sábado, 7 de abril de 2018

Domingo da Misericórdia



O tema misericórdia é o tema preferido do Papa Francisco assim como foi o tema preferido de Jesus. Para o Papa Francisco, a misericórdia não é uma palavra abstrata, mas um rosto para reconhecer, contemplar e servir. “Jesus de Nazaré com a Sua palavra, com os seus gestos e com toda a as pessoa revela a misericórdia de Deus. Nele não há nada que não fale de compaixão. 
A Sua Pessoa não é outra senão Amor, um amor que se doa e que se oferece gratuitamente. Os sinais que realiza, sobretudo para com os pecadores, para com as pessoas pobres, excluídas, doentes e em sofrimento, levam consigo o distintivo da misericórdia.” (Bula do Jubileu da Misericórdia).

Neste domingo da misericórdia irei recolher algumas afirmações sobre este tema, em várias alocuções e sobretudo no Documento “O evangelho do Amor”.

- “Comove-nos a atitude de Jesus: não escutamos palavras de desprezo, não escutamos palavras de condenação, apenas palavras de amor, de misericórdia, que convidam à conversão” (17 de março 2013)

- “Como é difícil muitas vezes perdoar! E no entanto, o perdão é o instrumento colocado nas nossas mãos frágeis para alcançar a serenidade do coração”.(RJ 2016)

- “O perdão é uma força que ressuscita para uma vida nova e infunde a valentia para olhar o futuro com esperança” (Ano da misericórdia)

- “Somos chamados a viver a misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para conosco.” (Bula)

- “Quanto desejo que as nossas paróquias e as nossas comunidades cheguem a ser ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença”. Ter um coração misericordioso não é ter um coração débil; quem, deseja ser misericordioso necessita de um coração forte, firme, aberto para Deus e fechado ao tentador”. (Quaresma, 2017).

-“Não se pode viver sem  perdoar ou, pelo menos, não se pode viver bem, especialmente em família” (Novembro 2015)

- “Não esqueçamos que muitas vezes o trabalho da Igreja é semelhante ao de um hospital de campanha”(Evangelho do Amor,291)

- “Duas lógicas percorrem o caminho da Igreja: o da marginalização e o da reintegração” (296).

- “Devemos superar as diferentes formas de exclusão atualmente praticadas nos âmbitos litúrgico, pastoral, educativo e institucional que podem ser superadas. 
Por isso já não é possível dizer que todos os que estão em uma situação chamada irregular vivam em estado de pecado mortal nem privados da graça santificante” (E.A.301).

- “Por pensar que tudo seja branco ou preto, às vezes fechamos o caminho da graça e do crescimento e desencorajamos percursos de santificação que dão glória a Deus” (E.A.305).

- “A caridade fraterna é a primeira Lei dos cristãos. O próprio evangelho exige que não condenemos” (E.A.306).

-“Lembremos que um pequeno passo, no meio de grandes limitações humanas pode ser mais agradável a Deus do que uma vida externamente correta de quem transcorre os seus dias sem enfrentar sérias dificuldades” (E.A.305).

- “É verdade que às vezes agimos como controladores da graça e não como facilitadores” (E.A.47).

- “Pomos tantas condições à misericórdia que a esvaziamos de sentido concreto e real significado, e esta é a pior maneira de frustrar e evangelho; praticando uma Moral fria de escritório” (E.A.34 e 312).

- “Misericórdia significa “inclinar o coração”. Tem origem latina, é formada de miserere (ter compaixão), e cordis (coração), significa ter capacidade de aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas”. (Bula do Ano da misericórdia)

- “Carregar a bandeira da misericórdia é quando o indivíduo tem bondade no coração, é a pessoa que está sempre pronta para ajudar o outro, se preocupa com o outro sem segundos interesses, é o chamado bom samaritano” (id).

- “Quero reafirmar que nem todas as discussões doutrinais, morais ou pastorais devem ser resolvidas com intervenções magistrais” E.A. 312).

Finalmente, tem uma misericórdia também para conosco, que é saber e ter a coragem de nos perdoar a nós mesmos, o que é fonte de paz e tem que fazer parte do “pão nosso de cada dia”. É o que expressa também belamente o Papa Francisco nesta expressão:

- “Uma das condições para a paz nossa de cada dia é primeiro “saber perdoar a si mesmo” (107).


as PALAVRAS MAIS IMPORTANTES:

-As 06 palavras mais importantes: “Admito que o erro foi meu”

-As 05 palavras mais importantes: “Você fez um bom trabalho”.

-As 04 palavras mais importantes: “Qual a sua opinião?”

- As 03 palavras mais importantes: “Faça o favor”

-As 02 palavras: “Muito obrigado”

- A palavra mais importante: “Nós”

-A palavra menos importante: “Eu”

                        NOTICIÁRIO:


1)- Nesta 3ªfeira, dia 10 temos a reunião mensal do CPP. Sua presença é muito importante.

2)- Como não deu certo o Cerco de Jericó, na semana passada, será  agora nesta semana, a começar após a missa deste domingo da Misericórdia. Por isso não tem a Exposição do Santíssimo durante o dia.

3)- As coordenações da PJ tiveram encontro diocesano em S. Bernardo nesta semana.

4)- Neste domingo, dia 08, a Comunidade da Sant’Ana vai vender caldo e mingau de milho após a missa da noite na Lanchonete da matriz em prol da construção da igreja da Santa Ana.

5)- Primeira Comunhão na Comunidade de Santo Antônio: será no próximo domingo, dia 15. Confissão no sábado às 14.00h.

6)- Ministro da Eucaristia: Reunião no dia 12, 5ª feira. Sua presença é muito importante.

7)- Colegiados: Reunião no dia 13, 6ªfeira. Contamos com sua presença.

8)- Imagens da Sagrada Família para os Encontros do Ano do Laicato e para as caminhadas do mês de Maio já se encontram no Secretariado de igreja matriz.

9)- Cartilhas para os Encontros estarão já na próxima semana. Vá se preparando.

10)-Inscrições para CRISMA: Catequizandos que completaram o curso o ano passado. Inscrição nas Capelas dos  Bairros e aqui na Matriz.

11)- Reunião do XXIV Congresso Estadual do A.da Oração: Dia 08 neste domingo logo mais às 15.00h no CBNET com as Coordenações das Comunidades, Pastorais e Movimentos. Agrade a coordenadora paroquial Odete Guimarães Lima.




Nenhum comentário: