sábado, 15 de fevereiro de 2020

“EU PORÉM VOS DIGO...QUEM CHAMAR O IRMÃO DE “TOLO” SERÁ CONDENADO AO FOGO DO INFERNO” (Mt. 5,22)

Tomando à letra  o pecado de chamar louco ou tolo e ser digno do “fogo do inferno”, estaríamos todos com viagem marcada para lá e ninguém se salvaria. 

Mas ninguém parece dar essa importância que o evangelista parece dar. Por isso dizem alguns comentaristas que é usar de dois pesos e duas medidas sobre estas palavras do 5º mandamento em comparação com as palavras do 6º e 9º mandamento do “olhar” e desejar com desejo de concupiscência. 

Porque será? Exagero do evangelista, ou de Jesus? Ou do nosso olho? Ou será que Jesus disse mesmo essas palavras? Por isso que especialistas afirmam que muitos “Eu” de Jesus foram tiradas do evangelho apócrifo de Tomé. (Heimust Koester, História e Literatura do cristianismo primitivo, 192).

Porque Jesus insistia tanto na família? Veja só o que acontecia: as famílias dos Sumos Sacerdotes cada uma armava seu próprio esquadrão de assassinos profissionais para sua defesa. Eles eram os primeiros colaboradores dos romanos na extorsão dos impostos, chegando mesmo a invadir as casas do povo com esses esquadrões assassinos para tirar os impostos.

Por outro lado, essas famílias ricas podiam consolidar suas grandes propriedades recorrendo ao expediente do divórcio e de um novo casamento para aumentar suas riquezas, com a troca das esposas. 

Tão simples assim:” Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar mais graça aos seus olhos lhe dará uma certidão de divórcio” (Dt.24,1).

Era o que se praticava também na Europa na Idade Média quando dois reis queriam fazer a paz e por isso combinavam casar príncipes e princesas para firmar acordos, fosse por meio de divórcios ou não.

Jesus incentivava as comunidades camponesas a se unirem contra esses abusos. Aliás as Sinagogas rurais eram também espaço para as assembleias da aldeia, e tratar dos assuntos que afligiam as populações. 

No trecho do evangelho de Mt.5,17-37 Mateus considera Moisés como “aceitando” reivindicações de facilidades sobre o matrimônio, e coloca Jesus na qualidade de um novo “Eu” com uma nova autoridade superior à de Moisés.

Jesus não deu nenhum curso de aprofundamento de oração, mas orava sempre. Todos os dias ele reservava um tempo para sua intimidade com o Pai.
Pergunta: eu Pe. Ambrósio, você minha irmã e meu irmão, temos feito isso?
Quando os discípulos pedem para lhe ensinar a orar, ele foi breve em sua explicação. Para além do Pai Nosso, Ele diz:
Quando quiser orar, “entra no teu quarto, fecha a aporta” (Mt.6,6). Jesus estava ensinando que o encontro do homem com Deus se dá no mais profundo do seu ser; que é necessário muita intimidade e silencio para que este encontro se realize.
Não multipliqueis as palavras: Muitas vezes achamos que nossa oração é diretamente proporcional a força e a quantidade de palavras. É justamente o contrário que Jesus nos fala. Não depende de nossa força, mas de nossas intenções, de nossa Fé, do desejo que há em nossos corações. ( Leia I Samuel,1-12-15).

Termino agradecendo de coração a todos aqueles e aquelas que contribuíram, que se fizeram presente na nossa 6ª Assembleia Paroquial ocorrida nos dias 8 e 9 deste mês no Rincão. Parabéns a todos. O nosso agradecimento imenso as cozinheiras que prepararam bem as refeições. Nada de queixa. Continuem assim.
Que Deus nos abençoe a todos por intercessão de Nossa Senhora das Dores.
Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, Amém!

Obs. : também faço-vos conhecer o tema da Campanha deste ano de 2020.
Tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso.
Lema: ”Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” ( Lucas 10, 33-34).
A Campanha deste ano nos convoca ao cuidado da vida e amor ao próximo.

Pe. Ambrósio-Pároco- Missionário da Boa Nova

      NOTICIÁRIO:

1)- Abertura da Catequese na Comunidades: Hoje na comunidade de Sta Teresinha, às 08h; dia 18 na comunidade Senhora do Bom Parto às 19.30h; dia 19 na comunidade de São Pedro às 20h; dia 20 na comunidade de Sto Antônio às 19h; dia 22 na comunidade do Sag. Cor. De Jesus às 19.30h; dia 23 na comunidade de Santa Ana às 09h. Sempre com a participação dos pais e catequisandos.

2)- A campanha para  a missão da Ir. Tássia Mães de Mavalane renceu 2.000 mil Reais, que dão para comprar 15 camas. Parabéns a todos.

3)- Lembramos que  a Missa do sábado da noite agora mudou pra ser às 19.30h. o Terço às 19h

4)- Amanhã segunda feira tem repasse da Campanha da Fraternidade no CBNET às 19h

4)- Horário das missas na Quarta-feira de Cinzas: 07h = comunidade de São Pedro; 08h = comunidade de Sta Teresinha; 08h = comunidade de Sto Antônio; 09h =  em São Raimundo; 09h = comunidade de Santa Ana e Senhora do Bom Parto, a missa será na Capela de N.S. do Bom Parto; 17.30h = Comunidade Sagrado Coração de Jesus.


5)- Dia 25 tem a santa missa presidida pelo senhor bispo com a presença dos três retiros no Rincão Boa Nova às 18.00h para encerramento dos retiros.


AGRADECIMENTOS DA IRMÃ TÁSSIA
Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas. 
Com este trecho da canção começo os meus agradecimentos. Dirijo-me de maneira especial aos Padres Ambrósio e Casimiro pelo apoio na realização na minha festa da Consagração perpétua nesta Paróquia. 

Também agradeço a todos e a cada um por terem partilhado para melhoria da Escolinha de Mavalane, com dois Mil Reais. Peço ao Senhor que continue a vos abençoar. A gratidão de quem recebe é bem menor que o prazer daquele que o faz Muito obrigada. 
Tássia Lima MBN


Nenhum comentário: