sábado, 4 de maio de 2019

Cristo não fundou a Igreja para condenar o mundo mas para salvá-lo.



Em 1642 Blaise Pascal inventou a máquina da calcular; em 1811 o cientista Koening a imprensa rápida substituindo a de Gutemberg; em 1897 inventou-se a telegrafia sem fio com Marconi; em 1902 a radiodifusão; a televisão em 1925; o radar em 1934; o laser em 1964, e as calculadoras eletrônicas e os primeiros computadores em rede de internet.

Em 1942 o homem liberta e controla a energia nuclear; e a partir de 1897 aparece a moderna matéria sintética; de 1735 a 1942 começa a fabricação de aços inoxidáveis e a produção de alumínio e tetanio;

Em 1957 o homem lança o primeiro satélite artificial da terra; em 1960 os foguetes teleguiados; em 1961 a primeira viagem tripulada ao redor da Terra; em 1968 a primeira viagem ao redor da Lua; em 1969 a primeira alunissagem feita pelo homem.

A primeira revolução industrial deu-se há cerca de 100 anos com a invenção da máquina a vapor. Agora estaremos na segunda revolução industrial, e quem sabe, estaremos logo mais na terceira, quando no mercado começarem a aparecer peças de reposição para o corpo humano. Já não apareceu o primeiro coração artificial de tecido humano? Os robôs? Os chips que aumentam as capacidades humanas e o poder de se adaptar às condições atmosféricas do espaço sideral?

Além disso Charles Darwin na sua teoria da evolução mostrou que o homem constitui um elo na corrente evolutiva, confirmado com a descoberta do mapa do genoma humano, o DNA. Assim, a biologia destrona o homem de sua singularidade. Com isso podemos perguntar: o homem centro do universo, ou um elo na corrente evolutiva?

Voltando-nos agora para esta segunda revolução industrial, qual é o lugar da Igreja nisso tudo? Qual é o lugar da Igreja quando vai no mercado e compra as frutas mais saborosas preparadas pelo lavrador de antigamente, e agora pelos meios e máquinas mais sofisticadas; e os computadores e celulares mais avançados; e os aparelhos de TV da última geração? Por ventura não tem alguém que usa o mundo para depois condená-lo?

Na prática é assim. E na teoria, quantas vezes alguns religiosos terão condenado o progresso só por ser progresso, e porque “os tais” não se declaram como católicos. Mas parafraseando a afirmação do evangelho, (Jo.3,14) Urbano Zilles disse que “o Cristo não veio para condenar o mundo mas salvá-lo”.

Antes a Igreja se beneficiava da enxada do trabalhador e da caneta dos copistas dos pergaminhos; agora se beneficia do trabalho dos robôs e da ciência da inteligência artificial.

E onde vai certa autoridade que de  tudo desconfiava e tudo condenava? Na verdade, o exagerado apelo à autoridade, muitas vezes oculta a falta de coragem ou a incompetência para enfrentar os novos problemas em busca de soluções. Ou então evita-se qualquer compromisso pessoal com Cristo e com o mundo.

Tendo em conta também que a Teologia é um serviço à fé e uma instância crítica necessária para evitar que a prática religiosa não degenere em fideísmo fundamentalista ou fanatismo. A Teologia não pode limitar-se à defesa do status quo. Nem pode contentar-se só com olhar para o passado. Não idolatrar as conquistas, mas também não seria  prudente condená-las.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO:

Sempre  que possível dê um sorriso a um estranho na rua, pode ser que o único gesto de amor que ele verá nesse dia.
Deus usa de tanta misericórdia conosco. Aprendamos também nós a usar de misericórdia com os outros, especialmente aqueles que sofrem.

Um cristão nunca pode andar chateado ou triste. Quem ama Cristo é uma pessoa cheia de alegria e que irradia paz por onde anda (Papa Francisco).
         Noticiário:


1)- Ontem demos início oficial ao mês de Maio, mês da MARIA, com o envio das imagens para a peregrinação mariana. Recordamos que nossa igreja Matriz de NªSª das Dores foi construída em 1939 pelo P.Walter com as ofertas e leilões do mês de Maio. 

Os antigos ainda lembram os carrinhos que vinham com tijolo e barro subindo do Xororó para a praça nessa época em que a cidade só contava com uns 5 mil habitantes, e umas 7 ou oito ruas. E dos leilões animados pela dona Lourença, dona Clara Martins, dona Zizete, e Dona Zila Vieira dona Noca Machado. 

Somos devedores de tanta devoção e empenho de tantas e tantos que nos deixaram esse legado e esse compromisso à Padroeira de Chapadinha.
Para os mais novos é bom lembrar que a cidade de Chapadinha  foi construída por uma promessa à Nossa Senhora da Dores em 1838 da família Ferreira que doou uma légua de raio quando a guerra da BALAIADA passou longe de Chapadinha. 

Neste ano as OFERTAS serão destinadas para a troca do TELHADO da Matriz e 
REVESTIMENTO DA TORRE.

2)- ANO VOCACIONAL: Faltam duas semanas para a ordenação sacerdotal do DIÁCONO JERRY LIMA, dia 25 deste mês. Estamos pensando em organizar um tríduo  de preparação para a Ordenação direcionado bastante para as Catequeses, e não só, e abertura na paróquia do ANO VOCACIONAL. A ordenação será no dia 25 no Rincão às 18.00h. E a 1ª Missa será na Matriz, domingo seguinte às 08h da manhã.

3)- Hoje tem o Compromisso dos Acólitos e Renovação para os antigos, na missa das 10.00h.

4)- Compromisso da Pastoral da Acolhida (Turmas de Crisma), no dia 19//05 na missa das 10.00h. Os acolhedores das Capelas farão o compromisso em cada Comunidade.

4)- PASTORAL FAMILIAR: Reunião da Coordenação Paroquial da Past. Familiar e Coordenação do Centro nesta segunda Feira, dia 06 como foi combinado, a 1ª segunda de cada mês. Sua presença é muito importante.

5)- REUNIÃO DO CPP: será nesta 4ªfeira dia 08 por conta da reunião do clero em Belágua que acontecerá nos dias 14 e 15.

6)- IAM – Infância e Adolescência Missionária:  Encontro diocesano no dia 10 E 11 no Brejo.

7)- P.Ambrósio chegou da viagem para a assembleia dos missionários da Boa Nova.

8)- Teve Encontro Vocacional no Brejo no dia 03 terminando hoje

9)- Primeira Comunhão nesta Semana: Em S.Antônio, hoje; E no S.Raimundo no dia 10, confissões durante a manhã para eles, e à tarde para os adultos (padrinhos).

                             M A R I A    É:

A máxima realização da vida cristã;
A discípula mais perfeita do Senhor;
A interlocutora do Pai em seu projeto divino;
O primeiro membro da humanidade;
A maior colaboradora da salvação;
A mais perfeita peregrina da fé;
 Missão única no mistério da salvação;
Cooperadora no nascimento da Igreja;
Companheira de caminhada de cada um dos povos da América Latina.
Com Maria a Igreja recebeu um selo mariano.
Com Maria e como Maria temos garantida a nossa salvação.


Nenhum comentário: