sábado, 18 de março de 2017

O poço de Jacó e a urgência do reino de Deus na ideia de Jesus e dos seus contemporâneos.



A ideia da proximidade de algum tipo de intervenção divina não foi contribuição original de Jesus era crença bastante comum na sua época

Acreditar em Deus é acreditar que o bem é mais forte do que o mal, e que a verdade é mais forte que a mentira. Quem acreditar que o mal vai ter  a última palavra, ou que o bem e o mal tem cada um cinquenta por cento de possibilidades de vencer é uma espécie de ateu.

Na verdade, existe no mundo uma força dirigida para o bem, um poder que se manifesta nos impulsos e forças mais profundas existentes no homem a na natureza, poder que, em última análise é irresistível. Jesus acreditava nisso, e apelava sempre para essa força irresistível: “a tua fé te salvou” (Mc. 5,34).

Jesus esperava que o reino de Deus viesse logo ou durante a vida de seus contemporâneos: “não passará esta geração sem que isto aconteça”(Mc.13,30). E ainda: “não tereis nem tempo de percorrer todas as cidades de Israel antes da chegada desse reino”.(Mt, 10,23). 

Essa mesma expectativa levou os essênios a saírem para o deserto para se prepararem. Foi essa crença que inspirou as visões e os cálculos dos escritos apocalípticos, e que levou os zelotas à expectativa de que o reino de Deus viesse e lhes daria a vitória sobre os romanos. João Batista participava dessa expectativa e esperava que só escaparia quem entrasse no seu batismo “ para se livrar do juízo divino, e para se livrar da ira divina que está para vir” (Mt. 3,6)

Na verdade, as esperanças e expectativas tinham chegado a nível de intensidade sem precedentes  A situação estava fluida, a guerra contra os romanos estava na ideia de muita gente, e se perguntavam: Israel iria vence: Israel iria vence os romanos? Será  será que o Messias viria como perguntou um dia João a Jesus: és tu o messias ou devemos esperar outro? (Mt.11,2).

E se não foi na vida de Jesus, foi dali a 30 anos, no ano 70 que todas essas ideias e forças se juntaram e empunharam armas contra os romanos, e toda Jerusalém se levantou contra Roma numa guerra que fez acabar com todos esses sonhos que vinham acalentando desde muito tempo, e que na vida de Jesus sempre se manifestava e viviam testando as atitudes de Jesus. Só que Jesus queria isso não pela força das armas, mas pela mudança dos corações, metanóia.

Por isso Jesus percebeu a oportunidade e fez apelos por mudanças imediatas: “a menos que vocês mudem serão todos destruídos do mesmo modo” (Lc. 13,5). E, “o que aproveita ao homem ganhar o mundo todo se perde a própria vida?” (Mc.8,36) Pregou contra quem se arrumava na sua vida sozinho, confiando nos sus celeiros cheios, como um rico tolo (Lc.12,16).

Poderíamos assim compreender muitas das urgências e dos porquês usados por Jesus, “ lançar a mão no arado e não olhar para trás, viajar com pouca coisa e depressa (Lc.9,3). Em resumo, com Jesus acabou um tempo antigo e começou um novo tempo. O tempo de pensar que as coisas não irão com as armas e com a violência, em vez de mudar o seu proceder, como praticar a partilha, abrir mão de excluir os irmãos e até os inimigos.

E também muita coisa da conversa de Jesus com a samaritana relata que, enquanto os judeus consideravam o poço de Jacó como o ícone do culto, do templo e da Lei, Jesus declarou que ele dali em diante seria o templo, a lei e o culto. E que não precisaria nem de balde porque de seu lado aberto jorraria água viva. E como consequência ele oferece o verdadeiro culto na sua pessoa.

Voltamos à afirmação inicial que a ideia de alguma intervenção divina imediata não foi contribuição original de Jesus, era crença comum na sua época. A diferença era que para os outros o caminho era a violência, e para Jesus era pela mudança interior, metanóia.

          NOTICIÁRIO
1)- ADMINISTRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA – Hoje parabenizamos a Catequese paroquial pela administração do sacramento da CRISMA a cerca de 70 jovens que se prepararam no caminho da Catequese nos 10 anos de formação cristã, que começaram desde a Consagração. E parabenizamos  esses agraciados pelo Espírito Santo nesse sacramento que joga o cristão para as responsabilidades de um cristão adulto. Parabenizamos o bispo diocesano que pode contar com mais 70 crismados para as tarefas da diocese, assim como os pais e os padrinhos. Agradecemos ao seminarista Gerre Adriano que assessorou este retiro de preparação.

2)- Formação para a Crisma nas Comunidades: Já estão acontecendo as formações para Crisma nas comunidades tanto da zona urbana como na zona rural para os casados e outros que não frequentaram os 10 anos de curso. Julgamos que que no mês de Outubro estarão em dias para o mesmo sacramento da Crisma.


3)- Padre Manoel Neves: Hoje faz um ano e onze meses que nos deixou o saudoso P.Neves. Contamos com suas orações e sua intercessão  para a nossa paróquia. E lembramos sua memória e os seus ensinamentos.

4)- Visitas quaresmais: Já aconteceu a visita na Comunidade de São Raimundo da Corrente nos dias 14 e 15. As próximas: São Pedro = dia 21/03 confissões de manhã e à tarde, dia 22 visitas aos doentes com P.Casimiro. Santana =  dia 27/03. Santo Antônio = dia 28/03 confissões, dia 29 visitas aos doentes.  Sta Teresinha = 30/03, dia 31 visitas aos doentes.  S.Francisco = dia 04/04 confissões, dia 05 visitas aos doentes.  Bom Parto = dia 07/04.  Matriz = dias 10, 11 e 12, confissões de manhã e à tarde; dias 13 e 14 visitas aos doentes da parte da manhã.

5)- Pastoral Familiar: Teve encontro sobre formação catecumenal nas catequeses familiares neste sábado e encerram hoje neste domingo, na cidade do Brejo.




6)- SHOW com a Banda ROSA DE SARON: Estamos na reta final do grandioso Show que vai ficar na história de Chapadinha. É já neste sábado dia 25. Pedimos o empenho de todo católico chapadinhense para participar deste maravilhoso show que além da fama, irá servir para alavancar a construção da igreja de São Francisco e ainda para enfrentar as despesas do BOTE FÉ, de 11, 12 e 13 de agosto. Contamos com a sua animada presença. 


19)- Meu irmão P.Anibal está colaborando nas visitas quaresmais em celebrações e confissões. Apesar de seus 91 anos mostra sua saúde vai de bom a melhor aqui nestas terras de nossa Chapadinha. Parabéns. Veja mais fotos





Nenhum comentário: