sábado, 4 de março de 2017

O corpo humano, uma realidade bio-psico-energética-cultural. Somos pó de estrela, fogo, ar e terra



Se quisermos, temos ai uma definição de corpo humano. O corpo humano é um ser dotado de um sistema perceptivo, cognitivo, afetivo, valorativo, informacional e espiritual. Os antropólogos modernos dizem que é expressão do universo, da vida e da consciência.

É habitante de uma galáxia, a via Láctea, uma entre duzentos bilhões de galáxias iguais a ela, dependendo do sol, estrela de 5ª grandeza, um sol entre outros trezentos milhões de sóis iguais ao nosso, situado a 27 mil anos de luz do centro de nossa galáxia.

Nosso ser humano, nosso corpo, é animal do ramo dos vertebrados, da classe dos mamíferos, composto por 30 bilhões de células, continuamente renovado por um sistema genético que se formou ao longo de 3,8 bilhões de anos, munido de três níveis de cérebro com 100 bilhões de neurônios: o reptiliano surgido há 200 milhões de anos, que responde por nossas reações instintivas (o do instinto), o cérebro límbico, há 125 milhões de anos, que explica nossa afetividade ( o afetivo), e o cérebro neocortical que irrompeu há cerca de 03 milhões de anos com o qual organizamos nossas ideias (o dos conceitos).

Outra definição de um dos maiores pensadores mundiais: “um nada diante do infinito e um tudo diante do nada, um elo entre o nada e o tudo, mas incapaz  de ver o nada de onde é tirado, e o infinito para onde é atraído”. (Pascal, Pensamentos, 72).

Como diz Leonardo Boff, “somos seres inteiros, mas ainda nascendo, por isso somos incompletos; estamos sempre na pre-história de nós mesmos. O que é o ser humano? Não será ele talvez o próprio Deus invertido e em exílio de si mesmo que, ao voltar para si mesmo carrega tudo o que ele criou como expressão de suprema superabundância de seu ser e de seu amor? Não seríamos, no termo, nós mesmos Deus por participação, como dizem s místicos cristãos?” (SOTER, 127)

Apesar de uma visão tão otimista eu me pergunto: de onde vem então tanta doença, tanta morte e tanta desorientação no ser humano e causada pelo ser humano, inclusive uns contra os outros? 


Os cientistas encontram uma resposta que na ciência tomou o nome, quem sabe o lugar do chamado pecado original, a saber: a resposta é encontrada na própria dinâmica do cosmo, no caso é dizer no big-bang ocorrido há cerca de 15 bilhões de anos. E acham que aí se originou o caos  primordial

A expressão e evolução posterior vão conferir ordem à desordem daí resultante. Por isso se diz que o universo produz sistemas cada vez mais complexos e inesperados para se ajustar. Daí resulta o trio dinâmico: ordem/desordem/renascimento.

Há portanto uma desordem intrínseca na criação. A desordem, no entanto, não é desordenada, ela se ordena sempre a ordens mais altas. Basta dizer que a Terra já passou por cerca de 15 grandes cataclismos, mas sempre se restaurou. Além disso, há duas forças no universo e em cada ser: a primeira é a força da auto afirmação, e a segunda a força da integração. 

A primeira é, como no ser humano, da afirmação de sua personalidade pela qual quer se separar para ser sozinho; a integração é a força da união, pela qual um será capaz de morrer para que os outros se consertem e voltem à unidade.

Pela força da auto-afirmação reina a violência, pela força da integração reina a igualdade. Já  o povo intuía esta dinâmica quando diz: “Deus escreve direito por linhas tortas”. E ainda: “ hora a hora Deus melhora” ou ainda “ não tem nada como um dia depois do outro”.

Também vemos nessa intuição atrás descrita outra maneira de explicar o que afirmamos pela fé: que pela força da integração se gera de novo a unidade quebrada pela força da auto afirmação, e segundo a qual um será capaz de morrer para que os outros se consertem e voltem à unidade. Isto vem no evangelho de São João, “ 

É melhor que morra um só homem pelo povo do que toda a nação ser destruída” (Jo.11,50).


                 Noticiário

1)- Retiro de carnaval (XXI Arca da aliança) – Decorreu  nos 24 a 28 no Rincão BOA NOVA, com mais de 300 participantes, e com a presença dos vigários de ambas as paróquias, P. Casimiro e P.Joel, e ainda com a visita do bispo diocesano dom José Valdeci no dia 27. Parabenizamos a organização da RCC e os coordenadores paroquiais da mesma por esse evento. Ao mesmo tempo foi realizada a II Arquinha na igreja da Aparecida, ao c/ da senhorita Bertila Ambrozi. Agradecemos ao Sec. de urbanização dr. Telmo a limpeza que mandou fazer no entorno do RINCÃO BOA NOVA.

2)- Carnaval- Agradecemos a atuação da PM (16ºBPM-MA) em todos os dias do carnaval na manutenção da ordem em todos os momentos. Assim como garantiu o respeito durante as celebrações na igreja matriz. Os nossos agradecimentos na pessoa do ten.cor. Glauber e para toda a corporação.

3)- Quarta feira de Cinzas_ Foi a abertura da Quaresma e da CF (Campanha da Fraternidade) 2017, que neste ano tem como tema: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA. E como lema: Cultivar e guardar a criação. A equipe paroquial da CF tem vários projetos, como fazer parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Comitê da Bacia do rio Munin, e Secretaria da Educação para fazer o repasse nas Escolas, de modo que no dia 02 de Abril aconteça uma grande caminhada com todas as comunidades, e colégios e catequeses juntos. Lembro o que foi falado na quarta feira de Cinzas: O meio ambiente nos mata se nós o matamos. “ Deus perdoa sempre, o homem às vezes, a natureza nunca”.

4)- Assembleia da catequese paroquial: Ontem aconteceu a assembleia paroquial da catequese com a participação de todos e todas catequistas da paróquia.

5)- Abertura da Catequese: Dia 11, neste sábado, com encontro de pais e catequizandos. “ A catequese é a obra mais importante de uma paróquia” (Papa São João XXIII, “a Tradição da Catequese”)

6)- Formação para assessores e coordenadores da P J: Começou ontem no Brejo e encerra hoje pela tarde esse Encontro para os assessores e coordenadores dos grupos de Jovens de todas as paróquias de diocese.

7)- Encontro diocesano de LITURGIA E CANTO LITÚRGICO: Dia 10 a 12: Acolhida, igreja matriz de NªSª das Dores. Credenciamento e local do Encontro: Centro de Evangelização Padre Neves (CEPAN), de Chapadinha (RINCÃO BOA NOVA).  Início: 18.00h com janta dia 10/03, término: 12.00h do dia 12/03, próximo domingo. Assessores: Pâmela Cristina de Almeida e Geraldo Borba. Taxa: 20.00. Participantes: 06 (seis) pessoas por paróquia e área pastoral. Contatos: 991.6368.73 (Francisca Carvalho); 991.539588 (Gnu Meireles) e 981.3488311(Pirrita). Pede-se levar: Ofício divino das comunidades, garrafinha da água, rede e cordas, instrumentos musicais; Haverá Livraria: livros sobre Liturgia, Hinário litúrgico e CDs. Confirmação de presenças até 06/03. ( Dom José Valdeci Santos Mendes)

8)- Pastoral Familiar: Encontro da PASTORAL FAMILIAR nos dias 18 e 19, próxima semana, sobre Formação catecumenal nas catequeses paroquiais. Local: Centro de Formação, Brejo.

9)- Visitas quaresmais a doentes e idosos
Pedimos às Comunidades e Ministros da Eucaristia que organizem a lista dos idosos e doentes para uma visita do pároco. Poderão envolver também as Irmãs da Caridade, Ir. Vivi e Ir. Fátima nesse trabalho quaresmal.


10)- Padre Anibal dos Anjos João: Chegará neste dia 07 para ficar até à Páscoa o irmão do P.Casimiro.  P.Anibal trabalhou nas paróquias de Alto Piquiri (1 ano), Brasilândia (22 anos) e 14 anos na paróquia de Cafezal, do Paraná, onde estava até agora. Estará se transferindo para o Lar Boa Nova (Contagem, B.Horizonte). Meu irmão esteve aqui em Chapadinha nas bodas de prata minhas e do P.Neves. Esta é a segunda visita, e seja bem vindo. Com ele vem o P.José Armando para uma visita de 3 dias.


11) Praça do abrigo, informação: Segundo me informou o Secretário de urbanização, dr. Telmo, a Prefeitura e aquela Secretaria estão só aguardando o despacho do Juiz para mudar os brinquedos da criançada e a academia ao lado para outro local. Assim que sair o despacho farão esse trabalho, que foi a primeira promessa do Prefeito dr. Magno Bacelar; Estamos no aguardo, obrigado

12)- A Prefeitura de Chapadinha - por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) proporcionou um momento alegre aos foliões que são assistidos pelos CRAS espalhados pela cidade, com a realização do Baile da Melhor Idade - o CRAS Folia 2017! O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira (24) de Carnaval, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha (STTR), e teve a participação do Bloco da Terceira Idade - organizado pela Fundação Mottinha.




Nenhum comentário: