãs necessitadas de ajuda, e ainda, revigorar o anúncio do Evangelho até os últimos confins da Terra. 

Também nos nossos dias não nos subtraiamos a este gesto de comunhão eclesial missionário, não restrinjamos o coração às nossas preocupações particulares, mas o ergamos aos horizontes da humanidade inteira. Jesus quer chegar a todos para levar o amor de Deus. Por isso, faz de cada fiel um servidor da misericórdia.

Santa Maria, ícone da humanidade redimida, modelo missionário para a Igreja, ensine a todos, homens e mulheres e famílias a gerar e guardar por todo o lado a presença viva e misteriosa do Senhor ressuscitado que renova e enche de jubilosa misericórdia as relações entre as pessoas, as culturas e os povos”.


Reflexão sobre o Dia Mundial das Missões

A existência humana tem três relações: com Deus, com o próximo e com a terra. Em nossa Casa Comum, tudo está interligado, unido por relações invisíveis, como uma única família universal. É muito importante reconhecer essas relações colocadas sob nosso cuidado. Faz parte da missão da Igreja.

Estamos convencidos que a fé cristã nos compromete com a missão de cuidar do planeta? E em que consiste esse cuidado? A resposta inicia com outra pergunta que o papa noz faz ao tratar do cuidado da Casa Comum: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos suceder, às crianças que estão crescendo?

“A Igreja não está no mundo para condenar, mas para promover o encontro. E para que isso aconteça, é necessário sair. Sair das igreja e das paróquias, sair e ir à procura das pessoas, onde elas se encontram, onde sofrem, onde esperam. 

“ A Igreja mostra seu rosto materno, seu rosto de mãe à humanidade ferida. Não espera que os feridos batam à porta, sai à procura deles pela rua, acolhe, abraça, cuida e faz com que se sintam amados. 

Quando nos deixamos abraçar e tocar, a vida pode mudar, porque é como se estivéssemos respondendo ao dom imenso e surpreendente da misericórdia. A misericórdia é a atitude divina que abraça, é o doar-se de Deus que acolhe, que se dedica a perdoar. É a carteira da identidade do nosso Deus. Deus misericordioso” (Papa Francisco).

Por isso mesmo, a cooperação missionária é a participação de todo cristão na missão universal. A nossa cooperação tem três vertentes: oração e renúncia em favor de outros (ajuda material dos projetos missionário) e colocando-se à disposição para partir.

Para essa cooperação missionária ser verdadeira, é preciso ampliar os horizontes da caridade a todos os povos da terra, considerando os que estão longe como irmãos e irmãs mais queridos.


NOTICIÁRIO                                       

1)- Hoje é o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES. Os ofertórios de todas as paróquias serão enviados para as dioceses, para que a CNBB possa socorrer lugares e igrejas que precisam do nosso socorro financeiro.

2)- Encerra hoje ao meio dia, a assembleia paroquial de avaliação que é uma preparação para a ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL que se realizará na cidade de Brejo nos dias 03 a 06 de Novembro. Parabéns aos participantes e à equipe de assessoria.

3)- Convocamos de novo movimentos e pastorais, Bandas e Ministérios para a reunião em que pretendemos escolher a COMISSÃO PERMANENTE DO BOTE FÉ. E escolher o tema para o ano de 2017. Log mais às 15.00h, local o CBNET.

4)- No dia 17 foram demolidas as paredes e terraplanado o terreno da antiga capela de São Francisco e São Sebastião do Bairro da Cruz. Agora mãos à obra para a construção da nova igreja.

5)- Nesta semana foi dada uma revisão das tesouras da Matriz de NªSª das Dores após 26 anos que foi dada a última revisão. Graças a Deus, não foi encontrado nenhum problema.

6)- Convido as comunidades de São Raimundo (Corrente), de São Pedro (Campo Velho), NªSª do Bom Parto (Tigela), e São Francisco (Bairro da Cruz) para a reunião de preparação dos Batismos no próximo domingo, dia 30. Às 15.00h no CBNET.

7)- Ministros da Eucaristia: Reunião na derradeira 6ªfeira de Outubro que será nesta semana, 28 de outubro. Horário às 19.30h

8)- Lembro de novo a renovação do pagamento dos jornais da Celebração, o DOMINGO e  LITURGIA DIÁRIA, obrigado

8) Dias 28 e 29 tem a Assembleia diocesana da PASTORAL FAMILIAR, na cidade de Brejo. E dia 29, último tem o Encontrão da PASTORAL FAMILIAR da Paróquia  de N.S. das Dores. Tome nota.

.

CAPELA DO BAIRRO DA CRUZ:
No  dia 17 deste mês de Outubro do ano em 

curso, 2016,  foram demolidas as paredes da 

antiga capela do Bairro da Cruz, para dar 

lugar à construção da nova igreja de São 

Francisco e São Sebastião.


Foi terraplanado o espaço do novo templo, e

construção já está em curso.

As celebrações do culto e eucaristia irão ser 

feitas no salão emprestado pelo 

sr. Lindomar Torres, ao lado Casa comercial 


BALAS CIA,  

e os materiais de construção irão sendo 

guardados noutro armazém emprestado


pelo sr. Raimundo João. A eles, bem como a 

quem já está colaborando com suas 

doações, e 

daremos os seus nomes em tempo oportuno, o 


nosso muito obrigado, bem como ao 

engenheiro 


Beto Dantas que colaborou com a planta 

grátis. 



Pedimos as bênçãos de São Francisco 

para esta 

empleitada e para os benfeitores e 


patrocinadores (Veja fotos dos primeiros traba-


balhos das fundações da nova igreja 

de São Francisco)








 
Engenheiro Beto Dantas


Nenhum comentário: