sábado, 6 de abril de 2019

“As pessoas tolas, os loucos e as crianças menores, nenhum destes entrará no seio da comunidade, pois os santos Anjos permanecem no meio dela” (Regras da comunidade do documento de Damasco, Qumrãn).

 


Quando lemos esta estranha afirmação vem-nos à mente logo a outra afirmação de Jesus “deixai vir a mim as crianças porque delas é o reino dos céus” (Mt.19,13). 

“Cuidado, não desprezeis nenhum destes pequeninos porque os seus Anjos no céu contemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mt.18,10).

E também não é estranho que nem as pessoas tolas, os loucos também sejam excluídos das assembleias dos judeus. Na verdade os textos judaicos colocavam as crianças de menor na mesma categoria dos surdos, mudos, dos cegos, dos deficientes mentais, dos pagãos das mulheres e dos escravos.

Terrível esta situação, mas serve este arrepio para vermos a diferença de tempos  e os saltos culturais, pedagógicos, filosóficos, antropológicos e psicológicos que foi preciso dar nestes dois mil anos, dessa época até a nossa.

Diz a história que para um rabino o que acelerava a perda de um homem era a permanência na Sinagoga de gente vulgar, e a tagarelice com as crianças. E o fato culminava com a total exclusão e proibição de crianças entrarem na sinagoga porque “os Anjos estariam lá”. Imagine que as pessoas não podiam conviver na sinagoga com as crianças, como poderiam os Anjos conviver com elas?

Frontalmente Jesus dá outra resposta frontal: “Deixem vir a mim”, e não só, “porque os seus Anjos veem constantemente a face do meu Pai que está nos céus. Não só os santos Anjos estão no seio da assembleia da Sinagoga como ainda mais os Anjos das crianças estão na presença de Deus, e elas com os seus Anjos.

E por extensão, deixai de excluir as crianças, e todos aqueles que vocês colocam no mesmo balaio: cegos, mudos, surdos, deficientes mentais, pagãos e escravos.

Correlativa com esta tem outra afirmação no evangelho: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque é deles o Reino dos céus” (Mt.18.15). Jesus afirma aí que o Reino pertence inicialmente àqueles que ocupam uma posição social desfavorável, dado que junto com as Crianças estavam na mesma segregação social aquela lista dos marginalizados.

Esta é a nova ordem e a revolução de Jesus e a conversão de mentalidade implantada por Jesus, ou como se dizia na cultura grega “metanoia”.

                   NOTAS LITÚRGICAS

I)- “Eis que faço as novas todas as coisas” (Is. 43,19) 1ª leitura)

II- “Esquecendo o que está para trás eu me lanço para a frente”(Fil.3,13, 2ª leitura)

III- “Ninguém te condenou? Eu também não te condeno” (Jo.8,11 evangelho)

       NOTICIÁRIO

1)- Hoje, 1º domingo do mês tem Exposição do SS.MO, com os respectivos horários.

2)- Também tem o Retiro da Pastoral da Familia.

3)- Nesta 3ªfeira, dia 09, tem a reunião do CPP, Sua presença é muito importante.

4)- O Grupo teatral da VIA SACRA está pedindo que o5 elementos da cada PASTORAL  MOVIMENTO possam se alistar para a aumentar o número da VIA SACRA: 05 elementos dos Acólitos, 05 elementos do Shalon, 05 elementos da RCC (grupos GO), E 05 ELEMENTOS DA Pastoral da Juventude, como sem falta. Ensaios todosos dias no Centro Paroquial às 19.00h

5)- Dia 09 e 10 temos visita a doentes e idosos na Comunidade do CENTRO. As (os) ministras da Eucaristia se disponibilizem para acompanhar os sacerdotes. Destaquem duas ministras para o dia 09 e duas para o dia 10.

6)- Nos dias 11 e 12 as visitas serão na Comunidade de São Raimundo. NO DIA 11 SÓ DA PARTE DA MANHÃ.

7)- Dia 11 temos a Missa dos Santa Óleos na catedral de Brejo. A viagem é às 14.30h.

8)-Atenção: o Dízimo deste mês será no 3º domingo, dia 21 que é o dia de Páscoa por conta que dia 14 é odia de Ramos.

9)- DOMINGO DE RAMOS, dia 14: Concentração na Matriz e início da celebração, com a Bênção dos Ramos no largo da matriz as 07.00h.  Em seguida a PROCISSÃO DOS RAMOS pela Rua Eurico Dutra, após a esquina do Magazine Luiza, até no RINCÃO para a celebração da Missa de Ramos.

QUINTA FEIRA SANTA: Missa de Lava-Pés e Adoração na igreja Matriz às 17.00h e Missa também na igreja de São Raimundo também às 17.00h.

SEXTA FEIRA SANTA: Concentração: na igreja de Aparecida e início da VIA SACRA as 15.00h. seguindo o trajeto com as Estações e as Cenas da PAIXÃO até no Largo da Matriz de Nossa Senhora da Dores. Encerrando a VIA com a veneração da CRUZ, ORAÇÕES UNIVERSAIS E  COMUNHÃO.

SÁBADO SANTO: Missado Fogo Novo, Bênção da AGUA  e VIGILIA PASCAL na igreja de São Raimundo e na igreja Matriz: Horário, às 20.00h.

DIA DE PÁSCOA: Missas nos HORÁRIOS NORMAIS na Matriz e nos Bairros.Batismos de adultos as 15.00h e das crianças de colo as 16.00h

10) Dias de Confissão: Dias 16 e 17, (3ª e 4ª feira santa) tem confissão de manhã e tarde.

11)-Crismados: Os certificados já estão prontos e assinados, podem vir buscar no Secretariado.

12)- No dia 19 lembraremos a data de QUATRO ANOS  do falecimento do saudoso P. NEVES, na sua viagem para o céu. É o dia da SEXTA FEIRA DA PAIXÃO. Estará presente nas ORAÇÕES UNIVERSAIS que seguem após a entrada na igreja e no estacionamento após a VIA SACRA, NA ÚLTIMA CENA QUE É A RESSURREIÇÃO.

13)-Pastoral da Acolhida; só PARA LEMBRAR OS Encontros das Turmas de Crisma sobre o tema: No dia 26 terão a assessoria da sr.a Ana Lúcia (2º ano), e s.ra Neci Ribeiro (1º ano). E a segunda formação no dia 05/05. Compromisso no dia 12/05.

Nenhum comentário: