sábado, 1 de outubro de 2016

Seres humanos extraordinários modelos da proximidade divina



A unidade da história da natureza humana hoje em dia busca resgatar e celebrar aquilo que chamamos a vasta história da existência humana. Ou seja, o poder divino em ação na transformação da humanidade.

Na verdade, cada religião adota seres humanos extraordinários que são percebidos como modelos de uma humanidade perfeita e por isso mesmo mais próximos da divindade.

No cristianismo temos uma longa história de modelos. São  os Santos que, devido aos seus atributos característicos, corporificam mais explicitamente o divino no nosso meio. Aliás, todos os seres humanos podemos atingir esse nível de integração do humano com o divino, cada um no seu nível e medida. A autenticidade desses seres humanos depende da sua capacidade de inspirar e fortalecer outras pessoas para que vivamos de uma maneira mais autêntica e próximos ao divino.

A história está cheia destes seres encarnados que espelham e refletem a grandeza divina. À qual todos somos chamados. Após o máximo modelo, Jesus de Nazaré, vem na lista Maria Santíssima e os Santos que enchem o nosso calendário, como S.Francisco, os Antônios, as Teresas, e os Bentos e os Ciceros dos nossos dias. A encarnação da divindade que no máximo grau se deu no homem Jesus se deu também neles, em outras medidas. E não só, mas também em mim e em você.

É verdade então que os seres humanos, através das culturas e das religiões, compartilhamos o compromisso comum de construir um mundo de relacionamentos corretos, e deixar de lado as divisões destrutivas que acarretam dor e sofrimentos uns aos outros. Era por isso que o teólogo Hans Kung já em 1998 pedia que todas as religiões se unissem para lidar com os graves problemas éticos e ecológicos que temos pela frente, envolvendo um diálogo entre todos os credos.

Isto não obstante a desconfiança que recai em cima da história cristã. Na verdade, os cristãos somos em grande medida percebidos como colonizadores de outras religiões e culturas. Essa herança é que parece ficar no fundo de muitas atitudes como esta: vou cuidar da própria vida e deixar  os outros em paz. O que gera uma estranha mistura de medo, inibição, apatia e indiferença que impede o diálogo religioso.

Por outro lado, brotará a coragem de ultrapassar essa ideia clássica que só conseguia tolerar uma única verdade dominante e dominadora que, involuntariamente ou não, se perpetuava num culto de separação e conquista. Ali as semelhanças eram esquecidas, e as diferenças valorizadas e propagadas.


Lembremos então que toda a história humana está cheia destes seres encarnados que espelham e refletem a grandeza divina à qual todos somos chamados.

NOTICIÁRIO


1)- Hoje é dia da festa e da alegria eleitoral. Você se sente mais cidadão e mais pessoa. E sinta-se também mais cristão. Veja o recado da CNBB para as eleições:
 “É fundamental respeitar as diferenças e não fazer delas motivo para inimizades ou animosidades que desemboquem em violência de qualquer ordem.

É preciso estar atento aos custos das campanhas. O gasto exorbitante, além de afrontar os mais pobres, contradiz o compromisso com a sobriedade e a simplicidade que deveria ser assumido por candidatos e partidos.
Após as eleições, é importante a comunidade se organizar para acompanhar os mandatos dos eleitos.
Dos prefeitos, no poder executivo, espera-se conduta ética nas ações públicas, nos contratos assinados, nas relações com os demais agentes políticos. Dos  vereadores, requer-se uma ação correta de fiscalização e legislação que não passe por uma simples presença na bancada de sustentação ou de oposição ao executivo.
A Lei da Ficha Limpa há de ser, neste caso, o instrumento iluminador do eleitor para barrar candidatos de ficha suja.”

2)- Hoje não tem exposição do SS.mo por conta das atividades cívicas da eleição

3)- Lembro a renovação das assinaturas do Jornal da Celebração “O DOMINGO”, e ‘LITURGIA DIÁRIA”. Já pagámos a 1ª prestação que foi de 9.625,00. Próximo mês a segunda do mesmo valor e em Dezembro a 3ª prestação do mesmo valor.


4)- Ontem foi o encerramento do festejo de S.ta Teresinha no Bairro Boa Vista. Continua o festejo de São Francisco no Bairro da Cruz até no dia 04, 3ª feira. E amanhã será a 1ª noite da novena de Nª.S.ª de Aparecida. Nossa família é grande e é bonita.


5)- Atenção: No 3º domingo, dia 16 teremos a reunião das Equipes da preparação para o Batismo (Pastoral do batismo). Horário às 15.00h no CBNET.

6)- A reunião dos COLEGIADOS ficou definida na última reunião do CPP para as primeiras 3ªfeiras de cada mês, para formação, às 19.30h. A próxima será no mês de Novembro, dia 01.

7)- Tivemos já a 1ª reunião para eleição da COORDENAÇÃO DO BOTE FÉ 2017. Muito eficiente, e ficaram alguns itens ainda pendentes, como a escolha do Tema, que ficou em reflexão. Para fechar, foi marcada a próxima para o dia 23 deste mês de Outubro, o 4º domingo. 

8)- No dia 05, 4.ªfeira a santa missa será às 20.00h e será em homenagem à equipe de cozinha do festejo que dedicou-se ao máximo para que todos pudéssemos participar bem e depois ter os nossos alimentos nas noites culturais.  Não terá a missa das 17.00h.    
                                                                                                                                         

Nenhum comentário: