sábado, 11 de março de 2017

A Igreja em saída e a Igreja da cultura do diálogo



O ser humano não somente está no mundo, mas é do mundo, na medida em que o faz e por ele é feito, em cada tempo e lugar concretos.

A história humana ancestral nos ensina que o ser humano é um ser irrequieto e sempre à procura do novo. Freud dizia que uma das características do ser humano é amar e peregrinar. E o escritor prêmio Nobel Saramago dizia que só estamos bem no barco onde não estamos. E já S. Agostinho também disse há mais tempo: Só estou bem onde não estou.

A história do povo de Israel traz o episodio da vida de Abraão no cap. 12, que a certa altura da sua vida decidiu entrar nesse grande movimento de procura de um futuro melhor. “Sai da tua terra, da tua família, e da casa do teu pai” (Gn.12,1). E nos evangelhos muitas vezes os apóstolos são convidados a não ficarem satisfeitos com as vitórias alcançadas, mas a se misturar com os problemas da vida. “ Levantai-vos, e não tenhais medo”, relata o dia da transfiguração, quando viram a glória de Jesus. (Mt. 17, 7)

Na Paróquia temos pastorais e movimentos dinâmicos e atuantes, onde as pessoas crescem no seu ser cristão e no discipulado de Jesus Cristo: Apostolado do Terço, Mil Ave Marias, Shallon, RCC, Pastoral Familiar, Ministério dos Acólitos, Homens do Terço, Mulheres do Terço, Legião de Maria, A. da Oração, Grupos de Oração e Louvor (G.Os), Pastoral da Juventude, Pastoral da sobriedade, e Pastoral das CEBs. 

No entanto, pode acontecer que as pastorais e os movimentos às vezes possam “cair na tentação de se fecharem em si próprios, e se julgarem ser o seu próprio centro, e assim correrem o risco de se tornarem vítimas de suas obsessões e procedimentos”, como diz a carta Encíclica  “A alegria do evangelho, n.49). Noutro lugar, o Papa afirma: “ A Igreja não é um clube de eleitos, é uma casa paterna. É mãe de coração aberto” ( n. 47).

Solução para estas tentações de fechamento? O Papa propõe  duas soluções: uma Igreja em saída, e a cultura do encontro. “ Prefiro uma Igreja em saída, uma Igreja enlameada, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (Alegria do evangelho, 48). 

A Igreja em saída é a grande proposta que nos é apresentada hoje. É o convite a uma Igreja de discípulos missionários, o qu significa investir mais na ação evangelizadora, e tomar iniciativas. “ A comunidade missionária entra na vida diária de quem necessita, encurta distâncias, abaixa-se se for necessário até a humilhação, e assume a vida humana tocando na carne sofredora de Cristo no povo” (24).

No seguimento da opção da Igreja na América latina pelos membros mais sofridos do corpo de Cristo, o Papa reafirma a opção preferencial pelos pobres, como “categoria teológica” ( n. 198  e 199). Os pobres, descreve o Papa Francisco, ocupam lugar preferencial no coração de Deus, que se fez pobre” (n.197). Na verdade, o caminho da redenção está marcado pelos pobres, desde o “SIM” de Maria e de Abraão. A misericórdia para com os pobres “é a chave do céu” (n197).

E o documento da Aparecida descreve os rostos dois sofredores que doem em nós, pessoas que vivem nas ruas, dependentes das drogas,, os detidos nas prisões. São as novas formas de pobreza e fragilidade, como vivem os sem abrigo, os refugiados, os povos indígenas, e tantas pessoas sujeitas ao tráfico humano e crianças em situação de risco, assim como os portadores de deficiências. (407-430). 

Além disso, a atenção volta-se hoje também para outra dimensão nova, que é o solo desertificado, as espécies em extinção, sinais que afetam a vida no planeta e das novas gerações, nos dizem os números 210 a 216 da Encíclica “Alegria do evangelho.

Como dizíamos, a Igreja propões a segunda proposta que é a cultura do encontro: para não se fechar na própria comunidade, na própria instituição ou grupo de amigos. (n220). “Toda atitude de fechamento despreza a universalidade do povo de Deus, e bloqueia a irradiação do testemunho do amor de Deus. 

Na cultura do encontro todos contribuem  e recebem. É uma postura aberta e disponível, para a qual é necessário uma humildade social, estima da cultura e religião e respeito aos direitos de cada um,

A Igreja em saída e a cultura do encontro são as duas receitas para a revitalização da Igreja e das comunidades e pastorais.

             NOTICIÁRIO:

1)- Nesta 3ªfeira, dia 07 chegou o meu irmão P.Anibal que ficará  até o dia 24 de abril, quando acontecerá a assembleia dos missionários da Boa Nova em B.Horizonte. Agradeço esta visita do meu  irmão mais velho e que irá colaborar bastante nos trabalhos da quaresma.

2)- Hoje encerra o Encontro diocesano de Liturgia e Canto litúrgico que começou sexta feira dia 10. Decorreu no Rincão Boa Nova ou CEPAN (cetro de evangelização P.Neves). Toda as paróquias de diocese se fizeram presentes.

3)- Abertura da Catequese na paróquia: Foi ontem, sábado, com encontro de pais e catequizandos. Parabéns à organização da Catequese central e dos Bairros, e parabéns aos pais e catequizandos.  “ A catequese é a obra principal de uma paróquia” ( Papa São Joaõ XXIII).


4)- Retiro de CRISMA:   Dia 18, no Rincão Boa Nova, centro de evangelização P.Neves (CEPAN). Assessor, Gerre Adriano. A confissão: dia 17, estará presente o meu irmão P. Anibal.


5)- Missa de CRISMA: Dia 19, no horário das 10.00h

6)- Pastoral Familiar: Encontro nos dias 18 e 19, sábado e domingo que vem, sobre formação catecumenal nas catequeses paroquiais.

7)- Reunião do CPP: Próxima terça feira, dia 14.

8)- Visitas quaresmais a doentes e idosos: Na reunião do CPP queremos que todas as comunidades possam entregar a lista das casas a ser visitadas. E daremos a escala das visitas para cada bairro: S.Raimundo = dia 14/03 confissões com P.Casimiro e P.Anibal de manhã e à tarde; dia 15 visitas aos doentes com P.Casimiro.   São Pedro = dia 21/03 confissões de manhã e à tarde, dia 22 visitas aos doentes com P.Casimiro. Santana =  dia 27/03. Santo Antônio = dia 28/03 confissões, dia 29 visitas aos doentes. Sta Teresinha = 30/03, dia 31 visitas aos doentes.  S.Francisco = dia 04/04 confissões, dia 05 visitas aos doentes.  Bom Parto = dia 07/04.  Matriz = dias 10, 11 e 12, confissões de manhã e à tarde; dias 13 e 14 visitas aos doentes da parte da manhã

 9)- Praça do abrigo, informação: Segundo me informou o Secretário de urbanização, dr. Telmo, a Prefeitura e aquela Secretaria estão só aguardando o despacho do Juiz para mudar os brinquedos da criançada e a academia ao lado para outro local. Assim que sair o despacho farão esse trabalho, que foi a primeira promessa do Prefeito dr. Magno Bacelar; Estamos no aguardo, obrigado


9)- Está chegando o dia, entre no 
clima do maior SHOW das 
BANDAS CATÓLICAS  do Brasil em 
Chapadinha.












Nenhum comentário: