sábado, 14 de abril de 2018

“Comeram e beberam com Deus no cimo da montanha” tem paralelismos em lendas e mitos antigos. Jesus comeu e bebeu com os apóstolos depois de ressuscitado?



Nas literaturas antigas não só gregas, mas também nos textos dos povos vizinhos do Antigo Israel era comum os mortais imaginarem as benditas refeições dos deuses. E que seres humanos pudessem ser admitidos uma vez que outra a participar.

Foi assim que os escritos mais antigos da narração do contato divino de Javé com os mortais tomaram essas refeições como exemplo e colocaram numa narração épica e lendária da Torá, no Monte Sinai, quando falaram dos Mandamentos: “Moisés, Aarão, Nadab, Abiú e os setenta anciãos de Israel subiram; eles viram o Deus de Israel. Eles contemplaram a Deus e depois comeram e beberam” (Êx.24, 9-11).

Como é possível, se no  cap. 33 do Êxodo se fala que não podiam ver a Deus sem morrer? “Não poderás ver minha face, porque o homem não pode ver-me e continuar vivendo. Minha face não se pode ver”(Êx.33,20-22). 

Por isso que veio outro autor e aumentou nesse texto dizendo que “Deus não levantou a mão contra eles”(Êx.24,11).

Esta visão antropomórfica de “ver a Deus”, comer e beber com Deus na montanha, e seus pés com brilhos dos céus é muito antiga e temos que admitir que tem paralelo em textos míticos extra bíblicos herdados das literaturas ugaríticas e mesopotâmicas. 

Acontece que estas lendas foram depois corrigidas e misturadas próximo desses capítulos onde se conta “que só Moisés subiu a montanha (Sinai), que não há refeição alguma, que não há nenhuma parte do corpo de Deus no Monte Sinai. “Não poderá ver a minha face porque o homem não pode ver-me e continuar vivendo” (Êx.20-23). 

Por sua vez, noutro lado se diz que Deus não foi visto mas só uma voz vindo do céu, “Ele fez você ouvir sua voz para disciplinar você, e sobre a terra Ele mostrou seu grande fogo, e você ouviu suas palavras do meio do fogo”(Dt.4,36).

Compare com a cena descrita no batismo de Jesus: “E uma voz veio dos céus, Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (Mc.1,10). E também na transfiguração: “E uma nuvem desceu, e da nuvem saiu uma voz, esta é o meu filho amado, escutem-no”(Mc.9,7).

Em tudo isto ficamos certos do seguinte: narrações e Catecismos posteriores corrigem os antigos. O Deus que foi visto na forma humana é agora lembrado como a voz que profere palavras vindas do fogo ou da nuvem. 

Continua a expressão ainda em forma mítica, mas já muito mais domesticada e suavizada, como nas cenas do Novo Testamento do batismo e da transfiguração, onde já só se fala que “se fez ouvir a voz de Deus vinda das nuvens”.

Lembrando agora que existe uma chamada a trazer coisas do Antigo Testamento para o Novo Testamento. Exemplos esses do batismo de Jesus e da transfiguração,  e quando se fala na ressurreição, onde se conta também de refeições com um ser divino: “ Tendes alguma coisa para comer? Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado. Tomou-o então, e comeu-o diante deles”(Lc.24,42).

Somos levados a dar o desconto, e nos colocar na época de tradições semelhantes. Agora é para transmitir uma fé numa vida diferente, a qual era de Jesus como ser divino.

             NOTICIÁRIO


1)- Renovação do compromisso dos Acólitos: Hoje na missa das 10.00h. Parabenizamos o Ministério dos Acólitos por este evento, e pelo ótimo trabalho realizado  na matriz e nos Bairros.

2)- Amanhã, 2ª feira convoco as Coordenações da Pastoral Familiar para um Encontro geral. Centro e Bairros.

3)- Formados em teologia: Encontro no dia 20, 6ª feira. Sua presença é muito importante.

4)- Dia 19, feira,  3º aniversário do falecimento do Padre Manoel dos Santos Neves. Convocamos para a santa missa às 19.00h. Começaremos com uma caminhada a partir da casa dos padres, com faixas e cartazes.

5)- Imagens da Sagrada Família: para os Encontros do Ano do Laicato e para as caminhadas do mês de Maio já se encontram no Secretariado da igreja matriz.

6)- Cartilhas para os Encontros também já se encontram.

7)-Inscrições para CRISMA: Catequizandos que completaram o curso o ano passado. Inscrição nas Capelas dos  Bairros e aqui na Matriz.

FRASES DO P.NEVES

DOMINGO SEM MISSA , SEMANA SEM GRAÇA.

FAMILIA QUE NÃO REZA, CASA SEM PORTAS.

HÁ CONVERSAS E HÁ CONVERSINHAS E HÁ CONVERSÃO; EU PREFIRO A ÚLTIMA.

FAMÍLIA, PÁTRIA DO AMOR, SANTUÁRIO DA VI




    Três anos de glória (19/04/2015 + 19/04/2018)

Nenhum comentário: